5 de fevereiro de 2018

FOODIE | MISTU Restaurant & Bar


No passado mês de Janeiro participei no Foodie Meetup da Zomato, no qual tive a oportunidade de conhecer um novo restaurante cá no Porto, o MISTU. O restaurante fica situado na zona da Baixa, muito perto do Palácio da Bolsa e do Mercado Ferreira Borges. Quando cheguei ao local, a primeira coisa que me saltou à vista foi a organização e decoração do espaço, que achei lindíssima. Antes de ser o MISTU, aquele local era uma antiga serralharia e alguns detalhes do antigo espaço ainda estão presentes. Tem umas janelas enormes e com um formato tipo arco (fui durante a noite mas acredito que de dia tenham uma luz espectacular), bem com alguns corrimões de ferro a delimitar espaços. E restante decoração do espaço acaba por lhe dar um equilíbrio entre o clássico e o moderno, tornando-o um local muito agradável. Mas apesar de ser um local bonito, vamos lá ao é mais importante: a comida.





A primeira coisa que experimentei quando cheguei ao MISTU foi um cocktail, que pedi na zona de bar que existe no piso inferior do restaurante. Se não me engano o cocktail que pedi chama-se Greenlight e tem um sabor óptimo a maçã. Depois do cocktail, subimos para o primeiro piso, onde começamos o nosso jantar. Sendo um foodie meetup, tivemos a oportunidade de experimentar uma boa variedade de pratos. Começamos pelo couvert, composto por crudités de legumes, tostas e alguns molhos. Os legumes estavam espetados em gelo, o que fazia com que eles estivessem super frescos e saborosos. As tostas eram viciantes de tão boas e era impossível parar de as mergulhar nos molhos.


O conceito do restaurante passa pela partilha de pratos, não tendo de haver um prato principal, mas sim uma escolha de pratos para dividir. E foi precisamente isso que fizemos. Se não estou em erro, começamos por experimentar dois ceviches, um de peixe branco e outro de atum, gengibre e abacate. Ambos estavam óptimos mas gostei especialmente do ceviche de peixe branco. Muito bom mesmo!



Comemos ainda a "causa" de caranguejo de casca de casca mole e abacate, que foi um dos meus pratos favoritos. O caranguejo estava muito saboroso, com um sabor intenso a mar, que nos teletransportava algures para as férias de Verão. Algo que também me fez lembrar o Verão foi a salada de pato, romã, maça e pinhões, que apesar de todos estes ingredientes mais ricos, estava leve e fresca.



Depois de todos estes pratos frios, saltamos para os pratos quentes. De todos os pratos quentes, o que mais gostei foi o polvo com batata doce e ovo a baixa temperatura. Nunca tinha comido polvo com batata doce e adorei a combinação. Comemos também o cupim de boi com puré de abóbora e cogumelos, um prato com sabores intensos. A carne estava cozinhada de uma forma interessante, pois estava desfiada e tenra, mas unida a formar uma espécie de cilindro, por cima do puré. Provamos ainda o NY strip steak maturado, com puré de couve flor e legumes grelhados. Estava bom, mas para mim foi o prato menos surpreendente de todos.




Por fim, a minha parte favorita da refeição: as sobremesas. Experimentamos o fondant de doce de leite, a semi esfera de caramelo, a tapioca de gengibre e a panna cotta de manga. Foi difícil de decidir qual das sobremesas foi a minha preferida, mas acho que a que gostei mais foi o fondant de doce de leite, que é acompanhado por um sorvete de framboesa e um molho frio de frutos vermelhos. Eu adoro doce de leite, por isso sou suspeita... Mas estava excelente!



A panna cotta de manga também estava mesmo muito boa e a tapioca de gengibre também tinha um sabor interessante e diferente, pois era servida com gelado de amendoim.



Depois deste jantar fiquei a perceber o porquê do nome MISTU (confesso que no início o achava um pouco estranho). Tal como o nome indica, o MISTU possui uma mistura de cozinhas de todo o Mundo mas sem deixar desaparecer aquele toque português. E como o conceito passa pela partilha, cada ida ao restaurante passar por provar uma mistura de pratos diferentes. Como já devem ter percebi, adorei conhecer o MISTU. Comida deliciosa, um espaço bonito e um atendimento simpático e exemplar. Irei certamente voltar! 

3 comentários:

  1. Great post on "FOODIE|MISTU RESTAURANT". As a professional chef i have to appreciate your work. Keep Posting useful posts like this. Keep in touch with my websites- Culinary Schools | Cooking Schools

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014