6 de junho de 2016

6 on 6 | Junho 2016: Quatro elementos

O final do mês de Maio e o início de Junho foram verdadeiramente caóticos. Final do semestre na Faculdade, entregas de relatórios, trabalho na empresa e compromissos familiares. Para além disso, neste primeiro fim de semana de Junho fui para o Bloggers Camp em Lisboa, sobre o qual vos falarei em breve. Enfim, um sem número de acontecimentos que basicamente me deixaram com muito pouco tempo e, alguns deles, sugaram-me uma boa parte da criatividade. No entanto, há que tentar contrariar isso e é por isso que o 6 on 6 existe: para estimular a nossa criatividade e não deixar que o gosto da fotografia se perca com o nosso dia-a-dia meio louco. Assim sendo, vamos então ao tema deste mês...

QUATRO ELEMENTOS
Fogo, Terra, Água e Ar

Desde que este tema surgiu como uma possibilidade, sempre o achei óptimo por ser tão original e diferente. Apesar de achar que este tema dava para explorar aspectos mais técnicos da fotografia, acabei por me aperceber que este surge naturalmente nos nossos dias sem nos darmos por isso, mas coisas mais banais. Confesso que uma ou outra fotografia surgiu porque simplesmente queria retratar aquilo e, depois de olhar com atenção, pensei "Olha, esta dá para o 6 on 6!".


Um extintor, que representa o fogo e a água para o combater.



A água e o ar, com um barco no rio Douro e uma gaivota pousada no telhado.



A terra no ar, com os vasos pendurados na varanda.

Outra coisa que me tenho apercebido é que tenho fotografado muito na baixa do Porto e se calhar começo a ser demasiado repetitiva. A verdade é que tenho gostado imenso de ir até à baixa e essa zona da cidade tem sido uma grande inspiração. Mas de facto tenho de explorar outras coisas. Então resolvi fazer umas experiências em casa!


Bolinhas de sabão pelo ar.

Não foi nada fácil tirar esta fotografia e apesar de não estar espectacular, fiquei contente por ter conseguido. Coloquei a máquina em cima de uma caixa, junto ao parapeito da janela. Depois peguei no frasco de fazer as bolinhas e tentei que a máquina focasse a zona onde se formam as bolas. O que foi muito complicado, porque estava com uma mão a fazer a focagem e outra a segurar a tampa de fazer bolinhas. E a máquina acabava sempre por focar o fundo! Grrr. Mas depois de algum tempo lá saiu mais ou menos como queria.


O fogo do meu fogão a gás.
(Enquanto fazia uns belos tortellini! Ahah.)

Nesta foto tentei explorar um pouco a edição. A parte de editar as fotos não é o meu forte e ando a tentar aprender mais sobre isso. Tenho sempre algum receio de inventar, porque sinto que quanto mais mexo, mais estrago a fotografia. Apesar de ter feito algo simples aqui, já sinto que arrisquei um pouco mais. Conseguem notar o azul mais forte e os roxos? 


Falésia na Costa Alentejana e as formas fantásticas que a terra pode ter.

Eu sei, eu sei que estou a fazer batota. Mas noutro dia estava a vasculhar fotografias antigas e descobri esta. Foi tirada em Melides, na Costa Alentejana, onde passei das melhores férias de Verão. Sempre gostei imenso desta foto, por aquilo que ela significa. E acho que se enquadra perfeitamente no tema deste mês, porque mostra uma das formas fantásticas que a terra pode adquirir com o passar do tempo.

Vá, agora toca a ir visitar os restantes blogues para conhecerem as suas fotografias do projecto deste mês.


14 comentários:

  1. Bons clicks! O teu esforço com as bolhinhas valeu bem a pena - e sim, aqueles azuis estão bem vivaços! Vale a pena sair da zona de conforto :D

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. A foto do rio douro é o amor <3 o conjunto dos telhados + gaivota + barco está muito bem conseguido!

    Sempre fizeste com as bolhinhas e correu mesmo bem pois a bola de sabão ficou bem fluida.

    ResponderEliminar
  3. A foto do rio douro é o amor <3 o conjunto dos telhados + gaivota + barco está muito bem conseguido!

    Sempre fizeste com as bolhinhas e correu mesmo bem pois a bola de sabão ficou bem fluida.

    ResponderEliminar
  4. Adoro as fotos e a interprtação de cada uma :D

    ResponderEliminar
  5. Gosto bastante dos resultados, as fotos estão muito bonitas!

    ResponderEliminar
  6. Gosto especialmente da fotografia do barco com a gaivota. A das bolinhas de sabão também foi muito bem conseguida, foi um esforço que compensou!

    Tenho uma muito parecida à tua última, também já andei por esses lados no verão (há uns quantos anos... Tenho de voltar)

    ResponderEliminar
  7. As bolinhas de sabão ficaram tão amorosas <3 Adorei a da praia da costa alentejana, a do barco no douro e o pormenor das casas!

    ResponderEliminar
  8. Temos algumas ideias em comum: encontrar os quatro elementos nos pequenos detalhes do quotidiano e perceber que numa mesma foto pode estar representado mais do que um elemento. :) Não te safaste nada mal com a chama azul, gosto muito. E ri-me com as tuas peripécias para tirar a foto da bolha de sabão. Haha As aventuras que estão por vezes por detrás de uma foto que parece tão perfeita! :)

    ResponderEliminar
  9. Ficaram muito giras as fotos. A costa alentejana estava linda nesse dia.

    ResponderEliminar
  10. Adorei as fotos e adorei esta rubrica! Já andei a cuscar os blogs de toda a gente para ver mais fotos! <3

    E btw adorei conhecer-te no bloggers camp e para o ano que venha mais! :P

    Glamour in a Bottle

    ResponderEliminar
  11. Ohh Cat ando mesmo a falhar, não sabia que ainda não tinha comentado o teu 6 on 6. Quer dizer, comentei mentalmente, mas não cheguei a escrever.
    Gostei muito destas tuas fotos. Adoro o facto de ver sempre bocadinhos do Porto nos teus desafios mensais e adoro reconhecê-los. :)
    A foto das bolas de sabão foi tão bem jogada e a do gás do fogão também, nunca me lembraria disso. Bem, também se calhar porque o meu é eléctrico (eheheh), mas ainda assim bem pensado! :*

    Joan of July

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito da foto do rio Douro com o Barco e a gaivota. bjs

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014