6 de dezembro de 2016

6 on 6 | Dezembro 2016: Pessoas


Dá para acreditar que este é o 12º mês deste nosso 6 on 6? Parece impossível, não é? Mas a verdade é que já passou um ano e este é o último tema deste nosso projecto.  Sobre o tema deste mês, decidimos que este fosse livre, para darmos asas à nossa criatividade e nos despedirmos em grande. No meu caso, decidi criar um tema concreto: Pessoas. E um cão super fotogénico, vá (foi impossível deixá-lo de fora!). Mas porquê pessoas? Basicamente porque eu não costumo fotografar pessoas. Não é algo que eu gostasse de fazer. Por exemplo, quando ia de férias, tinha tendência a ignorar as pessoas que estavam comigo e a grande maioria das minhas fotografias eram dos monumentos, paisagens, etc. No entanto, mais recentemente, comecei a achar piada fotografar pessoas e quero explorar um pouco mais isso.

Acho que percebi isso quando comecei a fazer outfits aqui no blogue e fui fotografar com a minha querida Jiji. "Outfits no blogue? Nem pensar!" ou "Fotografar pessoas? Não gosto nada." foram coisas que disse várias vezes. A verdade é que as coisas mudam e descobri que são coisas que, afinal de contas, podem ser divertidas. Acho que o facto de ser uma pessoa cada vez menos envergonhada também ajudou em todo este processo.


Neste 6 on 6 resolvi então explorar um pouco mais a fotografia a pessoas. Tanto fotografei as pessoas de forma inesperada, como aconteceu na primeira foto, com a lindona da Joana. Ou como o Tiago, na Ponte D. Luís. Mas também fotografei de forma mais "ensaiada", como aconteceu na foto acima, com a Martinha a saltitar. O mesmo aconteceu com fotografia das crianças, junto à árvore de Natal. No entanto, nem sempre é fácil andar por aí a fotografar pessoas, por muito que se goste.


Quando andava a passar junto a essa árvore de Natal, havia imensa gente feliz à minha volta, o que poderia dar um conjunto de retratos bem bonitos. Contudo, acho que as pessoas cá em Portugal não estão habituadas a que uma pessoa ande na rua de máquina em punho. A grande maioria é muito desconfiada e sempre que vê uma objectiva na sua direcção, acha que estamos a meter-nos na sua vida ou a roubar-lhes algo que lhes pertence. O caso é ainda mais dramático se forem crianças.


Neste caso, existe a agravante de eu estar a publicar as fotos numa página pública, na internet. Claro que o correcto a fazer é falar com as pessoas e pedir autorização para tirar as fotografias e explicar o seu propósito. Ainda assim, falta-me a coragem para o fazer quando se trata de pessoas desconhecidas. Mas enfim, o gosto pela fotografia é maior e uma pessoa vai arriscando tirar uma foto aqui e acolá, sem autorização, na esperança de nunca nos chatearem com isso.



Fiquei muito contente com o resultado deste mês. Acho que explorei tudo o que queria! E tal como disse no início desta publicação, foi impossível deixar o Bart de fora. Este cão é tão mas tão fotogénico. A alegria dele nesta foto é contagiante e mau era se eu não o incluía para finalizar em beleza a minha sequência de retratos.

Daqui uns tempos irei escrever uma nova publicação, na qual vou fazer um rescaldo do que foi este 6 on 6 para mim. E se acham que este post assinala o fim dos projectos fotográficos, estão muito enganados. No próximo ano deverá chegar ao Mint mais um projecto! Curiosos?

Não se esqueçam de passar pelos restantes blogues, para descobrirem o resultado deste último desafio:

11 comentários:

  1. Sou suspeita, eu sei, mas acho mesmo que este foi o teu 6 on 6 que mais gostei! Adoro as fotos todas - tu tens um bom timing para fotografar pessoas, explora mais isto porque claramente sabes o que estás a fazer! :D As fotos do Tiago e dos miúdos estão espectaculares, adoro as cores e o ambiente!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de falar nisso mesmo no post da Jiji, a dificuldade em fotografar pessoas. Sempre adorei fotografar amigos, mas pessoas a passar na rua é sempre um filme e por isso mesmo tenho de começar a fazê-lo mais frequentemente, acredito que podemos nos surpreender com os resultados.

    Gostei muito da tua prespectiva Cat, a cara do Bart está brutal! O olhar da menina para ti ficou impressionante, aliás essa é a minha foto preferida, tens tudo ali no lugar. E sim, fotos com pessoas dá mais vida ao espaço e conseguiste-o muito bem :)

    *SORTEIO DO LIVRO EPIC BLOG*

    ResponderEliminar
  3. é um projecto bastante bonito que tenho acompanhado mesmo que não comente sempre :)
    gostava de ter metade do teu jeito para fotografar assim *.*
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Cat, que lindas fotos! Sabes que fotografar pessoas é das coisas que mais gosto, por isso adoro especialmente este teu tema para o mês de Dezembro. :D
    As fotos das bloggers em São Bento são tão lindas e essa estação é mesmo um sonho para fotografar o que quer que seja.
    E o Bart tão lindo e feliz a correr? Agora depois de saber das coisas que já lhe aconteceram este ano, fico especialmente feliz por ver essa foto e por saber que a tiraste recentemente. :)**

    Joan of July

    ResponderEliminar
  5. Que giro, também aproveitaste este último 6 on 6 para explorar algo que sentes que precisas de treinar mais, como eu. :) Acho que estamos todas tão bem neste 6 on 6, com um cunho tão pessoal em cada uma de nós!

    Sou como tu, até há cerca de um ano atrás não gostava de fotografar pessoas e fazia exactamente como tu: ignorava-as muitas vezes nas fotos porque me sentia intimidada pela ideia de poderem pensar que lhes estava a "roubar" a imagem. Lembro-me que estava nos jardins de Caserta, em Itália, com uma amiga, a tentar fotografar umas estátuas e as pessoas não saiam da frente, até que comentei com ela: "Raio dos turistas não saem da frente". Pois bem, num destes dias percebi que não há lugares vazios, Na verdade os lugares existem com as pessoas e por causa das pessoas. E é justamente por terem pessoas neles, pedaços de vidas que desconhecemos, que se tornam tão interessantes. E tal como tu ando muito motivada para explorar isso e incorporar as gentes nas minhas fotos. Gosto muito da foto das crianças e a da hamburgueria, esta última pelo movimento da pessoa arrastada atrás e o foco no rapaz que está em primeiro plano. Fantástico. Estás mesmo lá, parece-me. :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei a fotografia dos miúdos a brincarem ao pé da árvore de natal, acho que de todas é a minha favorita!
    Gostei imenso do vosso projecto e espero que o próximo seja tão bom ou melhor do que este, que infelizmente descobri demasiado tarde mas que ainda assim fui espreitar e adorei.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei :) As minhas fotografias preferidas são as que envolvem pessoas. Quando vivia em Lisboa, fiz um projecto em que fotografava desconhecidos. Sinto exactamente o que dizes: têm medo de que lhes roubemos algo. Mas também são as fotografias mais bonitas que conseguimos, porque captamos a verdadeira essência da pessoa.

    ResponderEliminar
  8. Que lindas fotos, adorei! <3

    www.catmorais.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Sou um pouco como tu... Nunca andei por aí a fotografar pessoas, mesmo em férias com família ou amigos. Prefiro fotografar as paisagens, os locais, os pormenores bonitos. Não que as pessoas não sejam bonitas também - porque o são - mas não sei, sempre preferi outro tipo de fotografia. De qualquer das formas, admito que há retratos muito interessantes. Talvez deva começar a arriscar mais, como fizeste por aqui.

    O teu resultado foi muito bom. Gosto das fotografias desprevenidas, acho que é que quando as pessoas estão mais naturais e, para mim, mais bonitas. No entanto, há resultados que ficam muito engraçados se forem planeados, como é caso da fotografia da Marta a saltar. Está tão gira!

    Acho que tirar fotografias a estranhos e pôr na internet sem pedir autorização é um tema bem delicado. Há quem defenda que não há problema nenhum, eu não estou tão de acordo. É a nossa imagem, e podemos não querer que ande a circular por aí. Por vezes, não temos alternativa: as pessoas estão lá, e queremos tirar uma fotografia a um edifício, por exemplo. Não as podemos mandar embora, não é? Mas as pessoas têm todo o direito de, caso vejam a sua fotografia, dizer que não a querem online e nós temos o dever de a retirar. Mas isso é só a minha perspectiva, que vale o que vale :)

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  10. Fechaste este 6 on 6 tão bem, Catarina! E que bom que mudaste a perspectiva em relação a fotografar pessoas! Aguardo por mais fotografias bonitas como estas! A minha favorita é mesmo aquela com as crianças à beira da árvore de natal! :)

    Um beijinho,
    --
    Sofia | Monochromatic Wave



    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014