31 de março de 2017

MINT CLICKS | OFF SIGHT: Locais Abandonados - Quinta das Devesas


Março passou a voar e cá estamos nós para mais um projecto do Off Sight. Mais uma vez, eu e a Jiji estivemos em Gaia (caramba, parece que Gaia está toda abandonada ahah!), bem perto da minha casa. Lembram-se dos silos que fotografamos no mês passado? A 5 minutos desses silos fica a Quinta das Devesas, também conhecida como Parque das Camélias. Apesar de ser tão perto da minha casa e de saber que exista uma quinta qualquer por ali, não tinha a noção do que estava para lá dos seus grandes portões. Depois de uma breve pesquisa no google, para confirmar o local, fiquei surpreendida ao saber que esta quinta pertence ao Parque Biológico de Gaia. E porquê? Porque tem "só" 104 tipos de camélias plantadas e devidamente identificadas. Say whaaaat?





Tendo em conta o grande número de camélias que existem neste local, a Câmara de Gaia decidiu transformar os jardins do solar do Conde das Devesas num parque público, de forma a dar a conhecer a grande variedade de camélias que existem aqui na região. A camélia (ou japoneira, como costumamos chamar muitas vezes cá no Porto) é um dos ícones da cidade. No início do século XIX as famílias mais ricas do Porto trouxeram as camélias para Portugal e começaram a plantá-las nos seus jardins. Há quem diga que as camélias chegaram primeiro a Portugal e depois espalharam-se pela Galiza, mesmo antes de chegar à Inglaterra. Apesar de ser um flor originária da Ásia, a camélia encontrou no Porto o clima e solos perfeitos para se desenvolver. E pronto, camélias everywhere!




Sobre a casa em si, era o solar do Conde das Devesas, que foi deixado à Misericórdia mas acabou por ficar ao abandono. Era uma casa enorme, com capela e tudo. Apesar de terem reabilitado a zona do jardim e um dos lados da casa (onde vivem pessoas), o outro lado continua completamente abandonado e muito degradado. Das coisas que mais gostei neste solar abandonado foram as estátuas dos veados na escadaria, bem como as heras que invadem toda a casa. 







Vou certamente voltar a este jardim quando tiver mais tempo, porque é um local bem simpático para passar uma tarde tranquila, quem sabe a ler um livro ou simplesmente a admirar a beleza do jardim e a relaxar um pouco. Bónus: tão perto de casa. 

Para quem costuma seguir atentamente o nosso projecto, agora podem acompanhá-lo mais facilmente, fazendo um simples click ali na barra lateral. Sim, sim, até temos direito a um logótipo bem lindo, criado pela querida Mafalda da Nuts for Paper. Não se esqueçam de passar pelos outros blogues, para conhecerem os restantes locais abandonados visitados durante este mês.

13 comentários:

  1. Eu se tivesse um sítio destes ao pé de casa não saía de lá, rapariga :p gostei mesmo das tuas fotos (e da edição! :D ). Aquela da fechadura está tão bonita, pelas cores e pelas histórias que deixa por contar. E as estátuas são mesmo bonitas! Olha, tenho é que voltar aí com a minha Mãe :)

    ResponderEliminar
  2. Bonitas fotos. E que espaço encantador!

    ResponderEliminar
  3. Mais um grande exemplo de como as maravilhas do nosso país estão a caír aos pedaços... É tão triste...
    Esse jardim é lindissimo e ficaria tanto a ganhar se nessa casa funcionasse alguma coisa: uma associação, um café, um hostel... Fosse o que fosse! Tudo poderia servir de pretexto para a reabilitação dessa casa.
    As tuas fotos estão muito bonitas! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Esse local devia ser tão lindo, em tempos... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Tenho de ver se visito este sítio. Adorei as fotografias :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  6. Os sitios abandonados causam-nos um pouco de medo, mas as fotos ficaram tão bonitas que dá vontade de ir ver pessoalmente na mesma!!

    Seguimos o blog e o insta :)
    Beijinhos
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  7. Que lugar fantástico! :o
    Se eu morasse ao pé, levava aí a vida!
    Adorei as fotos e fiquei super curiosa por poder ver esse sítio um dia. :D

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  8. Também gostei dos veados mas a tua foto da fechadura venceu no meu coração, adoro as tonalidades e ar velho, desgastado pelo tempo.
    É uma quinta mesmo bonita, era interessante restaurarem a casa já que o jardim está aberto ao publico. E nem sabia nada sobre camélias, fiquei a descobrir =)
    Estou como tu, "Lisboa está toda ao abandono"? Acho que agora estamos mais alerta com esta temática mas a sério, há prédios inteiros abandonados em.Lisboa que ainda por. Ima.não dão para entrar ohhhh

    ~*Viver a Viajar*~

    ResponderEliminar
  9. É muito lindo!
    Segui o teu blog!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adorei conhecer a histórias das camélias! E 104 tipos de camélias? Uau! É uma pena que o edifício este assim, de certeza que iria brilhar no meio de um jardim tão bonito.

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  11. Adorei as fotos e o lugar parece encantador (também eu tenho um fraquinho por sítios abandonados!)

    Days of Blues

    ResponderEliminar
  12. Cheio de histórias este teu texto. E as fotos, tão carregadas de detalhes! É incrível como há sítios tão inspiradores!

    ResponderEliminar
  13. Eu adorei o local onde foram! Nem que seja só pelo ar que as camélias dão a casa! Que cores tão bonitas, Cat!! Achei todas as fotos tão românticas! Eu até tenho dificuldade em escolher qual a minha preferida.
    Que pena estes lugares estarem ao abandono! De certeza que seria muito feliz aqui :P :)
    Um beijo grande

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014