Durante a minha licenciatura, tive a oportunidade de estudar na Holanda, ao abrigo do programa ERASMUS. A cidade que escolhi para estudar foi Amesterdão, mais precisamente na Vrije Universiteit, onde a realizei o estágio da minha licenciatura. Vivi em Amesterdão durante 5 meses e foi uma fase muito boa da minha vida, na qual aprendi imenso em termos pessoais e profissionais. Noutro dia andava a organizar o meu disco externo (milagre!) e dei com as fotos dessa altura... E pensei "Caramba, conheci e aprendi tanta coisa na Holanda... Porque não partilhar isso no blogue?".
Já passaram 5 anos desde que lá morei (nem quero acreditar nisto!), mas há coisas que certamente não mudaram desde então. Assim sendo, resolvi seleccionar algumas coisas obrigatórias para ver e fazer quando se visita Amesterdão. Vou repartir isto por dois ou três publicações, para não ficar uma publicação demasiado grande.
Já passaram 5 anos desde que lá morei (nem quero acreditar nisto!), mas há coisas que certamente não mudaram desde então. Assim sendo, resolvi seleccionar algumas coisas obrigatórias para ver e fazer quando se visita Amesterdão. Vou repartir isto por dois ou três publicações, para não ficar uma publicação demasiado grande.
Para já, aqui têm 5 coisas que têm mesmo que fazer se forem em Amesterdão:
ANDAR DE BICICLETA
Eu sei, esta é óbvia. A bicicleta é o principal meio de transporte na cidade (e no país) e é das coisas que mais tenho saudades, confesso. Todos os lugares estão perfeitamente adaptados para andar de bicicleta e por isso é muito fácil ir a pedalar para qualquer lugar. Os transportes públicos na Holanda são um pouco caros para algumas carteiras (especialmente as portuguesas) pelo que, além de ser uma experiência diferente, estão também a poupar uns trocos. Existem vários sítios na cidade onde podem alugar bicicletas, não é muito complicado de se encontrar, como devem imaginar.
Esta era a minha menina. Que saudades tenho dela!
PROVAR QUEIJOS
Se andam pela cidade e tiverem alguma fome, escusam de ir a correr comprar comida. Sejam mitras, poupem algum dinheiro e entrem na loja de queijos mais próxima. Por norma, as lojas de queijo típicas têm sempre provas de queijo, onde podem degustar imensos tipos de queijos holandeses. É um double win: ficam a conhecer os queijos típicos (que são deliciosos!) e ao mesmo tempo matam o ratito que têm na barriga. Um dos queijos mais famosos é o gouda, que pode ser encontrado na sua forma original ou com algumas variações (com pesto, com nozes, etc).
FAZER UM PICNIC NO VONDELPARK
A Holanda é um país chuvoso e com muito nevoeiro. Podem passar-se ser dias e dias só disso. Mas, mal aparece o primeiro raio de sol, eis que os holandeses saem de casa e arrastam o seu barbecue para o jardim mais próximo. Os que vivem no centro de Amesterdão dão-se ao luxo de fazer vários churrascos e picnics no bonito Voldelpark, o parque da cidade lá da zona. É um parque relativamente grande, com alguns lagos, grandes relvados verdes e alguns animais. Durante a Primavera, tem também canteiros cheios de tulipas coloridas! Uma coisa que faço sempre quando vou viajar é fazer uma das refeições da visita num parque do local onde estou. Compro sandes, bebidas e fruta e lá vou eu. É uma forma de comer barato e aproveitar para conhecer os espaços verdes das cidades.
VISITAR ZAANSE SCHANS
Zaanse Schans fica nos arredores de Amesterdão e é uma localidade holandesa bem típica e cheia de História. Lá podem encontrar os famosos moinhos, que eram usados como meios de produção para diversas industrias. Podem também encontrar casas de madeira típicas do século XVIII e XIX, bem como uma fábrica de socas holandesas e uma de produção de queijo. É um excelente local para apreciarem uma paisagem clássica da Holanda e aprender muitos factos da História deste país. Para chegarem a Zaanse Schans, basta apanharem um autocarro em frente à Centraal Station (a estaçção central de comboios) e são cerca de 30 minutos até lá.
PASSEAR DE BARCO NOS CANAIS
Os canais são a imagem de marca de Amesterdão. Estão por todo o lado e em certos locais conseguem ter mais vida do que as próprias ruas. Há quem viva neles (nas famosas casas-barco), há quem faça festas neles e ainda há quem os utilize para transportar mercadorias. Podem identificar os diferentes canais pelos seus nomes e estes são óptimos para se orientarem na cidade. Passo a explicar: as ruas de Amesterdão conseguem ser muito parecidas em certas zonas e podemos perder-nos facilmente. Como os canais são quase sempre paralelos uns aos outros, podem usá-los como referência para se orientarem melhor na cidade. Ao fazerem um passeio de barco ficam a conhecer alguns canais, sabem um pouco da sua História e ainda tem uma perspectiva diferente da cidade.
Estas foram as minhas primeiras sugestões sobre o que fazer em Amesterdão e não vou ficar por aqui. Estou a planear escrever mais sugestões e algumas opiniões pessoais sobre vantagens e desvantagens de viver em Amesterdão.
Se estiverem a pensar visitar a cidade e tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários as vossas questões ou enviem-me um email. Terei todo o gosto em ajudar-vos!
Fotografias lindas!
ResponderEliminarQuanto custa fazer o passeio de barco?
E relativamente à cerveja o que aconselhas?
Beijinhos
Filipa
Obrigada Fifs! :D
EliminarRelativamente aos passeios de barco, depende bastante da modalidade que escolhes. Existem uns mais longos, outros mais curtos. Mas os mais baratos variam entre os 8 a 15 euros.
Relativamente a cervejas, eu não tenho muita experiência porque não é algo que aprecie. Mas sei de quem tenha gostado de visitar a Heineken Experience, o museu da Heineken que fica numa antiga destilaria da marca, lá em Amesterdão. Outra cerveja típica de lá é a Amstel, que tem o nome do rio que passa por Amesterdão :) quanto à qualidade dessa cerveja, não tenho mesmo experiência para opinar :p Sorry!
Beijinhos*
Obrigada :b
EliminarAcho a primeira super ofensiva :p
ResponderEliminarMas gostei mesmo muito das dicas, Cat! Deste-me vontade de ir a Amesterdão :D
Ahahah! Mas eu tenho imensas saudades de andar de bicicleta lá e custou-me tanto vender a minha :(
EliminarVale muito a pena Ana, pensa nisso. E quando fores avisa que dou-te mais dicas :P (ou na loucura vou também ahahah)
Aiii agora quero ir a Amesterdão! xD
ResponderEliminarSe puderes vai! Aposto que não te arrependes :D
EliminarEstive lá em Junho de 2015, adorei. Fiz tudo. só não vi as tulipas... fotos lindas. bjs
ResponderEliminarObrigada :) boa, muito bem! Tens de voltar para as tulipas!
EliminarAdorava visitar Amsterdão.
ResponderEliminarBeijinh
Um dia espero que vás, toda a gente merece conhecer esta linda cidade :D
EliminarGurl. Esta é a viagem para o próximo ano, depois de Paris, e que jeitaço que as tuas dicas me vão dar eheh :D Que fotos lindas <3
ResponderEliminarJiji
Depois fala comigo, que dependendo de quantos dias vais posso dar-te mais umas dicas de outros locais a ir :p
EliminarFui lá o ano passado de fugida, foram poucos dias e fui com um grupo de amigos enooorme, portanto foi difícil organizar/planear muitas atividades, porque o objetivo não era esse :p
ResponderEliminarPortanto, tenho a certeza que irei lá voltar e irei reler-te antes de ir, porque se já gostava antes de conhecer um pouquinho, agora ainda tenho a curiosidade mais aguçada. :D
Continua com estas partilhas, que é do que mais gosto de ver e ler. Imagino-me a viver tudo isso que viveste :) Sabe bem ser transportada assim.
Beijinho grande, Cat
Parmim
Pois, com grupos grandes é sempre difícil!
EliminarVou continuar com estas partilhas, acredita. Não se de Amesterdão, mas de outros locais que tive a oportunidade de visitar :)
Não me admiro nada de teres saudades desse lugar. Coisa linda! :D
ResponderEliminarnuages dans mon café
Vem cá fazer-me uma visita ;)
EliminarOh, que vontade de voltar a Amesterdão e fazer tudo isto (sim, porque quem visita Amesterdão e não anda de bicicleta?! Shame on me).
ResponderEliminarNão conhecia essa vila, deve ser tão gira.
Não andei de bicicleta mas andei de barco pelos canais, e adorei, foi a primeira coisa que fiz ao chegar à cidade e fiquei logo com uma ideia de como era =)
Estou ansiosa para ver as outras dicas =D
Meio Cheio
Tens de voltar para fazer o que te falta :D eu li o teu post e quando estava a escrever lembrei-me de vocês por acaso! Ir a Zaanse Schans é das coisas que vale mais a pena nestas dicas. É perto e vê-se muito da cultura e História da Holanda.
EliminarTu já deves ter notado que nós somos uns fans que tu tens por aqui, mas se é para falar de viagens... Bom, tu avisa que nem saímos do computador à espera ahah
ResponderEliminarEstamos a tirar notas para ver se visitamos amsterdão e seguimos todas as tuas dicas. Fala mais sobre isso pleeeeeaaaaaaaaaaaaaaseeeeeeeeeee
Prometo que faço mais posts assim :D vou tentar fazer um em breve!
EliminarDeve ser fenomenal! Adorava lá ir!
ResponderEliminarOra como não visitei zannse schanse não fiz qualquer picnic, isso quer dizer que tenho que voltar a Amesterdão certo? SIIIIM :D
ResponderEliminarGostei imenso deste post!