4 de abril de 2015

Mint talks #5: Os blogs dos famosos

Blogs dos famosos.png


Aposto que já tinham saudades de me ouvir barafustar nas minhas mint talks, estou certa ou não estou? Pois bem, cá estou eu de volta, desda vez com um tema que já ando há muito para escrever, mas nunca senti aquela motivação... Mas eis que hoje, ao ouvir uma peça no jornal da noite da SIC, deu-me cá uma vontade louca de resmungar. Ora bem, hoje fizeram uma reportagem sobre blogs e como estes podem ser um grande negócio. Isso já toda a gente sabe e existem várias pessoas que vivem do seu blog. Contra isso nada contra, é um trabalho como outro qualquer. Que se faz pelos mais diversos motivos, por gosto, por interesse, cada um sabe de si. Agora é a forma como as coisas são feitas...


Pois bem, nessa tal peça da SIC entrevistaram a actriz Vanessa Martins, que é autora do conhecido blog Frederica e ela disse o seguinte "Tenho uma equipa que trabalha para mim, ou comigo, um fotógrafo, uma maquilhadora, uma pessoa que escreve os textos...". Posto isto, digam-me uma coisa: o que faz então a Vanessa no blog? Que tenha um fotógrafo e uma maquilhadora, tudo certo. Cada pessoa usa os recursos que tem e ela pode dar-se a esse luxo para que os conteúdos do seu blog sejam o melhor possível. Mas ter alguém que lhe escreve os textos? Desculpem lá, mas isso é para mim é inaceitável. Para quem tem um blog, isso é o mínimo que deverá fazer. Ser o autor ou autora daquilo que é escrito, afinal é a escrita do blog que define a sua autenticidade. Se são terceiros a escrever as coisas, para mim não é o blog da Vanessa, mas podia sim ser o do Manel ou da Maria.


E isso de ser escrito por outros nota-se bem em vários blogs de famosos, porque não há nada que os defina, não têm essência nenhuma. Quando falo em blogs de famosos, não me estou a referir por exemplo a um Coquette à Portuguesa, nada disso. Esse é um blog muito conhecido sim (e que eu adoro), mas que chegou onde chegou por mérito próprio e por um excelente trabalho. Nota-se a escrita característica da Jael, notam-se opiniões definidas. Ela começou uma desconhecida e criou um blog famoso por si mesma. Agora nos blogs de actrizes, de modelos ou de apresentadoras de televisão, o processo já é todo ao contrário. Somos conhecidas e por isso vai ser fácil fazer um blog com sucesso. Eu evito ir a esses blogs ler sobre o que quer que seja, porque as opiniões não são sinceras. Nunca ouviram essas pessoas a dizer algo como "experimentei este batom e é uma valente cagada" ou ainda "esta sombra é horrível, foi dinheiro mesmo mal gasto". Pois não, porque elas possivelmente nem sequer usaram o produto e o mais provável é nem serem elas a escrever o post. Prefiro ir a um blog menos conhecido, com menos seguidores, mas com mais sinceridade. Em tudo.

5 comentários:

  1. A resposta é muito simples: dá a cara. As pessoas vão ao blogue pelo nome da atriz. Querem ver a atriz. E assim acontece com os blogues dos famosos. Facilmente tem muitos visitantes pelos seus "autores". Repare-se, por exemplo, no blogue do Cláudio Ramos ou até mesmo do namorado. Quantas publicações estão bem escritas? Como famosos deviam ter esse cuidado, não é verdade? Contudo, mesmo assim não sendo, para além da falta de um certo conteúdo, os seguidores são muitos. Também Goucha e Cristina Ferreira têm as suas falhas. Consigo têm, sobretudo a Cristina Ferreira, uma grande equipa a trabalhar.
    Em suma, blogues de famosos deixam-me de "pé atrás". Não sei quem são nem como se tornaram famosos. Acredito apenas naqueles que cresceram, como citas no teu artigo, por seu mérito. Naqueles que escrevem bem uma vez, mais ou menos outra, tem falta de inspiração um certo período,... apenas porque isso é humano.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida. E o que também me deixou incrédula foi ela dizer que em Portugal não havia nenhum blog "a sério" e por isso resolveu criar o dela. Não foram estas as palavras delas ao certo, mas foi isso que quis dizer. Existem vários blogs em Portugal com imensa qualidade e com um grande mérito pelo seu trabalho. Não era preciso mais um que nem pela própria é escrito!

    ResponderEliminar
  3. É graças a esta forma de estar/pensar que estas pseudo estrelas rapidamente deixam de brilhar e rapidamente desaparecem da ribalta da tv, cinema e teatro. Aliás, eu nem sei quem ela é. Penso ser namorada de um concorrente do Secret Story e que gerou algumas capas de revista que a apontavam como "acompanhante de luxo". Mas certeza não tenho. Contudo, lá está: se fosse bom, certamente já conhecia, como acontece com os blogues que aqui indicas e indicaste nos posts anteriores, gostando mais ou menos. No entanto, tenho que reforçar e até por ter familiares há muito na indústria das novelas, o meu interesse para com pseudo estrelas é nulo: conforme um dia se intensificou o seu brilho, um mesmo este cessa devido ao egocentrismo.
    Continua o teu bom trabalho pois, como já referi estás no bom caminho: a estética do blogue, os artigos e a linguagem a todos acessível, sem deixares de ser cientificamente correta; o que acho magnífico. Pessoalmente, valorizo muito este toque tão esquecido pela grande maioria.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Paulo pelos elogios :) fico mesmo contente! *

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente eu nem leio esse blog da Vanessa Martins. É triste que ela apareça como uma grandeeee blogger, quando nem é blogger, nem é dona daquilo. Paga para ter uma página e ganha dinheiro com os patrocínios e coisas que os outros lá metem. A única coisa que faz é pousar, que complicação!
    Falarem d'A Melhor Amiga da Barbie, eu acompanho o blog, é cheio de publicidades, mas também tem o cunho da Ana. Se comentares, muitas das vezes ela responde-te. O que é muito bom, dado que ela é conhecida e por aí.
    Mas grande parte dos blogs famosos são isso, uma fachada. Nem apetece seguir uma coisa dessas. Por isso, mais vale pequeninos e bons do que uma valente mentira.

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014