19 de agosto de 2016

Mint clicks #4: World Photo Day 2016



Hoje, dia 19 de Agosto, celebra-se o Dia Mundial da Fotografia. Nos últimos tempos, tenho notado que as pessoas me dizem várias vezes "Agora andas toda virada para a fotografia. O que é que te deu?". A verdade é que eu sempre gostei de fotografia. No passado, quando era mais pequenita, a fotografia resumia-se às reportagens fotográficas do meu pai, quando íamos de férias. Nessa altura, ainda se vivia no mundo analógico e o momento da revelação das fotografias era um momento de grande entusiasmo. Entregar o rolo, revelar e depois juntar a família para ver o resultado. Lembro-me de pegar várias vezes em carradas de álbuns e passar horas a desfolhar as fotografias. 

Conforme fui crescendo, a coisa foi mudando e com o aparecimento do digital, perdemos essa tradição. Mas não foi por isso que deixamos de registar os nossos momentos, nada disso. Em adolescente ofereceram-me uma câmara daquelas compactas, que cabem num bolso. Registei muitos momentos bonitos e felizes, desde centenas de gatos e outros animais, passando por flores e acabando nas pijama parties com as amigas. Na altura, isso era o máximo para mim.


Mais tarde, comecei a saber valorizar a arte de fotografar e admirar fotografias tiradas por profissionais. Mas fiquei-me apenas por aí. Apesar de sentir que gostava de conseguir tirar fotos como eles, faltava algo que me motivasse realmente. E foi assim que, em 2014, comecei aqui com Mint e ele conseguiu despertar a minha vontade de aprender mais. Senti a necessidade de tirar fotografias melhores para alimentar o blogue e essa motivação fez-me explorar mais. Via tantos outros blogues com fotografias tão bonitas e queria o mesmo para o meu. Comecei a arriscar mais, o meu pai deu-me a DSLR dele e desde aí não parei. 

Hoje em dia, sou aquela "chata" que anda sempre de câmara (ou telemóvel) em punho, a disparar em todas as direcções. Passo a vida a ouvir coisas como "A sério que estás a fotografar isso, Catarina? A sério? É só uma porta". Acho que evoluí bastante nos últimos tempos e isso é bem visível aqui no blogue, como podem ver neste "antes e depois".


Não tenho vergonha nenhuma de mostrar estas fotografias mais antigas, em comparação com as mais recentes. Fazem parte do meu processo de aprendizagem e estou muito contente com os resultados que consigo actualmente. Ainda não sou nenhuma expert, pois continuo a aprender. E se vos parece que o faço com sacrifício, estão muito enganados. Hoje em dia, explorar a minha câmara fotográfica é algo natural. E o que me move, mais do que a necessidade, é também o prazer que tenho em fotografar!

6 comentários:

  1. Que diferença, rapariga! E que bom que é ver esta evolução a acontecer. Só quem anda de máquina em punho percebe quão bonita uma porta pode ser ahah! Keep up the awesome work!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah ri-me com essa da porta! Obrigada Jiji <3 e tu tens sido uma boa professora! Já me deste dicas preciosas :)

      Eliminar
  2. uau gostei das diferenças :) que continues sempre a evoluir

    fotografias para mim resumiam-se às velhinhas impressas, sempre gostei de folhear os álbuns de toda a gente. Tirar não muito, sempre fui mais de palavras do que de imagens. Depois nasceu a minha irmã, os meus pais deram-me uma maquina digital e comecei a tirar mais fotografias, a ela e quase só a ela. Algumas ao mar, sempre o mar na minha vida. Depois apareceu o instagram e comecei a viciar em fotografias... não tenho grande jeito, mas diverte-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais importante é mesmo isso: que seja algo que te divirta :D

      Eliminar
  3. Sou como tu! Aqui por casa a fotografia é algo muito presente, pois o meu pai é fotógrafo profissional, por isso sempre me incentivou a fotografar. Isso que referiste de te dizerem "a sério que estás a fotografar isso?", dizem-me desde pequenina, porque eu gostava de tirar fotos a pedras, ahah.
    Hoje estive a ver as minhas fotos mais antigas e também consegui ver a partir de que momento fui melhorando e como cada vez gosto mais de fotografar. (:

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe mesmo bem ver a evolução, não sabe? Continuemos assim! :D

      Eliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014