27 de junho de 2015

Hair | Dicas para prevenir a queda de cabelo

Vocês já devem estar fartos de me ouvir falar sobre a minha alopécia (queda de cabelo), mas é certo que é um assunto importante para mim e infelizmente começa a ser muito frequente no universo feminino. Cada vez mais se vêem mulheres com problemas de queda do cabelo e ainda muito jovens. E existem imensos factores que causam esta condição, como o stress, a influência genética, disturbios hormonais, etc. No meu caso é genético e sei que vou ter de levar com isto para sempre. Como tal, tendo sempre procurar o máximo de informação possível para me tentar ajudar a resolver este problema da melhor forma. Hoje venho partilhar com vocês algumas dicas e procedimentos que eu uso para evitar queda de cabelo. Claro que não é por fazerem algumas destas coisas que o vosso cabelo vai parar de cair, se a causa for mais grave. Mas toda a ajuda é bem-vinda e se pudermos prevenir de alguma forma, melhor.

- Usar champôs formulados para couro cabeludo sensível/susceptível à queda: este é uma das coisas mais importantes que devem fazer para proteger o vosso couro cabeludo e tentar diminuir a probabilidade de queda. No meu caso, tenho um couro cabeludo muito sensível e não posso usar qualquer tipo de champô. Champôs ditos “de supermercado” estão absolutamente fora de questão. Por norma têm muitos químicos e eu costumo reagir muito mal a esses produtos. Para terem noção, uma vez usei um Pantene do mais normal que há e fiquei com uma camada de caspa oleosa gigante. E imensa comichão! Daí que opto sempre por champôs de farmácia, que por vezes possuem componentes mais naturais e formulações específicas para determinados problemas capilares. O meu preferido é o Kerium da La Roche-Posay. Mas também já usei o Ecophane, o da Klorane e neste momento estou a usar o Phytocyane da Phyto. No entanto, é muito importante salientar que se tiverem uma queda de cabelo significativa, não é o champô por si só que a vai parar, infelizmente. Seria muito feliz se assim fosse! Em tratamentos anti-queda, o champô serve apenas como uma ajuda, como um complemento. Para acompanhar o champô devem completar o tratamento com um suplemento alimentar ou outro tipo de medicação recomendada.

Queda-cabelo-alopécia-kerium-klorane-ecophane-phytocyane
- Usar elásticos e escovas que não danifiquem o cabelo: certamente que muitas de vocês já conhecem os famosos Invisibobble. Esses elásticos têm um formato especial para não marcar o cabelo, sendo que causam uma menor pressão no cabelo. Os invisibobble são capazes de prender bem o cabelo sem ficar demasiado preso. Muitas vezes, com os elásticos tradicionais, a pressão no cabelo é tanta que até ficamos com dores de cabeça. Em situações nas quais a raíz do cabelo esteja sensível, uma maior pressão pode acabar por causar a sua queda. Quantas de vocês já não viram o vosso elástico cheiinho de cabelos? Pois, eu também já apanhei desses sustos e digo-vos que desde que comecei a usar os invisibobbles, isso acontece muito menos! Quando tiro o elástico, a maior parte das vezes ele vem sem cabelos meus agarrados. Podem encontrar os invisibobble à venda aqui e aqui. Já relativamente às escovas, desde que comecei a usar as Tangle Teezer, não quero outras escovas. As Tangle Teezer são muito menos agressivas e separam muito melhor os fios de cabelo, desembaraçando-os com menor esforço e sem dor. Claro que não são os elásticos e as escovas que vos vão parar a queda, mas podem ajudar a não danificar tanto o cabelo que já está numa situação frágil de queda.

Queda-cabelo-alopécia-tangle-teezer-invisibobbe

- Evitar penteados que puxem demasiado os fios de cabelo: existem penteados que puxam e repuxam demasiado os fios de cabelo, como aqueles entrançados lindos de morrer. Para quem tem um fio de cabelo com a raíz muito frágil e que facilmente de quebra, fazer estes penteados pode ser o golpe final para o fio acabar por cair. Criamos demasiada tensão na raíz do fio e acabou-se. Eu bem que gostava de fazer penteados giros e diferentes, mas também tenho de pensar que não posso agredir demasiado o meu cabelo, principalmente quanto este está mais sensível.

- Secar SEMPRE o cabelo depois de lavar: existe por aí um mito que diz que secar o cabelo faz mal à raiz do cabelo. Errado! É precisamente o contrário. Se deixarmos o cabelo secar naturalmente, este vai demorar muito mais a secar, certo? E o que acontece é que a raiz do cabelo fica com água e húmida durante mais tempo, o que acaba por induzir a sua degradação, como que “apodrecer” a raiz e deixá-la mais susceptível. Se esta por si só já for frágil, o cabelo acaba por cair. Claro que também não devemos exagerar na temperatura do secador, porque ar quente demais também faz danos. O meio termo é o melhor.

- Recorrer aos suplementos alimentares em alturas críticas: existem vários suplementos e produtos naturais para a queda de cabelo. Eu já experimentei vários e acho que nem sempre é fácil encontrar o suplemento certo. Na minha opinião, aquele que funcionou melhor comigo foi sem dúvida o Ecophane em pó! Podem ver a minha opinião sobre este suplemento neste post. Mas se preferirem existe também a Biotina, a Levedura de Cerveja, entre outros.
Queda-cabelo-alopécia-ecophane-biotina-phyto-suplementos

Quem por aí também tem problemas de queda de cabelo? Quero saber as vossas dicas de prevenção :)

4 comentários:

  1. Finalmente arranjei um invisibobble e devo dizer que foi o melhor que fiz
    Na praia dá super jeito! Depois do banho em casa, também, porque não o marca. Uma maravilha!

    ResponderEliminar
  2. E fizeste tu muito bem! Dá vontade de os coleccionar a todos :P

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho problemas de tiróide e isso afeta muito o meu cabelo. Se guardasse os cabelos que ficam presos na escova durante 3 dias, já dava para fazer uma peruca!
    Vou optar por seguir alguns dos teus conselhos mas vou procurar ter também a opinião e conselhos de algum profissional. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sim, fazes muito bem em procurar um profissional em primeiro lugar. Tenta que ele te arranje uma alternativa que melhore o teu cabelo, sem que afecte a tua tiróide. Eu fiz um tratamento para o cabelo que foi demasiado agressivo e acabou por afectar o meu fígado. Fica só atenta a isso :) Mas há sempre cuidados mais básicos que podes seguir, como alguns destes que falo aqui. Não fazem milagres mas sempre ajudam qualquer coisa! As melhoras e se precisares de algo diz :) Beijinhos!

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014