3 de maio de 2016

SKIN | #Solares366: Protecção solar, todo o ano

sun-solares366-protecção-solar-skin-pele-cancro

Aposto que leram o título deste post e pensaram "Pronto, lá vem novamente a conversa de que temos de usar protector solar sempre. Já estou farta de saber disso". Mas apesar de toda a gente saber disso, acredito que seja ainda uma minoria aqueles que o fazem. Eu dei-me ao trabalho de perguntar a algumas pessoas que me são próximas se usam protector solar todos os dias e quase toda a gente respondeu que não usam. Para além disto, continuo a ouvir barbaridades como por exemplo: 

"Protector solar!? Ai eu não preciso disso, sou muito morena, nunca apanho escaldões!"
"Não gosto de usar protector solar, porque não estou para ficar toda branca."
"Detesto quando ponho protector solar, fico toda colada. Prefiro nem usar."
"Opa hoje não vou usar protector, quero ver se fico morena rapidinho."

Sim sim, eu já ouvi isto.

No entanto, o cancro e outras doenças de pele não escolhem brancos ou morenos, velho ou novos... Achamos sempre que o cancro só acontece aos outros e um dia ele vem bater à nossa porta. E aí pode ser tarde demais. Sabiam que existem 11 mil novos casos de cancro de pele por ano em Portugal? Pois é meus amigos, e eu não inventei nada disto, são dados da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo. E sabiam também que um dos factores de risco é a exposição cumulativa à radiação solar?

Tendo em conta a falta de consciência que ainda existe para este tema, a Youth Lab. organizou uma campanha de sensibilização para o uso diário de protector solar, a #Solares366. Durante o mês de Maio poderão encontrar em diversos blogues - Mint incluído - alguns posts sobre a importância de nos protegermos diariamente da radiação solar, com informações, dicas, produtos, etc. Fiquem atentos e pesquisem pela hashtag da campanha, para se informarem sobre tudo! 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu finalmente lá me convenci a colocar protector solar no rosto todos os dias - às vezes falha, e sei que a aplicação só de manhã não é suficiente, mas bom...melhor que nada, right? E esses argumentos de que falas...nossa, já ouvi isso tanta vez, e apetece-me logo desatar à estalada! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e fazes muito bem! ;)
      Dá mesmo vontade de andar à porrada! :p

      Eliminar
  3. Hey!
    Isto vai parecer bárbaro maaaas... É verdade aquela velha máxima que devemos apanhar 15min de sol sem protecção por dia? Confesso que sempre ouvi falar nisto mas nunca me dei ao trabalho de saber mais...
    Nice topic Mint!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que nunca ouvi tal coisa! Não sei qual a razão de dizerem isso, mas não vejo nenhuma vantagem em particular. Até porque as coisas positivas que o sol nos proporciona, em termos de metabolismo, ocorrer na mesma com a protecção ;)

      Eliminar
  4. Eu sou muito má no que toca a proteger a minha pele, sem dúvida alguma tenho que melhorar isso... Quero logo bronzear-me na primeira ida à praia, por normal nunca ponho protetor e sim oleos bronzeadores :( tenho mesmo que mudar, não quero arrepender-me um dia.
    Beijinhos,
    Vou de Saltos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens de pensar um pouco mais na tua saúde. Claro que todas nós gostamos de ter aquele bronzeado bonito! Mas, por outro lado, sol em excesso só traz aspectos negativos. Além de doenças graves, causa também o envelhecimento precoce da pele! E ninguém quer isso certo? :P

      Eliminar
  5. É um tema que cada vez mais me preocupa e hoje em dia vejo um raio de sol toca logo de por protector.:p Obviamente gosto da minha pele mais morena, especialmente porque sou super branquinha, mas prefiro uma pele branca e saudável do que uma pele morena e estragada.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes tu muito bem Daniela! :) eu quando era mais nova gosta de ficar bem bronzeada. Durante as férias passava a minha vida ao sol e tal. Mas agora confesso que ligo muito pouco a isso ;)

      Eliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014