13 de março de 2016

SCISKIN | Champô Forticea Anti-queda e a Microencapsulação

Já disse isto tantas vezes aqui pelo blogue, pelo que acho difícil que ainda não saibam que sofro de alopécia. Este problema de queda de cabelo já me acompanha desde a adolescência e por causa disso tenho de ter cuidados especiais com o meu cabelo. Tenho tendência a ter alguma queda durante todo o ano, mas as épocas mais críticas são a entrada no Outono e na Primavera.  Nestas duas alturas do ano, tenho sempre de fazer um tratamento anti-queda mais intensivo, que passa por incluir na minha rotina o suplemento de Ecophane em pó. Fora dessas alturas, uso sempre um champô que retarde a queda e/ou reforce a fibra capilar. E uso também o Folcare, um spray de minoxidil para estimular o crescimento de cabelo.

A Primavera está quase a chegar e, como tal, já comecei o meu tratamento. Desta vez, como champô para prevenção da queda, escolhi este Forticea da René Furterer


O principal motivo que me levou a escolher este champô foi a sua formulação, devido à presença de bioesferas (ou microesferas) com óleos essenciais. Um aspecto importante nas formulações cosméticas é a sua estabilidade. Existem formulações com ingredientes interessantes, mas estes degradam-se rapidamente e perdem a sua actividade. Tal pode dever-se à sua exposição a factores externos, ou até mesmo ao contacto com outros ingredientes da formulação. Para evitar que isto aconteça, cada vez mais se tem recorrido ao uso de esferas, que aprisionam os ingredientes no seu interior, isolando-os do meio externo e fazendo com que estes fiquem mais estáveis. Esta técnica chama-se microencapsulação, porque as esferas costumam ter um tamanho pequeno (micro) e os ingredientes ficam encapsulados no seu interior.


Tal como o próprio nome indica, o Forticea promete fortalecer o cabelo fino por estimulação da microcirculação. E, por outro lado, promete ainda nutrir o cabelo, graças aos óleos essenciais de lavanda e laranja. Por norma, os champôs que são direccionados para tratamentos anti-queda, não costumam ser muito nutritivos. Conseguem travar a queda, conseguem fazer com que o fio de cabelo fique mais espesso... Mas costumam deixar o cabelo bastante seco. Então achei interessante este champô combinar as duas coisas: ajudar na queda e fornecer nutrição ao cabelo.

Usei o Forticea durante vários dias e notei que o meu cabelo ficou mais espesso e forte. Acho que é um bom champô para quem tem o cabelo muito fino e precisa de ganhar algum volume. E não há dúvidas que o meu cabelo ficou mais volumoso.


Uma outra coisa que notei foi que ganhou algum brilho. Normalmente os champôs anti-queda que uso deixam o cabelo bem mais baço e este destacou-se um pouco nisso. No entanto, estava à espera que as bioesferas com os óleos essenciais nutrissem mais o cabelo e isso não aconteceu. Ele ficou mais espesso, com mais volume, ganhou algum brilho até... Mas fico seco como acontece com os outros champôs de tratamento. Se calhar pus as expectativas demasiado altas e deixei-me entusiasmar pelas esferinhas. Sim, porque não deixa de ser uma formulação interessante e é muito giro ver as esferas actuar. Durante o banho, com o calor e a fricção de esfregar o cabelo, as esferas rebentam e sente-se a gordura dos óleos a sair.

Apesar de não me satisfazer em todos os aspectos, este Forticea continuar a ser uma boa aposta para quando precisar mesmo de ganhar espessura e volume no meu cabelo. Existem mais críticas em que isso é mais importante do que qualquer coisa coisa.

8 comentários:

  1. Parece interessante! Como te disse, comecei agora a lavar o cabelo com o da Klorane e realmente já notei que deixa o cabelo mais seco - como o meu é oleoso isso nem é mau, mas vamos ver como corre a longo prazo. Quando este acabar venho chatear-te eheh :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou muito fã desse da Klorane, depois diz-me o que achaste.
      Estou sempre às ordens, já sabes :D

      Eliminar
  2. No último outono caiu-me IMENSO cabelo, cheguei a pensar que ia ficar careca! Entretanto parou, mas penso que tenho metade do cabelo que tinha antes. Por isso esta review interessou-me muito, já apontei o nome :)

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Outono é mesmo a pior altura! Agora tens de atacar nos fortificantes e estimulantes, para dares mais volume e fortaleceres o que tens e tentar que cresça novamente o cabelo em falta :)

      Eliminar
  3. Também tenho alguns problemas de queda de cabelo, especialmente na altura do Outono. Não me seduzem muito os produtos químicos, prefiro usar coisas mais naturais, mas este despertou-me a curiosidade, vou tentar encontrá-lo para experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que toca a suplementos, eu gosto bastante do Ecophane, que tem componentes naturais como trigo e aminoácidos. É mesmo muito bom! Mas eu não tenho grandes problemas em usar químicos, desde que esteja devidamente provado que são químicos seguros :)

      Eliminar
  4. Não conhecia este champô, nem mesmo a marca, no entanto, pelo que descreves acaba por ajudar a prevenir o problema da queda. É pena que não seja perfeito, mas com os condicionadores e máscaras deves conseguir minimizar o efeito seco.
    A review ficou bastante interessante :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Daniela :)
      Pois, eu gostava de ter um champô que previna a queda e ao mesmo tempo não deixe o cabelo tão seco. Está difícil de encontrar algo assim. Mas é como dizes, é completar o tratamento com umas boas máscaras e sérums, por exemplo :)

      Eliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014