8 de dezembro de 2016

GEEKY | Movies: Allied (2016)


Na semana passada tive a oportunidade de ir assistir à antestreia do filme Allied (Aliados), no UCI cinemas do Arrábida Shopping, cá em Gaia. Foi uma noite de festa, porque além da antestreia do filme, celebraram-se também os 20 anos das salas de cinema UCI neste shopping. A sério que este cinema já tem 20 anos? Lembro-me de ser pequenina e serem lá as festas de Natal do trabalho do meu pai, quando as salas ainda tinham poucos meses de existência. Que nostalgia me deu! Estas são das melhores salas de cinema da zona do Porto, sem qualquer dúvida.

Quanto ao filme Allied, já tinha ouvido falar dele e estava curiosa para o ver. Este filme é protagonizado por Brad Pitt e Marion Cotillard nos papéis principais e a acção decorre durante a Segunda Guerra Mundial. Brad Pitt é Max Vatan, um oficial Canadiano e espião da resistência que em 1942 foi enviado numa missão especial para Casablanca. Aí conheceu Marianne Beausejour (Marion Cotillard), uma espiã da resistência Francesa. Os dois foram tornados parceiros e a sua missão era assassinar um embaixador Alemão e, claro está, Nazi.


Só o facto do enredo se passar durante a Segunda Guerra Mundial já é o suficiente aguçar a minha curiosidade. Apesar de ter sido um período negro da História, gosto imenso de ler e aprender mais sobre o que se passou nessa altura. Se esperam que este filme tenha muita informação sobre a Segunda Guerra Mundial, podem esquecer. Não existem grandes acontecimentos concretos retratados. O enredo centra-se mais nas personagens e na relação entre elas.


Se gostam de policiais, acho que vão gostar bastante deste filme. As duas personagens principais são espiões e, como devem imaginar, existe todo um suspense à volta disso. Será que os planos deles vão dar certo? Será que vão ser descobertos? Posso dizer-vos que tenho adormecido com facilidade a ver filmes (o cansaço não perdoa), mas durante este estive sempre atenta e curiosa para saber como iria acabar. É um filme capaz de nos prender. Sobre as personagens, acho que Marion Cotillard faz um excelente papel neste filme. Gostei imenso! O Brad Pitt também não está mal, mas ela claramente destaca-se.


Ver este filme lembrou-me de uma visita a Londres, quando fui ao Imperial War Museum. Neste museu existe uma zona dedicada aos espiões durante a Segunda Guerra Mundial. É uma zona incrível, onde podemos saber sobre a vida dessas pessoas e como elas foram cruciais para o desenvolvimento da guerra. Foram pessoas que modificaram completamente as suas vidas pelo seu país. Se forem ver Allied, vão perceber um pouco melhor o que faziam estas pessoas e o seu constante sentimento de dúvida e insegurança.


Resumindo, um enredo cheio de suspense que os deixa colados ao ecrã. Historicamente não é muito rico mas também não considero que seja esse o objectivo. Se gostam do estilo de romance policial, acho que vão gostar de Allied. Vale a pena ver!

Classificação IMDb: 7.2
Classificação Mint: 7.5

4 comentários:

  1. Fiquei bastante curiosa acerca do filme :)

    ResponderEliminar
  2. Já vi e também gostei muito. É um daqueles filmes em que até ao final não sabemos muito bem o que vai acontecer, quem são os bons ou os maus, e tem um final que não achei previsível (mais não adianto para não ser spoiler).

    ResponderEliminar
  3. Também gostei muito o filme. É um daqueles filmes em que até ao final não sabemos muito bem o que vai acontecer, quem são os bons ou os maus, e tem um final que não achei previsível (mais não adianto para não ser spoiler).

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014