3 de maio de 2015

Session 3 | Dicas de Blogging

A chegada de um novo mês significa que temos um novo Session 3! Já tinham saudades, aposto! Neste mês de Maio decidimos dar-vos algumas dicas sobre blogging. Por vezes somos contactadas por outras bloggers que nos fazem algumas perguntas sobre a organização dos nossos blogs, em termos visuais, de divulgação, de conteúdos, etc. E, por outro lado, recentemente fomos presenteadas com uma reportagem polémica da SIC sobre “Como ganhar dinheiro com blogs”, na qual se falou sobre bloggers famosas que ganham dinheiro com o seu blog e se referiu que existem bloggers que contratam uma série de pessoas para tratar do seu blog por si. Incluindo escrever, o que achamos escandaloso porque quem tem o blog deve fazer o mínimo que isso exige, que é escrever! Desta forma, consideramos que seria interessante partilhar com vocês a forma como gerimos os nossos blogs e como tentamos com que estes se tornem apelativos para quem os lê. Eles são fruto do nosso trabalho, gosto e dedicação! E achamos que isso é que torna os blogs especiais :)


Assim sendo, vamos falar sobre o seguinte:



- A Girl in Mint Green: Como manter uma imagem apelativa e consistente;
- Far Off Places: Como divulgar devidamente o blog nas redes sociais;
- Stephanie’s Daily Beauty: Aspectos gerais, como que plataformas usar, a importância do agendamento de posts, etc.


 


Decidi falar-vos sobre como criar uma imagem apelativa e consistente, porque é algo que tento sempre fazer aqui no blog. E é algo que considero fundamental! As pessoas valorizam muito aspecto e acreditem que se tiverem uma página, site ou blog com mau aspecto, as pessoas não vão ler. Até podem ter uma óptima escrita, excelentes conteúdos... Mas grande parte das pessoas certamente irá perder a vontade de ler nos primeiro segundos, se olhar para o blog e não lhes agradar a sua imagem. Então vou explicar-vos o que eu tento fazer. Devem começar por pegar no nome do vosso blog e/ou no tema da escrita (moda, lifestyle, culinária, etc) para iniciar a construção da imagem. No meu caso, o que é mais realçado é o nome do blog, que se foca numa cor: o verde menta. Assim sendo, tento que os conteúdos tenham sempre algum detalhe que vá buscar o verde menta, sejam imagens, textos de posts ou até mesmo títulos. Começando pelo logotipo, que é a "cara" do vosso site ou blog:


Mint Green Logo 3


COFFEE


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 Dois exemplos de logotipos, com diferentes tons de menta.


 


Como podem ver, ambos vão buscar a cor menta. Para não se tornar aborrecido e monótono, já usei pelo menos dois tons de verde menta, mas anda sempre a "girar" em torno dessa cor. Caso o nome do vosso site ou blog faça referência a algo, como um objecto ou outra coisa qualquer, tentem que isso seja transmitido no vosso logotipo. Cria logo uma ligação imediada e com lógica para quem visita a página. Por exemplo, se a vossa página se chamasse "Opiniões da Margarida", podiam por exemplo colocar uma Margarida (flor) no logotipo. É uma forma engraçada de brincar com o nome.


Mesmo que o vosso blog não faça referência a uma cor no seu nome (como acontece com o meu), devem escolher um esquema de cores para toda a página e aplicar sempre esse mesmo esquema, para que a página fique com imagem consistente e não pareça um arco íris! No meu caso, como podem observar, o logotipo tem tons de verde menta, outros tons de verde e ainda o rosa. Tendo o logotipo como referência, todos os outros detalhes são escolhidos com base nas suas cores.


 Mint Green Logo 3


Logotipo de base.


polkadots2-mintgreen_repeat_preview.png


Fundo com o menta do logotipo.


 


Hiperlink.jpg


Detalhe do link do Instagram com um dos tons de rosa do logotipo.


 


Como já devem ter percebido, devemos tentar manter a coerência/consistência no blog e ao longo dos posts que vamos publicando. Há imagens e conteúdos que devem ter o mesmo aspecto em cada post para ser mais imediato para quem conhece o blog. Dessa forma, um leitor assíduo vai sempre identificar mais rapidamente os vossos posts se vocês mantiverem o mesmo aspecto. Um exemplo disso são os meus posts mensais de sugestões com a My Pure Care. As imagens têm sempre um tag menta com o título no canto superior esquerdo da imagem e o estilo dos números é sempre igual também. O mesmo acontece com as minhas wishlist. 


MPC Março 2015.png


Edição de imagem de todos os posts "Sugestões My Pure Care".


Wishlist Primavera Primark 2015.png


Edição de imagem de todos as minhas wishlists.


 


Depois podem também "brincar" com esse aspecto nos vossos textos e posts. Sendo o menta o motivo principal do meu blog, resolvi criar algumas rubricas/posts relacionados com o nome do blog. Temos por exemplo os "Daily Mint", ou as "Mint Talks" ou ainda "Mint Music".


 


Espero que tenham gostado das dicas! Eu não sou nenhuma especialista em design, marketing ou branding, apenas faço isto intuitivamente e com a minha criatividade. Mas penso que é algo que faz sentido seguir. Mostrem-me também as vossas páginas e contem-me como criam a vossa imagem de marca :)


E não se esqueçam de visitar o Far Off Places e o Stephanie's Daily Beauty para ficarem a saber mais dicas sobre blogging!


Até ao próximo Session 3!

4 comentários:

  1. Adorei este Session 3! Concordo plenamente contigo, a imagem do nosso blog é o nosso cartão de visita. Se causar má impressão as pessoas não vão querer lê-lo. Gostei imenso das ideias de criar rubricas brincando com o nome do blog! Excelente post mesmo!

    Beijinhos
    Bruna, http://tohaveanopenheart.blogspot.com ♥

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  2. Obrigada Bruna, fico contente que tenhas gostado :) Beijinhos

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  3. Sempre às ordens! Não que eu seja pro no assunto, mas dou o meu melhor ;)

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