12 de agosto de 2017

GEEK | Lições que aprendi com personagens de Harry Potter


Num dia desta semana fui jantar com um casal amigo que está a viver na Bélgica. Agosto é sinónimo de férias em Portugal, pelo que estou sempre com eles nesta altura do ano. Eles têm filhas pequeninas e estávamos a falar sobre livros e filmes infantis para elas. E a minha amiga confessou-me que gostava que as miúdas, quando fossem um pouco mais velhas, que tivessem uma saga para ler e que as acompanhasse na juventude. No entanto, não tinha muito bem a certeza de qual a melhor saga para elas e Harry Potter foi uma hipótese colocada em cima da mesa. Sendo eu uma Potterhead assumida, apoiei inteiramente essa decisão. Porém, notei que existiam ali algumas dúvidas se Hary Potter seria mesmo uma boa hipótese. Eles são pais que querem passar às suas filhas as melhores lições de vida possíveis e, como não leram os livros, não sabem bem que tipo de mensagem é transmitida em Harry Potter. E cá estou eu para mostrar algumas as boas lições que aprendi com algumas das suas personagens.


Hermione Granger


Para alguns, Hermione era marrona que passava horas com a cara enfiada nos livros. Mas... Knowledge is power. Graças ao seu grande conhecimento sobre os mais diversos assuntos, Hermione resolveu imensos problemas que foram surgindo ao longo da história. Tornou-se também Ministra da Magia, o que prova que, se formos trabalhadores, o nosso esforço é recompensado. É também uma personagem que luta por aquilo que acredita. Um exemplo disso é a sua luta pela libertação dos elfos domésticos, que também nos mostra que devemos ter compaixão e respeito por todos.

Severus Snape



Nunca devemos julgar alguém pela sua aparência e/ou por algumas das suas acções. Nem tudo é o que parece e acho que o Snape é um bom exemplo disso. Toda a gente achava que o Snape era uma pessoa má e condenavam tudo o que ele fazia. Mas ele tinha os seus motivos e mais tarde todos nós ficamos a perceber o porquê de ele agir daquela forma. Afinal de contas, ele não era assim tão má pessoa. Muito pelo contrário.

Draco Malfoy


Draco, uma personagem arrogante e com a mania que é superior a todos os outros. Mais para o final da saga, ele entra numa luta interior sobre o que é capaz ou não de fazer. A família dele espera que ele seja algo que ele não sabe se deve ser. Ele acaba por escolher um caminho errado e mostra-nos que não temos de ser alguém que não queremos, lá porque a nossa família assim quer. Devemos ter a capacidade de fazer prevalecer as nossas ideias e princípios.

Luna Lovegood


Sem dúvida que a Luna é uma personagem diferente. Excêntrica, no mínimo. Toda a gente a olhava de lado, mas ela não queria saber. A Luna ensina-nos que é bom sermos diferentes e sermos nós mesmos, sem nos preocuparmos com a opinião dos outros.

Neville Longbotton


Se é preciso ter coragem para enfrentar os nossos inimigos... É preciso ainda mais coragem para enfrentar os nossos amigos. Muitas vezes não concordamos com o que a nossa família ou amigos fazem e, como eles são demasiado importantes para nós, não temos coragem de ir contra as ideias deles. Temos medo de os magoar. No entanto, não nos devemos deixar ficar e devemos sempre mostrar o nosso descontentamento quando o temos.

Albus Dumbledore



O Dumbledore é uma personagem muito querida para muitos de nós, mas cometeu alguns erros e más decisões ao longo da história. Por exemplo, desde o início que protegeu o Harry e tentou omitir toda a realidade para o proteger. O que só mostra que alguém experiente e sábio também comete erros. Qualquer pessoa comete erros, principalmente quando o coração fala mais alto do que a razão.

Com tudo isto, acho que já convenci os meus amigos. E vocês, meus potterheads, o que aprenderam com Harry Potter?  Alguma personagem em particular que gostem e que vos tenha ensinado alguma lição?

8 comentários:

  1. Awwww! Nunca tinha visto as coisas desta forma, mas concordo com tudooo! Que fixe :) acho que há uma lição muito importante que toda a saga nos ensina que é: a amizade é a força de vontade são tudo, e mesmo os desafios mais difíceis da vida sao sempre superados se tivermos o apoio dos nossos amigos! :)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Olá! :D
    Descobri o teu blogue através de um post da Sofia do A Sofia World :)
    Apesar de não ser grande fã do Harry Potter, achei este post bastante interessante :o
    Já te sigo ;) Se quiseres, dá uma espreitadela no meu blogue!

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hello, Potterhead in the house!!! Adorei o post e concordo com tudo. =) É curioso o Harry não surgir na lista... :P Vou ficar a pensar no que será possível aprender com ele.

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta tua perspetiva e concordo totalmente!! Acho que só acrescentaria a Lily Potter que nos mostrou que devemos proteger quem amamos, independentemente de tudo. E, talvez, o Hagrid que apesar de ser semi-gigante tem dos corações mais doces de sempre, capaz de ajudar qualquer um! :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post :) Acrescentaria o Sirius Black que é uma personagem cheia de camadas que tem ações boas e más ao longo da história (por exemplo, trata muito mal o elfo da família). Para mim, mostra que as pessoas não se resumem em ser boas ou más mas uma mistura de ambos.

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post e fiquei cheia de saudades deles todos e do que nos ensinaram. Sou viciada, ainda há pouco tempo vi os filmes todos numa maratona, mas os livros serão sempre a minha paixão!

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014