26 de maio de 2016

SciSkin | Radiação UVA e UVB: diferenças e efeitos na nossa pele

Hoje trago-vos mais uma publicação sobre protecção solar, mais precisamente sobre os diferentes tipos de radiação solar e os seus efeitos na nossa pele. Achei uma boa ideia escrever sobre o sol, pode ser que ele goste desta minha consideração por ele e decida voltar de vez. Oremos, irmãos.


Ora bem, o sol emite diferentes tipos de radiação, sendo a radiação ultravioleta (UV) aquela que pode ser perigosa para a nossa pele. De toda a radiação UV emitida, existe uma parte dela que não chega até nós, pois fica retida na camada de ozono. No entanto, a restante radiação consegue atravessar e chegam até nós dois tipos de radiação UV:

UVA

Dos dois tipos de radiação, esta é a que possui maior comprimento de onda e é capaz de penetrar mais profundamente na nossa pele. Cerca de 95 % da radiação que chega até nós são raios UVA. Este tipo de radiação é responsável pelo envelhecimento da nossa pele (fotoenvelhecimento). A radiação UVA causa alterações na orientação das fibras de elastina e colagénio, o que conduz à perda de firmeza e consequente aparecimento de rugas. Inicialmente acreditava-se que esta radiação não tinha grande influência no desenvolvimento de cancro cutâneo, visto este aparecer mais frequentemente na camada mais exterior da pele (epiderme). No entanto, hoje sabe-se que já não é bem assim, pois esta radiação é capaz de danificar células na camada basal da epiderme, onde surge a maioria dos cancros de pele. Esta radiação causa mutações no DNA das células, levando à formação de tumores. Os raios UVA além de serem capazes de atravessar coisas previsíveis como nuvens, são também capazes de atravessar o vidro. Como tal, não é por estar enevoado que devemos deixar de usar protecção. E mesmo estando dentro de casa, basta estarmos junto a uma janela para sermos atingidos por esta radiação.

UVB

Corresponde aos restantes 5 % de radiação o UV e é a principal responsável pelo bronzeado e queimaduras solares. Sim, é esta radiação que vos deixa em modo lagosta. Muitas vezes pensamos coisas como "Se não fiquei vermelha, é porque o sol não me afectou", o que é errado porque apenas os UVB causam a queimadura solar. Assim sendo, podemos ter outro tipo de lesões não causadas pelos UVB, mas sim pelos UVA e não nos apercebemos. A radiação UVB não é capaz de penetrar a pele em profundidade e por isso danifica a pele na epiderme, onde é a principal causadora das alterações celulares que levam ao cancro da pele. Contrariamente à UVA, os raios UVB não são capazes de atravessar o vidro.

Como podem ver, ambas as radiações causam efeitos nefastos para a nossa pele, pelo que é importante usar protectores solares com filtros para raios UVA e UVB. Vá, não se esqueçam de ser proteger!

2 comentários:

  1. Muito interessante o post, não conhecia as diferenças.
    Gostei muito do blog e já estou a seguir :)
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2016/05/shein-favorites.html

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014