Os cremes de prevenção para as primeiras rugas já fazem parte da minha rotina de pele há cerca de um ano. Quando digo isto a algumas pessoas, a maior parte das vezes ouço coisas como "O QUE!? Anti-rugas? Mas tu só tens 25 anos!" ou ainda "Estás maluca? Isso é uma coisa de velhotas, só te faz mal à pele, ainda és tão nova para essas coisas". Pois é minhas amigas, é precisamente nesta idade que devemos começar a usar produtos anti-idade. E este tipo de produtos não são obrigatoriamente para pessoas mais velhas. Claro que quando falamos em anti-rugas, associamos imediatamente a alguém mais velho, mas hoje em dia existe uma diversidade enorme de produtos anti-rugas, para as prevenir e reduzir as mesmas em diversas fases do seu desenvolvimento. Mas para percebermos melhor a necessidade de prevenir, convém explicar como ocorre a sua formação.
.
De uma forma simplista, a pele é constituida por duas camadas: a epiderme e a derme. A mais externa, a epiderme, está em contacto com o exterior e é fundamental para nos proteger das várias agressões ambientais. Imediatamente abaixo encontra-se a derme, que contém os elementos estruturais da pele. Estes são essencialmente proteínas que fornecem à pele a sua estrutura e elasticidade, como a elastina e o colagénio. Estes componentes estrurais, estas proteínas, são produzidas por células da nossa pele. E é aqui, na derme, que começam os nossos problemas com as rugas. À medida que vamos ficando mais velhas, as células que produzem os componentes estruturais da pele dividem-se mais lentamente e consequentemente também produzem menos proteínas. O que acaba por acontecer é que ficamos com a estrutura da nossa derme mais debilitada. Aquela rede de proteínas que era tão coesa começa a degradar-se progressivamente. O resultado disso é muito fácil de perceber: nas zonas onde a estrutura da derme é mais frágil, a pele acaba por ceder e formar uma deformação. Imaginem uma casa com um forte telhado, mas com uns alicerces fracos. O que acontece é que o telhado não tem suporte e abate. O mesmo acontece com a nossa pele. Assim se formam as rugas! E este fenónemo começa já por volta dos 25 anos de idade, com o aparecimento de linhas finas, que com o tempo vão ficando mais profundas. Por isso, na minha opinião, acho que devemos tentar prevenir desde o início. Devemos ainda ter atenção a alguns comportamentos que só agravam o envelhecimento da pele, como é o caso da excessiva exposição solar, a falta de anti-oxidantes na nossa dieta e fumar.
Como disse anteriormente, já comecei a usar alguns produtos anti-envelhecimento apropriados para a minha idade e deixo-vos aqui as minhas sugestões para pessoas entre os 25 e os 30 anos.
- Isoliss da Uriage
Para ter uma ideia dos constítuintes destes produtos e da minha opinião, podem ler este post. E podem encontrar também estes produtos aqui e aqui.
- Caudalie Polyphenol C15
Esta gama da Caudalie possui propriedades anti-oxidantes bem como filtros solares UVA/UVB, para proteger a pele do aparecimento das primeiras rugas. Neste momento, estou a usar o creme de olhos e lábios desta gama e estou a gostar bastante. Podem encontrar estes produtos aqui e aqui.
- Normaderm da Vichy
A Vichy desenvolveu esta gama especialmente para pele oleosa e com imperfeições. E desta gama faz parte este creme anti-idade, que não só reduz o brilho e as imperfeições de uma pele oleosa, como também ajuda na prevenção das primeiras rugas. Possui constituintes que estimulam a renovação celular, bem como agentes anti-oxidantes. O meu Isoliss da Uriage está mesmo mesmo a terminar, pelo que vou agora começar o Normadem da Vichy. Podem encontrar este creme aqui e aqui.
E por ai, quem tem entre 25 e 30 e também já usa produtos anti-envelhecimento? :)
Parabéns pelo artigo!
ResponderEliminarMuito obrigada Paulo! :)
ResponderEliminar