Por si só, o Off Sight já é um poço de novidades. Cada mês traz um novo desafio e as minhas companheiras nunca param de surpreender. No entanto, o Off Sight deste mês traz uma novidade particular: mudamos o tema. Desde Janeiro até agora andamos a fotografar locais abandonados espalhados por Portugal fora. Mas chegamos a Maio e todas nós sentimos que esgotamos toda a nossa criatividade à volta desse tema. Assim sendo, chegou a altura de mudar e o novo tema vai ser centrado na gente da nossa terra. Ou seja, a partir deste mês, o foco principal dos nossos clicks serão as pessoas e os seus retratos. E pode ser qualquer pessoa. Não tem de ser apenas uma pessoa, não tem de ser famoso, nem tem de ser totalmente desconhecido. Pode ser um amigo ou até um irmão. O que interessa é que seja uma ou várias pessoas que captem a nossa atenção, de alguma forma, aqui na zona onde vivemos. E hoje eu trago-vos a gente do Mercado do Bolhão.
O Mercado do Bolhão, na baixa do Porto, é dos locais mais icónicos da cidade. Actualmente, as instalações estão um bocado degradadas e a precisar de obras. Já há muito se fala de uma remodelação do mercado e de facto já se vêem uns andaimes lá pelo meio. Se de facto forem fazer uma remodelação sérias nas instalações, espero que tenham o cuidado de não retirar toda a essência daquele mercado. Sim, porque este mercado não é trendy nem feito a pensar em turistas (apesar agora andarem por lá às dezenas). O Bolhão é confuso, tosco e desarrumado. Tem toalhas a fazer de tapa sol e vendedoras a gritar. E é assim que deve ser, caso contrário deixa de ser o Bolhão.
Quando se colocou a hipótese de fotografar pessoas, lembrei-me logo do Bolhão, por causa deste seu ambiente tão característico. E tenho também uma ligação especial a este local porque a minha avó materna vendia lá flores. Por outro lado, toda a gente sabe que as vendedoras do Bolhão, na sua maioria, são senhoras super bem-dispostas. Perfeito para eu me iniciar nestas coisas de fotografar pessoas pela rua, a ver se ganho um pouco mais de lata. Assim sendo, lá fui eu com a minha companheira do costume, a Jiji.
Aponto a minha câmara a minha senhora que estava alegremente a vender a sua fruta e ela diz "MAS PEDIU AUTORIZAÇÃO PARA ME FOTOGRAFAR?". Pronto, Catarina corada a pedir desculpa. Ainda disse que era para um projecto e não sei quê, que lhe mandava as fotos se ela quisesse. Claro que estas pessoas estão-se a borrifar para isso. Mas ela disse-me logo "Olhe menina, são 500 euros para uma foto! Eu agora virei estrela, toda a gente me tira fotos". Afinal estava a brincar comigo, como seria de esperar.
Gelo quebrado, decidimos ir abordar uma das peixeiras que lá estavam. As peixeiras são o crème de la crème das vendedoras do Bolhão. São as mais faladoras, as mais despachadas e as mais divertidas. Abordamos uma delas à sorte e ganhamos o dia por isso. "Podemos tirar-lhe uma foto?", perguntei. "Claro que sim menina. E sabem com quem é que eu tenho uma fotografia, sabe? Com aquele cozinheiro famoso, ai como é que ele se chama? Não me lembro do nome. Até saí no jornal, vejam só! Vou-lhes mostrar!".
Procurou a dita fotografia e lá estava ela com o Bourdain, num recorte de jornal. "Bourdain, é isso! Meninas, sabem que ele veio aqui para conhecer as peixeiras do Bolhão? Ah pois." Lá lhe tirei uma fotografia, que por acaso não faz nada jus à sua sua alegria contagiante. Agradeci a disponibilidade dela, ao que ela ainda acrescentou "E se forem ao Instagram da Sara Carbonero. Sabem quem é não sabem, a mulher do Casillas? Também lá estou, que ela também tirou uma fotografia comigo." Aparentemente conhecemos a pessoa mais famosa daquele mercado. Ahah.
Depois encontrei também uma família (suponho que seja o pai e a filha), que costuma estar sempre lá na porta do Bolhão e que faz os encantos de por quem lá passa. O pai está sempre a tocar realejo, na companhia da miúda e rodeados pelos seus pássaros. Pelo que sei, são artistas de rua, sendo que o senhor já é filho de um artigo artista de rua e manteve a tradição de família. Opa, são encantadores.
Foi bom reviver todo este ambiente do Mercado do Bolhão. Acho que já não ia lá há 2 ou 3 anos e acho que já me tinha esquecido de muitos dos seus detalhes. E foi também uma forma de me relembrar da minha avó. Por alguns momentos, ainda consegui imaginá-la, de cesto na cabeça, a chegar ao Bolhão com as suas flores bem lindas, colhidas lá do nosso quintal em Valadares (onde cresci).
Foi bom reviver todo este ambiente do Mercado do Bolhão. Acho que já não ia lá há 2 ou 3 anos e acho que já me tinha esquecido de muitos dos seus detalhes. E foi também uma forma de me relembrar da minha avó. Por alguns momentos, ainda consegui imaginá-la, de cesto na cabeça, a chegar ao Bolhão com as suas flores bem lindas, colhidas lá do nosso quintal em Valadares (onde cresci).
Espero que tenham gostado desta visita ao Bolhão ! Não se esqueçam de passar pelos blogues da minhas companheiras:
As fotos ficaram fantásticas :D
ResponderEliminar_________________________
All The way is an adventure
Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube
Que fotos bonitas! E não consigo imaginar melhor local para começar. ;)
ResponderEliminarOh Cat, que fotos lindas! As cores, a nitidez, a luz da manhã. Gostei mesmo! E retrataste mesmo bem esta manhã tão animada - era impossível não o ser com uma passagem pelo Bolhão :)
ResponderEliminarMuito Obrigado por este pedaço do Bulhão!
ResponderEliminarTenho saudades!
E concordo contigo, sem aquele reboliço deixaria de ser o bulhão!
Quanto a esta última família também a encontro sempre... Da última vez na rua das flores. Fotografei-os algures aqui.
Deixo-te o link caso tenhas curiosidade:
http://juvibes.blogspot.pt/2017/05/na-rua-das-flores.html
Creio ter mais fotografias, mas decidi não as publicar.
Beijinho *
<3
ResponderEliminarAdoro o Bulhão, principalmente pela essência das pessoas! Obrigada por as fotografares e partilhares connosco.
Bom trabalho!
Beijinho
As fotografias ficaram fantásticas, parabéns!
ResponderEliminarAdoro o novo tema do off sight :)
Visitei o mercado há pouco tempo quando estive no Porto. É tão característico e estas fotos representam-no tão bem. Beijinhos :)
ResponderEliminarwww.catmorais.com
As fotografias ficaram mesmo bonitas!
ResponderEliminarAcho o Mercado do Bolhão um dos sítios mais bonitos para fotografar!
Lena's Petals xx
Tão bonito!
ResponderEliminarGosto especialmente da última foto, a do gato. E da menina com o pássaro na cabeça, tão gira! E os trevos de quatro folhas... também tenho! Trouxe-os da França, da casa da minha tia, e têm um sentido tão especial que tatuei um no meu pulso esquerdo.
Adorei o teu texto e descreves tão bem o Bolhão de que me lembro! Quando falaste da sua tosquice pensei que não sei se encontraria uma palavra que o descrevesse tão bem! caramba, como gosto da tua terra e das pessoas daí!
Beijinho grande.