28 de maio de 2018

TRAVELING | Budapeste: O que fazer em 24 horas

Praça junto à Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores.

Quem me segue pelo Instagram sabe que estive de férias em Viena. As minhas férias duraram uma semana e passei a maior parte do tempo em Viena, a visitar amigos. No entanto, Viena está muito perto da fronteira da Áustria e perto existem muitas cidades interessantes para visitar noutros países, como por exemplo Praga, Bratislava e Budapeste. Como queríamos passar algum tempo em Viena com os nossos amigos optamos por escolher apenas uma dessas três e Budapeste foi a eleita. De Viena a Budapeste são cerca de 3 horas de viagem, tanto de comboio como autocarro. De comboio acho que são menos 15 minutos, pelo que compensa ir de autocarro, porque é mais barato. Apanhamos o autocarro em Viena às 8 da manhã e chegamos a Budapeste por volta das 11 horas. Chegamos, largamos as malas no nosso hostel e lá fomos visitar a cidade.

Basílica de São Estevão.

Digamos que 24 horas numa cidade não dá para muito, mas podem ser muito bem aproveitadas quando bem planeadas. Esse planeamento pode ser feito por nós, embora tenha alguns riscos. Como não conhecemos bem a cidade, corremos o risco de perder algum tempo a perceber como funcionam algumas coisas e à procura de determinados locais. Eu até gosto de ser eu a planear, mas desta vez decidi fazer uma Free Tour com um guia. Tal como o nome indica, uma Free Tour é uma visita que não tem um custo fixo associado e é apenas baseada em gorjetas que damos no final da tour. Existem em várias cidades da Europa e Budapeste é uma delas. Nesta cidade existem Free Tours com diferentes temáticas mas nós escolhemos a visita geral, que passa por quase todas as atracções principais de Budapeste.

Praça da Princesa Elizabeth.

Esta tour começou logo a seguir ao almoço e caminhamos durante 3 horas por toda a zona central de Budapeste. É importante dizer que Budapeste é dividida por um rio - o Danúbio - e uma margem do rio chama-se Buda e a outra Peste, daí o nome da cidade. O ponto de encontro da tour foi no lado Peste, mais propriamente na Basílica de São Estevão, um dos edifícios mais altos da cidade, tal como o Parlamento. Desde aí, fomos até à Praça da Princesa Elizabeth, mais conhecida como princesa Sissi, uma das zonas centrais de Budapeste, que fica perto da ópera, da basílica e na fronteira com o bairro judeu. Depois fomos em direcção ao rio Danúbio, onde atravessamos a Chain Bridge para o lado Buda e subimos ao castelo de Buda. Já lá em cima, percorremos um pouco desse distrito até à Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores. E foi aqui que terminou a tour. Parece pouco, mas foram 3 horas seguidas a caminhar, com apenas algumas paragens para explicações. Gostei imenso da tour e do nosso guia, o Gabor. Explicou-nos várias coisas sobre os locais onde íamos passando e sobre a cultura Húngara.

Chain Bridge.

Castelo de Buda.

Igreja de Matias.

Bastião dos Pescadores.

Bastião dos Pescadores / Igreja de Matias.

Quando acabamos o tour demos uma volta na zona da Igreja de Matias e do Bastião dos Pescadores e depois descemos novamente em direcção ao rio. Andamos na marginal, onde temos uma vista linda para o edifício do Parlamento, e depois atravessamos a Ponte Margaret de volta para o lado Peste, onde continuamos a caminhar junto ao Danúbio. Caminhar junto ao rio é algo indispensável em Budapeste, tanto do lado de Buda como do lado de Peste. Do lado de Buda temos uma vista incrível para o Parlamento. Do lado de Peste, no chamado Danube Promenade (basicamente a marginal à beira-rio lá da zona), podemos ver o castelo de Buda, a Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores.

Parlamento visto do lado Buda, junto ao castelo.

Já no lado de Peste, passamos pelo Parlamento, que é sem dúvida o edifício mais icónico de Budapeste. É enorme e mesmo muito bonito. Junto ao rio e muito perto do Parlamento estão os Sapatos no Danúbio, uma homenagem aos judeus executados na Segunda Guerra Mundial. Nessa zona do Danúbio, os Nazis faziam os judeus despirem-se na margem do rio e fuzilavam-nos, ficando os sapatos para trás. Quando chegamos aqui, o sol estava a pôr-se e aproveitamos um bocadinho a vista do rio, naquele local. Na verdade, ficamos lá até anoitecer para ver o lado de Buda todo iluminado. Também queria ir ao outro lado fotografar o Parlamento à noite, mas confesso que já não tinha pernas para caminhar tanto (nessa altura já tinha 6 horas de caminhada nas pernas). Depois disso fomos jantar no Bairro Judeu (onde também estávamos hospedados), que têm centenas de opções para jantar e uma vida nocturna muito animada. No entanto, aqui a velha jantou e foi dormir, porque já estava mesmo muito cansada depois de acordar cedo para a viagem e de tantas horas a pé.

Parlamento visto do lado Buda, à beira-rio.

Jardim junto à Ponte Margaret.

Zona lateral do Parlamento.

Memorial Sapatos no Danúbio.

Pôr do sol visto do lado de Peste, junto ao Parlamento.

Danube promenade e Chain Bridge.

Castelo de Buda à noite, visto do lado de Peste.

No dia seguinte acordamos cedinho e optamos por tomar o pequeno-almoço fora do hostel, porque podemos sempre encontrar locais diferentes do típico "pequeno-almoço de hotel" (por acaso adorei o sítio onde fomos e ficará para uma outra publicação). Depois do pequeno-almoço fomos ver o último local da nossa estadia: a Praça dos Heróis. Para lá chegar fomos pela avenida principal de Budapeste, a Andrássy út. É uma grande avenida com lojas mais caras, embaixadas e alguns monumentos importantes como a Ópera e ainda o museu House of Terror (sobre a ocupação Nazi e Soviética). Esta avenida termina na Praça dos Heróis, que é bastante grande e tem associada a si um bonito jardim com um lago, onde fica também o Castelo de Vajdahunyad. Achei este castelo muito giro e dentro dele fica o museu da agricultura (não o mais interessante dos museus para um sítio tão giro, ahah).

Praça dos Heróis.


Castelo de Vajdahunyad.

E aqui acabaram as nossas 24 horas em Budapeste. Acho que aproveitamos muito bem o nosso tempo e como podem ver, em 24 horas conseguem visitar imensa coisa! Quem já esteve em Budapeste ou pensa visitar Budapeste em breve? 

6 comentários:

  1. Damn, em 24 horas correram muita coisa! Confesso que tenho muita curiosidade por Budapeste - muito por culpa de tod@s @s que conheço que já lá foram e que gostaram imenso! E tu acabaste de contribuir para isso com estas fotos lindas, melheri! <3

    ResponderEliminar
  2. Visitaram tanta coisa!
    Parece-me ser uma cidade muito bonita...
    O memorial dos sapatos deve cortar o coração...

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos! Também quero muito ir lá!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Yay obrigada pelas dicas! Budapeste está na minha lista de locais a visitar em breve e este post ajudou-me imenso!
    Beijinhos

    http://pt.witkonijn.net/

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014