Mais um mês que passou e estamos de volta para mais um 6 on 6. No que diz respeito a fotografar, estas últimas semanas não têm sido fáceis. Por um lado, a minha velhinha Nikon D60 está a começar a dar alguns problemas. Tenho de me mentalizar que terei de desembolsar algum dinheiro para comprar uma nova. Por outro lado, continuo sem grande vontade de fotografar. Tenho imensas ideias de fotografias para tirar, seja para o 6 on 6 ou para outra rubrica do blogue. Mas quando chega a "hora H", tenho uma espécie de bloqueio e perco a vontade. Talvez porque ando sem grande tempo e é tudo feito a correr. Mas enfim, the show must go on, e aqui temos um novo projecto do nosso 6 on 6! Tema?
ARQUITECTURA
Alguns dos edifícios que encontrei fazem-me lembrar edifícios árabes, com as janelas redondas e decoradas. E muitos destes edifícios combinam mais do que um tipo de azulejo, criando umas formas divertidas e, muitas delas, peculiares. A imagem que está a baixo é uma fachada de um lar de idosos. Estranha, certo? Não posso dizer que seja bonita, mas chamou a minha atenção por ser... Diferente.
Apesar da Baixa do Porto ser um verdadeiro paraíso arquitectónico, tentei fugir a essa minha tendência para ir fotografar para a Baixa. Agora moro numa zona diferente de Gaia e decidi ir explorar mais este local. O dia não estava muito solarengo nem muito amigo da fotografia, mas lá fui eu! Há muitos anos atrás, esta zona de Gaia tinha uma grande indústria cerâmica e de fundição. Apesar de já não existir nada, ficaram diversos edifícios com essa influência e ainda as ruínas das diferentes fábricas.
Podemos encontrar diversas chaminés em tijolo. Algumas delas ainda estão totalmente intactas, outras já estão parcialmente destruídas. Espalhados por várias paredes estão imensos azulejos diferentes, colocados de uma forma tão aleatória e inesperada. Suponho que esses azulejos tenham sido produzidos nas antigas fábricas de cerâmica e acho que alguém se divertiu bastante, a espalhá-los por aquelas paredes. É sem dúvida o azulejo que reina nesta zona.
Alguns dos edifícios que encontrei fazem-me lembrar edifícios árabes, com as janelas redondas e decoradas. E muitos destes edifícios combinam mais do que um tipo de azulejo, criando umas formas divertidas e, muitas delas, peculiares. A imagem que está a baixo é uma fachada de um lar de idosos. Estranha, certo? Não posso dizer que seja bonita, mas chamou a minha atenção por ser... Diferente.
E por fim, para acabar o passeio em beleza, nada melhor do que esta vista para o Porto, com a Ponte D. Luís lá ao fundo. Se vierem até Gaia, passem pela zona do hotel The Yeatman e vão encontrar uma das vistas mais bonitas da cidade.
Lição a reter depois deste passeio fotográfico: valorizar aquilo que temos perto de nós. Podemos passar imensas vezes por um sítio sem dar a devida a atenção. Eu já tinha passado por estas ruas mas nunca parei para observar devidamente. Ver todos estes edifícios ajudou-me a perceber um pouco melhor a história desta zona de Gaia.
Não se esqueçam de ver os projectos das restantes meninas:
As duas primeiras fotos, moça <3 e que cores bonitas! Aquele lar é mesmo estranho ahah :) conseguiste mesmo encontrar a beleza à porta de casa!
ResponderEliminarFoi uma boa aventura pelo quarteirão. Aquele lar é um bocado creepy, confesso :P
EliminarAs casas que encontraste são simplesmente lindíssimas! Aquela antes da ponte D. Luís, espectacular (o edifício e a foto, gosto do contraste do azul do céu com as cores da casa)!
ResponderEliminarAonde (não) estou
Obrigada Ana! É um edifício um bocado peculiar, com uma mistura de estilos :p o que mais gostei na foto foram as cores, sem dúvida.
EliminarTenho tanta pena de não ter tido tempo para visitar Gaia como deve de ser :(
ResponderEliminarQue casas bonitas e com cores tão vibrantes :D muito bom!
let's do nothing today
Gaia tem muito para ver mas quando se tem pouco tempo, é sempre melhor apostar no Porto. Mas tem umas zonas específicas como o Cais de Gaia e das Caves, ou até mesmo a zona à beira mar, que valem muito a pena :)
EliminarNunca visitei Gaia, mas as tuas fotografias deram-me uma vontade enorme de lá passar nas minha próximas férias! Adorei os contrastes ❤
ResponderEliminarVisita-me ❤ Freedom Girl
Sim, vem até Gaia e passa uns dias aqui e no Porto :) aposto que não te arrependes! Tens praia e cidade :)
EliminarJá o disse à Vânia, mas torno a repetir aqui: acho incrível como este desafio nos fez prestar mais atenção àquilo que está à nossa volta e que tão facilmente nos passa despercebido no dia a dia.
ResponderEliminarAdorei os edifícios que escolheste para fotografar, Cat. Acho especialmente interessante a fábrica de cerâmica. E - oh- aquela vista para a ponte, caramba... <3
Joan of July
É verdade Cat, nunca tinha dado grande atenção a esta zona e o 6 on 6 motivou-me para andar à descoberta :)
EliminarE que fotografias tão giras!
ResponderEliminarBeijinhos ♥
Mónica Rodrigues dos Santos
http://cupcakewomen.blogspot.pt/
Obrigada <3
EliminarGosto tanto dessas casas que fazem lembrar o estilo árabe! São mesmo bonitas. Adorei a primeira fotografia, aqueles azulejos diferentes fazem um conjunto bem interessante. Quando voltar ao Porto, de certeza que irei dar um saltinho a Gaia :)
ResponderEliminarQuando vieres ao Porto diz e vamos fazer um passeio :)
EliminarPor acaso mesmo antes de ler o teu texto estava a ver as tuas fotos e a pensar que os edifícios pareciam árabes. Surpresa que tenham sido tirados em Gaia! Bebemos todos da cultura uns dos outros no que à arquitectura diz respeito.
ResponderEliminarTambém passo por fazes de menos inspiração em que a fotografia fica um pouco de lado e deixa de ser um processo tão natural quanto e gostaria. Enfim, são fases, depois passa, já sabemos. :D
Sim, foi uma descoberta inesperada! :)
EliminarAcho que já me sinto mais inspirada para o próximo desafio. Eheh.