22 de fevereiro de 2015

Cooking | Gomas caseiras

Gomas.jpg


Vocês não imaginam há quanto tempo já estava para partilhar convosco esta receita de gomas caseiras. Finalmente chegou o dia. Quem me deu esta receita foi a minha colega de trabalho, a C. Nós partilhámos alguns gostos comuns, como os trabalhos manuais DIY e a culinária, em particular as belas das sobremesas. Quando ela me falou desta receita, não fazia a mínima ideia que podiamos fazer gomas assim. Demorei um pouco a tentar fazer a receita, mas um dia a C. levou algumas gomas feitas por ela para a festa do filho. Estavam tão boas que no fim de semana imediatamente depois tive fazer as minhas!


 


Ingredientes e algum material necessário:


- 20 gramas de gelatina incolor em pó;


- 200 ml de água;


- 1 saqueta de gelatina animal de um sabor a gosto;


- Formas de silicone;


- Tabuleiro ou algo equivalente.


 


Relativamente à gelatina incolor em pó, eu costumo usar a da Globo porque é a que encontro mais frequentemente nos hipermercados. E não confunda com a gelatina incolor em folha! 


Gelatina Incolor.jpg 


Uma outra coisa muito importante: não usem gelatina vegetal. Uma vez tentei com gelatina vegetal e ficaram terríveis, com uma textura granulada péssima, como se estivessem a esfarelar. Se não têm formas de silicone não se preocupem, porque estas são fáceis de encontrar e não são muito caras. Tenho algumas que comprei no Continente, onde são referidas como formas para bonbons mas claro que podem dar-lhe o uso que quiserem. Custaram 2 euros cada uma. Tenho também outras da Loja do Gato Preto, com uns gatinhos super fofos (como não poderia deixar de ser!). Estas já foram mais caritas, mas não passaram dos 5 euros.


 


Procedimento:


 


1. Pesar as 20 gramas de gelatina incolor em pó e colocar no recipiente com volume suficiente para adicionar os restantes ingredientes. Eu costumo usar a gelina incolor em pó da Globo, pois é aquela que encontro com mais frequência em qualquer hipermercado;


2. Fever a água. Enquanto esperam que a água ferva, disponham as vossas formas de silicone em cima de um tabuleiro ou de um suporte equivalente. Esta dica é muito importante porque as formas de silicone "tremem" muito e são difíceis de manusear quando estão cheias com um líquido. Ao pegar nelas, o mais certo é entornar tudo. Como estão em cima do tabuleiro, basta pegar nele para levar as formas de um lado para outro;


3. Adicionar a água a ferver à gelatina incolor. Mexer bem até que a gelatina se dissolva completamente;


4. Acrescentar a gelatina de sabor à mistura anterior e mexer bem mais uma vez, para dissolver totalmente a gelatina de sabor. 


5. Dispor a mistura nas formas de silicone. Este passo deve ser relativamente rápido principalmente se estiver frio, porque a gelatina começa a solificar com o tempo;


6. Colocar o tabuleiro com as formas no frigorífico para solidificar a gelatina. Aguardar no mínimo 1 hora. 


 


Et voilà, 1 hora depois já podem comer as vossas gomas! No entanto, eu aconselho a deixar mais tempo para que as gomas fiquem bem durinhas. Por exemplo, quando quero as gomas para um lanche, costumo fazê-las de manhã. 


Gomas 2.jpg


Há quem goste de adicionar açúcar a esta receita, entre 50 a 100 gramas. Eu prefiro não adicionar nada, porque fica com o sabor bom da gelatina e com menos calorias. Uma outra hipótese é passar as gomas por açúcar para que estas fiquem mais doces e com o açúcar por fora.  


Gomas 3.jpg


Gomas 4.jpg


Uma das grandes vantagens desta receita é que estamos a comer gomas muito mais saudáveis do que as habituais, sendo que os seus constituintes são apenas os da gelatina normal. A única coisa que a gelatina incolor faz é dar mais consistência e tornar as gomas bem sólidas, em oposição à textura mais mole da gelatina habitual. Um outro aspecto positivo é que podemos escolher o sabor que bem nos apetece. Desta vez usei gelatina de ananás na primeira "fornada" e de morango na segunda. Mas já comprei novos sabores para experimentar, como melancia e frutos vermelhos. Estas gomas são óptimas para uma sobremesa fresca ou um lanche a meio da tarde, quando estamos com aquele ratinho na barriga, mas não nos queremos encher de porcarias.


Experimentem e garanto-vos que vão adorar! Bom apetite :)

4 comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014