23 de abril de 2017

MINT CLICKS | O bichinho da fotografia


A fotografia é algo que sempre fez parte da minha vida. Lembro-me de ser pequenita e ver o meu pai com a sua reflex analógica da Pentax, que nos acompanhava sempre em todas as viagens e férias em família. Se hoje tenho boas recordações fotográficas de alguns momentos da minha vida, devo-os a ele, que andava sempre com máquina atrás (máquina essa que acabei por herdar). Quando comecei a crescer, também quis ter a minha própria máquina. Já não sei quem me ofereceu a minha primeira máquina, mas lembro-me bem das centenas fotografias tiradas aos 10 anos, na Disneyland. E também das mil e uma fotografias que tirei em Nova Iorque, quando tinha, se não estou em erro, 15 anos. É engraçado pensar que nessa altura só tinha uma máquina analógica e as minhas fotografias estão todas impressas em papel.


Depois passamos para o digital e tive uma Canon compacta que foi a minha máquina de estimação durante muuuuitos anos. Fotografou imensas pijama parties com as minhas amigas, durante a adolescência. E ainda me acompanhou no meu Erasmus à Holanda. Depois disso posso dizer que tive uma fase em que a fotografia "adormeceu" em mim, que coincidiu com a altura em que estive no mestrado. Foi uma fase em que não tive vontade de fotografar. Na verdade, foram tempos um bocado atípicos e acho que já não consigo ser a pessoa daquela altura. Quando comecei a trabalhar ganhei mais tempo para mim e foi também aí que criei o Mint


Cachecol: c/o Zaful

E foi graças ao blogue que o gosto pela fotografia renasceu. O blogue motivou-me para fotografar mais e o melhor possível, para tornar as minhas publicações apelativas. Herdei a Nikon D60 do meu pai, que foi a primeira DSLR que usei e nela comecei a aprender umas coisinhas. Depois surgiram projectos fotográficos que me puxaram para fotografar com frequência: o 6 on 6 e agora o Off Sight. Graças a estes projectos saí à rua unicamente com o objectivo de fotografar e percebi como me sabe bem fazer isso.


No ano passado lembro-me que tirei meia dúzia de dias de férias no Verão e pelo menos duas vezes saí de casa com a máquina na mão e sem destino definido, só com o objectivo de passear e fotografar o que fosse aparecendo. Hoje em dia, quando não fotografo durante muito tempo, fico com um sentimento de vazio dentro de mim (dramático, eu sei). Mas fico com saudades de o fazer e a pensar "Caramba, já não fotografo há tanto tempo!". Por outro lado, outra coisa que me deixa mesmo feliz é olhar para uma fotografia e esta sair exactamente como eu queria. Fico mesmo contente, ao ponto de ficar especada a olhar para ela durante bastante tempo. E dou por mim a revê-la vezes sem fim. 


Para além disso tudo, este ano já troquei a velhinha D60 que herdei por uma D5500, porque não estava inteiramente satisfeita. Gosto imenso dela e dou por mim a sair com ela mais vezes do que esperava. Encomendei também um material para fotografar dentro de casa e fazer algumas coisas fora (tripé, luz LED, reflectores...). E agora ando ansiosa pela minha próxima compra, que será uma nova objectiva para explorar coisas diferentes. Sei que ainda tenho muito para aprender, mas sinto-me mesmo feliz com este meu hobby e tinha de partilhar com vocês. Yeps, parece que fui mordida pelo bichinho da fotografia. E tenho a certeza que ele nunca mais me vai deixar.

Fotografia por Joana Sousa.

6 comentários:

  1. Gostei muito do post Mint Gilr!!! Identifivo-mme imenso com o que escreveste. Desenvolvi também o gosto pela fotografia desde pequena porque tiravam-me imensas fotos. ADORAVA. Estou prestes a trocar a minha canon velhinha 1000D pela M6. Estou super excitada ��
    Beijinho
    A Diva da Rechousa

    ResponderEliminar
  2. Sou apaixonada por fotografia desde que me lembro. Quando era mais nova usava rolos atrás de rolos. Felizmente agora é tudo digital :P

    ResponderEliminar
  3. Mais uma apaixonada por fotografia deste lado. :)

    ResponderEliminar
  4. Como tu, também adoro fotgrafar!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Também gosto imenso de fotografia! :)

    Mil beijinhos,
    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  6. Acho que muit@s de nós que temos este bichinho já o trazemos desde infância - a magia de registar momentos e detalhes não se explica mesmo! E percebo tão bem a tua satisfação de ver algo sair mesmo como queremos ❤️ You go, my girl!

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014