31 de janeiro de 2017

MINT CLICKS | OFF SIGHT: Locais Abandonados - Casa Mobil Oil Gás


Quem costuma acompanhar o blogue já sabe que o projecto fotográfico 6 on 6 terminou em Dezembro. No entanto, todas nós adoramos andar por aí a fotografar todos os meses e não fomos capazes de pôr um fim aos desafios fotográficos. Assim sendo, tal como prometido neste post, estamos de volta com um novo projecto, o "Off Sight". Vamos continuar a ter publicações mensais, mas desta vez serão no último dia de cada mês. Não temos prazo para o terminar nem temas rígidos, pelo cada mês será uma nova surpresa. Para este mês de Janeiro decidimos fotografar um local abandonado. Concordamos também que podíamos ir aos pares, se possível, pelo que eu e a Jiji fomos até aos Cais do Cavaco, em Gaia, fotografar a casa abandonada que pertencia à Mobil Oil Gás.


Esta casa fica à beira-rio, na marginal entre o Cais de Gaia e a Afurada. Já tinha passado por ela inúmeras vezes e sempre me chamou a atenção. Mas nunca me deu para ir explorar. Até porque nunca se sabe o que se pode encontrar nestes sítios, não é verdade? No entanto, eu e a Jiji enchemo-nos de coragem e lá fomos nós. Entramos no terreno um pouco a medo, pois esperávamos encontrar imenso lixo e quem sabe um visitante mal intencionado... Mas fomos surpreendidas por um senhor de ar simpático, a passear os seus cães. E também por um outro fotografo curioso, tal como nós. 




Nesta casa situavam-se os serviços administrativos da Mobil Oil Gás, uma empresa que tinha uma infraestrutura de armazenamento e distribuição de gás butano, na margem do rio Douro. Segundo o que li, era um palacete e foi construído durante a década de 60. Suponho que a empresa tenha fechado e a casa ficou abandonada. O edifício já se encontra mesmo muito degradado e já não é possível circular pelo piso superior. A vegetação já avançou imenso sobre a casa, que está tapada por imensas silvas, heras e musgo.





Por acaso dá pena ver uma casa como esta, num sítio tão bonito, ficar neste estado de degradação. Era excelente se alguém a reabilitasse e fizesse algo interessante com ela. Quem sabe um hotel giro, ou até mesmo um museu ou galeria. Ou na pior das hipóteses, mais uma empresa que a aproveite para os seus escritórios. Eu não me importava nada de trabalhar com uma vista destas!





Ah, e já me ia esquecer de vos contar. Esta foi, oficialmente, a primeira sessão fotográfica feita com a minha nova câmara. Ou seja, não foi só explorar a casa, mas também as definições da nova máquina. Andei um bocado às aranhas, porque é bem diferente da velhinha D60. E, depois disso, ainda levei um susto, porque os ficheiros raw que ela produz são também diferentes e o meu editor antigo não estava a abrir. Achei que estavam danificados ou algo do género. Enfim, toda uma epopeia que lá consegui perceber e resolver. Sou uma noob nestas vidas, é o que vos digo.



Espero que tenham gostado do resultado desta nova aventura fotográfica. Tal como vos disse no início da publicação, este vai ser um desafio muito descontraído, no qual vamos escolhendo os temas conforme nos vai apetecendo. E vamos também manter um grupo de pessoas flexível. Vamos sempre ter um número fixo de pessoas, mas estamos receptivas para receber mais pessoas no grupo ou eventualmente convidadas para um mês específico. Gostavam de alinhar connosco? Não se acanhem e falem connosco! Gostávamos muito de ter mais gente com quem partilhar os nossos devaneios fotográficos.

Passem pelos restantes blogues para descobrirem outros locais abandonados:


12 comentários:

  1. Belos clicks, Cat! Gosto de teu olho para os ambientes degradados, e consegue-se apanhar a vibe arquitectónica da casa - a mim falhou-me isso ahah! Está visto que somos boas aventureiras, agora é escolher o próximo spot! :p

    PS: gostei da edição! Eheheheh :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina, conforme já disse no blog da Jiji eu adoro tudo o que sejam projetos fotográficos. Já acompanhava o 6 on 6 e agora vou acompanhar este. Achei curioso o facto de se terem juntado e fotografado o mesmo local e terem saído daí registos e olhares tão diferentes, prova de que quem faz a fotografia é o fotógrafo e a máquina apenas ajuda :) Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Através do post da Jiji fiquei a conhecer este vosso projecto e também o blog que não conhecia.
    Acho esta ideia fantástica e, as fotos estão incriveis. Vou continuar a acompanhar não só este projecto, como os restantes posts do blog. Já estou a seguir o blog e as respectivas redes sociais. Se quiseres, vem também conhecer o meu blog, e se gostares, segue também.
    Beijinhos
    www.batomagridoce.com

    ResponderEliminar
  4. Acho o projecto super interessante! E as fotografias ficaram lindíssimas. Com uma vista assim, dá mesmo pena não haver algum tipo de reabilitação.
    Aguardo os resultados dos meses seguintes! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei e posso dizer que era uma coisa que adorava fazer pois adoro conhecer sítios novos e abandonados
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Adorei as fotografias e adoro ainda mais a ideia de fotografarem casas abandonadas :)

    ResponderEliminar
  7. Acabei de comentar no blog dela, adorei a ideia e aguardo ansiosa por mais :)

    ResponderEliminar
  8. Que lindo! Adoro ver o mesmo sítio pela perspectiva de pessoas diferentes, e tu e a Joana fizeram um óptimo trabalho! Aii que linda, de máquina nova já! As fotografias estão óptimas e agora vai ser sempre a melhoras, conforme a vás conhecendo e dizendo: 'Sei-te de cor' :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Que giro! Deve ter sido tão fixe! Estiveste muito atenta aos detalhes e adoro que tenhas colocado também uma foto da vista que se pode ter sobre o rio, a partir da casa. As trepadeiras dão-lhe um ar mesmo abandonado. Fantástico!

    ResponderEliminar
  10. Tens todo um Mundo novo a explorar com a nova câmara e olha que te saiste muito bem. Adoro quando a malta decide grafitar dentro de casas abandonadas, especialmente se for como esse grafitti maravilhoso que conseguiste captar tão bem!
    Quem diria uma casa destas à beira rio ^_^

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
  11. Olha que bom! Gostava muito do vosso 6 on 6, por isso fico muito contente com este novo projecto! Este tema foi extremamente interessante, eu tenho um fascínio por locais abandonados. Quero sempre saber o que é que era antes, e o que terá acontecido para agora estar em ruínas. Muito bom registo!

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  12. Adoro este tipo de ideias !!
    Segui :)
    Beijinhos,
    A Tomé.
    https://atomedisseque.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014