20 de maio de 2014

BSA: Banco de Sangue Animal

Hoje venho alertar-vos para uma causa que a maior parte das pessoas não tem a noção, mesmo aquelas que têm animais de estimação. Vamos então imaginar o seguinte: o vosso bichinho fica gravemente doente e precisa de uma transfusão de sangue. Sem essa transfusão, ele morre. Claro que não hesitam e querem que ele receba essa transfusão. Mas de onde vem o sangue que ele vai receber? Nos Humanos, sabemos que existe um Banco de Sangue e, em princípio, teremos o sangue que precisamos sem problema. Mas para os animais? 


Tenho a dizer-vos que também existe um Banco de Sangue Animal. Mas quem são dadores? Quem vai assegurar que os nossos bichinhos vão ter sempre disponível o sangue precisam? Pois bem, a resposta é simples: os nossos próprios animais. 


 



 


Tal como acontece nos Humanos, gatos e cães saudáveis podem ser solidários e ajudar os outros animais, doando o seu sangue de vez em quando. Assim sendo, se os nossos animais de estimação estiverem bem de saúde, podemos registá-los como dadores e assegurar que podem ajudar a salvar vidas. Quem sabe se um dia não será a deles a ser salva!


Ser dador de sangue também traz vantagens para os nossos bichinhos. Além de serem solidários, estes são submetidos a testes de rastreio para se comprovar que estão aptos a doar sangue. E estes testes são totalmente gratuitos! Os testes de rastreio envolvem exames físicos, análises bioquímicos e análises a doenças infecciosas, como a sida e a leucemia. No meu caso, o meu gato é dador e fez o rastreio para a sida felina (FIV) e leucemia felina (FELV). É um teste um pouco dispendioso e confirmamos que ele não tem nenhuma destas doenças, de uma forma totalmente gratuita. Também já soube de um caso mais triste, em que um gatinho preparava-se para ser dador, mas no rastreio descobriu que tem sida e já não pôde doar. Se esse gatinho não tivesse ido ao Banco de Sangue, não se teria diagnosticado a doença tão cedo e tomado a devidas precauções a tempo e horas. O mais provável era ter contaminado outros gatos que vivem com ele. 


 



 


Podem ver todas a vantagens de ser dador aqui. Claro que as vantagens de o vosso animal ser dador são imensas e podem atrair muitas pessoas apenas pelo facto da desparasitação e testes de rastreio serem gratuitos. Os tempos estão difíceis e todos nós queremos poupar algum dinheiro. Mas não se esqueçam que mais do que isso, devemos ser solidários e ser dador é um comprimisso. Temos de nos comprometer que os nossos animais vão doar sangue sempre que é necessário. Não podemos abandonar o nosso comprimisso a meio, porque algures algum animal vai precisar de sangue não vai ter. E um dia pode ser o vosso!


 


Sejam solidários e registem os vossos bichinhos como dadores de sangue :)


 


Catarina C.


 


 


 

6 comentários:

  1. Um blogue muito catita! E parabéns pelo destaque no SAPO BLOGS! :) Merecido!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Rita! :)
    No seu blog já aprendi umas coisinhas sobre a China eheh. Uma boa estadia por ai :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá! :)
    Tenho um cão e não fazia ideia que existia um banco de sangue animal! É uma ideia fantástica mesmo!
    Mas fiquei desiludida quando vi que o meu cão não pode dar. É raça pequena e só tem 7kg... Gostava que ele ajudasse outros cães.
    Espero que muitas pessoas leiam o post e levem os cães e gatos a dar sangue! :)
    E parabéns pelo blog! ;)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada :)
    Sim, muita gente não conhece o BSA e ficam muito surpreendidos quando o dou a conhecer. Eu própria fiquei quanto tive conhecimento. Acho que é uma causa muito importante e que merece divulgação. Também espero que as pessoas fiquem sensibilizadas como eu fiquei ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas que grande ideia! Não sabia que isto existia, mas vou informar-me! Obrigada por estares sempre atenta :D

    ResponderEliminar
  6. Se precisares de alguma informação podes perguntar-me que eu tento ajudar ;) Eu acho que é algo muito bom o que fazem neste Banco de Sangue Animal e sinto-me mesmo bem por ajudar!

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014