7 de julho de 2016

COOKING | Uma marmita mais ecológica com a KeepCup


Se leram o título deste post e achavam que vinha aí algum tipo de receita... Lamento desiludir-vos, mas não é nada disso. No entanto, está relacionado com as nossas refeições, principalmente aquelas que são feitas no trabalho. Hoje em dia, almoço no trabalho é sinónimo de marmita. Muitas são as pessoas que aderiram à marmita e eu sou uma delas. Já o fazia no tempo da faculdade (aquela comida da cantina... nheck) e continuo a fazê-lo. Conseguimos poupar imenso dinheiro, comemos aquilo que gostamos e, numa grande maioria das vezes, reduzimos o desperdício de comida. E é precisamente sobre desperdício de recursos que vamos falar aqui.

Num dia destes estava num sítio público e comecei a observar algumas pessoas, enquanto esperava para ser atendida. No local havia uma fonte de água e uma máquina de café. As pessoas iam consumindo o que queriam e depois deitavam fora os copos de plástico. E deitavam-nos num lixo comum, sem nenhum tipo de separação para a reciclagem. Comecei a fazer contas... Dezenas de copos de plástico por dia, 5 dias por semana, 52 semanas por ano... Já estão a ver onde quero chegar, certo? Tantos copos que não são aproveitados. E é por isso que eu agora opto por usar um copo reutilizável

Apresento-vos o meu lindo copo Cucumber da KeepCup. Faz parte da nova colecção, a Tasting notes, uma colecção com cores muito garridas para "animar" as nossas marmitas. O meu é menta, como não poderia deixar de ser. O seu tamanho é o M, o que corresponde a um volume máximo de 340 mL. Para mim este tamanho é perfeito pois cabe na bolsa da minha marmita e também numa boa parte das carteira que levo para o trabalho. É também muito leve, o que o torna prático para ser transportado de um lado para o outro. Anda sempre comigo de casa para a faculdade, da faculdade para a empresa, pelo laboratório... 


Nele podem ser colocadas bebidas frias ou quentes. Relativamente às bebidas quentes, uso-o diversas vezes para beber o meu chá e consegue manter a bebida quente durante 1 hora, aproximadamente. Apesar de este copo ser resistente, não devem colocar lá bebidas a ferver porque não tem isolamento suficiente para pegarem nele sem se queimarem (mesmo com a banda de silicone). Devem esperar um pouco até a bebida arrefecer para os 60 ºC, mais coisa menos coisa, e aí podem usar com segurança. Ainda assim. o KeepCup pode ir ao microondas, pelo que podem aquecer as vossas bebidas directamente no copo. Este copo é feito de polipropileno #5, um material seguro e não tóxico


Além do chá, já usei o meu KeepCup com outra bebidas, nomeadamente água, sumos e café. Uma coisa chata que por vezes acontece com os copos reutilizáveis são cheiros e manchas com que ficam. Usei este durante cerca de um mês e tal não aconteceu. O facto de ser muito fácil de lavar também ajuda muito a que isso não aconteça. A tampa pode ter um aspecto um pouco complexo, mas a patilha protectora (verde) é desmontável para facilitar as lavagens. E pode ser lavado na máquina sem qualquer problema.


Por falar em tampa, a patilha amovível permite proteger dos salpicos mas não é 100 % hermética. É preciso algum cuidado ao usar. Fechar bem a tampa, a patilha e sempre que possível manter o copo na vertical. Ainda assim, tive uma ou outra situação em que o copo virou e não saiu qualquer líquido.

A duração estimada para este tipo de copos são cerca de 3 anos, o que ainda é bastante se pensarem que lhe damos uma utilização diária. O custo inicial até pode parecer-vos um pouco exagerado para um copo de plástico, mas tendo em conta a sua duração acaba por compensar. Este copo custa aproximadamente 12 euros, o que dá apenas 4 euros por ano se considerarmos que dura os 3 anos. Estamos a poupar não só no nosso bolso, mas também no meio ambiente. Sabiam que usar um copo reutilizável durante um ano reduz em cerca de 99 % o desperdício feito com copos descartáveis? Pois bem, pensem nisso!

Podem encontrar este e outros copos KeepCup à venda na loja online Pegada-Verde.


28 comentários:

  1. Oin coisa linda! Realmente a questão de que falas do desperdício é muito pertinente. Começando a pensar nisso, até na minha empresa, em que somos meia dúzia de gatos pingados, fazemos desperdício...esta é uma boa solução!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te, acontece o mesmo na minha e eu por vezes também tenho culpa no cartório. Existem coisas que fazemos por ser hábito e nem nos apercebemos do mal que fazem. Há que tentar mudar aos poucos :)

      Eliminar
  2. Muito lindo :) Também me faz tanta impressão a falta de civismo ambiental que existe nas pessoas, é que existe tão pouca gente que recicla hoje em dia! É mesmo vergonhoso. Anyway...esse copo é lindo e sou mega fã de copos reutilizáveis!

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito dele e existem muitos outros mesmo giros! O difícil é escolher :P E nem me fales dessas pessoas... Não dá para compreender como é que nos dias de hoje ainda há pessoas assim!

      Eliminar
  3. Adooooooro! E é a tua cara!
    Vou comprar um para o café :D

    annie's kitchen

    ResponderEliminar
  4. Muito fofinho, fiquei rendida.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Oh, já tinha visto estes copinhos e acho-os a coisa mais fofinha! Tenho que comprar um cá para o escritório. :D

    Joan of July

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho um daqueles termos giros em aço inoxidável que estiveram na moda há uns anos, que comprei na EcoEscolhas. Usei-o muito, mas tinha o problema de ser pesado. Como no verão a água é a única coisa que bebo, não tenho grande problema com o desperdício porque uso sempre a mesma garrafa de plástico. Mas acho que vou investir numa quando o inverno chegar, para transportar chá.

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também cheguei a ter um metálico. Era mais pesado e, no meu caso, o meu era complicado de lavar. Acho que fazes bem investir :) as garrafas de plástico vulgares vão dando para usar mais do que uma vez mas rapidamente de estragam (ficam amassadas) e ganham alguns sabores e cheiros maus :/

      Eliminar
  7. Já conheci à algum tempo, e tem tantas opções giras, para além de atacarem essa questão do desperdício. Acho que quando chegar o inverno aposto num (já ando a namorá-los à tanto tempo ;) )


    Flávia

    www.welcometo104.com

    ResponderEliminar
  8. Olha que inda no outro dia estive a ver as coisas do site Pegada Verde! Embora prefira recipientes de vidro, têm o problema do peso... As coisas da KeepCup parecem-me uma boa alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu evito ao máximo ter coisas em vidro porque ando sempre de mochila ou carteira de um lado para o outro (não trabalho sempre no mesmo sítio). As minhas costas já não são o que eram :P O único inconveniente deste é que não é 100 % hermético por isso deve ser usado com algum cuidado. Mas se for levado na mão ou em pé nas bolsas serve muito bem :)

      Eliminar
  9. E tão gira!

    Beijinhos ♥
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Muito giros! eu resolvi as coisas á moda antiga. Como não gosto de beber em plástico, seja o chá, o café ou a água, tenho na secretária duas chávenas de porcelana. Uma para o café (pequenina) e outra para a agua e o chá. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa :D e se estás sempre no mesmo local é uma alternativa que serve perfeitamente! Eu é que ando sempre de um lado para o outro ;)

      Eliminar
  11. Caramba como é que eu não conhecia estes copos? Quero um! O teu é lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ao site ver os restantes. Existem imensas opções e são todos mesmo giros :D

      Eliminar
  12. Wow! Preciso diato na minha vida! Adorei!

    Estou a seguir o blog ;) segue-me também ^^
    E btw, esta a deocorrer um giveaway de produtos Lush no meu blog! Participa!
    Beijinho

    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho um há já bastante tempo e, quando ainda tinha aulas, adorava levar o meu chá ou chocolate quente para a Faculdade :)

    ResponderEliminar
  14. Olha é bem giro! Eu também prefiro copos/garrafas reutilizáveis!

    ResponderEliminar
  15. Eu também prefiro fazer em casa e levar. Pelo menos sei o que estou a consumir. E não só para o trabalho. Quando vou a algum lado que sei que me vou demorar mais, levo sempre um "lanchinho" :)
    Gostei do teu copo, vou dar uma olhada ao site.
    Beijinhos

    Catarina H.
    https://ecologicaquem.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014