22 de agosto de 2017

MINT TALKS | Eyes on your boobs

Fotografia de Hiedra

Há cerca de um mês fui fazer a minha primeira ecografia mamária. Novembro passado, a minha ginecologista disse "Vamos marcar uma ecografia mamária, porque já tem 27 anos e nunca fez nenhuma. Não têm urgência nenhuma, faça quando lhe der mais jeito". Como eu sou muito tranquila nestas coisas e não havia desconfiança de nada, deixei andar. E eis que, passado mais de meio ano (e já com 28 anos) me lembrei de fazer a tal ecografia. A requisição de exame passada pela médica já tinha até expirado. Pedi uma nova e lá fui eu toda tranquila da vida, fazer a minha primeira ecografia mamária. Nada me tinha passado pela cabeça na altura. Era mais uma ida habitual ao hospital para um exame. Nada me fazia prever que, duas semanas depois, tinha de fazer uma biopsia pois tinha um nódulo de categoria 3, classificado como "Potencialmente benigno". Potencialmente. A palavra que me deixou a pensar durante uns dias.

Durante a ecografia, a médica que fez o exame descobriu alguns nódulos e quistos. Citando a senhora: "Tem aqui um nódulo... e um quisto. E mais um nódulo... e mais um quisto". Depois de ouvir isto, deixei de estar tranquila, como é óbvio. Perguntei-lhe se via ali algum problema. E ela disse "Com um peito como este, tão glanduloso, é preciso atenção". Oh boy. "Na sua idade e com um tecido assim, é normal que se formem estas coisas, mas tem aqui um nódulo que eu aconselho fazer biopsia. É grande, o que não tem grande problema, mas tem uma morfologia mais invulgar". Shit. Depois disso, a minha ginecologista viu o resultado da ecografia e disse que o mais provável era ser um fibroadenoma (nódulo benigno), mas que de facto era melhor confirmar.

Imagem de Women-info

E lá fui eu fazer a biopsia. Neste caso já ia com algum receio. Não só o receio da possível dor, mas também das notícias que esta me iria trazer. Relativamente à dor, posso já tranquilizar-vos, porque dão uma anestesia local e não se sente dor nenhuma. Apenas um desconforto por estarem a pressionar e perfurar o peito com a agulha. Já sobre o resultado, podem também ficar descansados, pois confirmou-se que o nódulo é benigno. Apesar de ter permanecido calma durante esses dias, o sentimento de desconfiança andava no ar. E foi bom ter a confirmação que está tudo bem. Nem falei a quase ninguém sobre isto e ainda bem que não o fiz, para não preocupar sem necessidade.

Moral da história? Não adiem os vossos check ups e exames e façam-nos assim que possível. Temos tendência para deixar andar e achar que está tudo bem connosco. Claro que não devemos ser hipocondríacos e ficar ansiosos por tudo e por nada. Mas com estas coisas não se brinca.Vigiem e estejam atentas às vossas boobies. E lembrem-se que nem sempre é necessário ter dores ou sentir algo para ter algum problema. No meu caso, este nódulo nem era palpável nem eu tinha qualquer tipo de dores. Estas coisas não acontecem só aos outros, como se costuma dizer. 

4 comentários:

  1. Ainda bem que foi só um susto e que não é nada de mal <3 Como já te contei, acho que as únicas palpações que fiz foi mesmo quando fui à médica...e sei que não estou sozinha nisto. O que é uma falha enorme. Mamas grandes ou pequenas, estão sempre sujeitas a estas coisas, e este apelo que fazes aqui - ainda por cima contado na primeira pessoa - é importantíssimo!

    ResponderEliminar
  2. Eu acuso-me por ainda não ter feito um check-up destes. Achei excelente partilhares a tua experiência aqui no blog. Ainda bem que está tudo em ordem! Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Que bom que escreveste este post!
    É por isto que continuo a defender a blogosfera!

    Há pouco tempo também fiz uma ecomama e tenho também pequenos nódulos que tenho que vigiar. Tenho historial de cancro na família, já estagiei no IPO e estive na clínica da mama. É importantíssimo cuidar de nós, e enfrentar o medo!


    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Muitas vezes desleixamo-nos e nem prestamos atenção a estes pormenores.
    Ainda bem que é benigno! :)

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014