28 de fevereiro de 2017

MINT CLICKS | OFF SIGHT: Locais Abandonados - Silos da Cimpor


Estamos de volta para mais um mês do Off Sight, o nosso querido projecto fotográfico. Continuamos a explorar locais abandonados e, desta vez, eu e a Jiji resolvemos explorar um local um pouco diferente do habitual. Fomos para perto da estação de comboio das Devesas, em Gaia, onde ficam os silos da cimenteira Cimpor. Estes silos já estão abandonados há alguns anos e é impossível não reparar deles quando se chega a Gaia, de comboio. 




Como podem ver, o local fica mesmo junto à linha de comboio. Aliás, a partir de lá conseguem aceder directamente à linha, através de uma vedação que foi cortada. O que é bastante perigoso e foi por aí que, durante a nossa sessão fotográfica, veio um visitante inesperado e que tinha um aspecto duvidoso. Eu e a Joana tememos por nós e pelas nossas máquinas, temos de confessar. Apesar de nos olhar de forma ameaçadora, estava só de passagem. Ufaaa. Lema deste Off Sight: Livin' in the edge!




Sobre a história do local, confesso que não sei muito. Esta zona de Gaia sempre foi uma zona muito industrial. No entanto, muitas industrias desta zona acabaram por desaparecer e a Cimpor foi mais uma. Aliás, nem me recordo disto estar a funcionar e apenas sei que houve muita escandaleira em tribunal, entre a Cimpor e a Câmara de Gaia. Muitos processos, multas de milhões e nada se resolve. Resultado: fica tudo ao abandono.





Fomos tirar estas fotografias num Domingo bastante solarengo. Eu costumo ser  muito picuinhas com as minhas fotografias, mas por acaso gostei do resultado destas. Gostei do contraste da luz dourada do sol com as zonas alaranjadas e ferrugentas dos silos. Espero que tenham gostado do resultado tanto quanto eu.


Este mês temos uma novidade para vocês: temos bloggers convidadas, que vão alinhar connosco neste desafio sempre que puderem. Yey! Não se esqueçam de visitar todos os nossos blogues. 

19 comentários:

  1. Adorei as fotos! Estes locais abandonados dão cenários incríveis. :)

    ResponderEliminar
  2. Andaste a explorar diferentes perspetivas, well done! :)
    Também andei virada para a indústria neste mês, e como vocês, também senti que tinha que sair rápidamente da fábrica que visitei (embora temesse mais pelas condições de segurança do espaço do que pelo risco de aparecer alguém). De qualquer forma é isso mesmo, livin'in the edge! :)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, as fotos relativas a lugares abandonados estão com qualidade na luz, cor, detalhes e beleza, são perfeita e valoriza o projecto.
    AG

    ResponderEliminar
  4. Também gostei do contraste das cores e gosto muito do facto de terem apanhado um céu bem azul. No dia em que fotografar com a Marta, a Margarida e a Lúcia o céu estava feionho, num cinzento que metia dó. Tirei algumas fotografias (que não escolhi para ilustrar a minha publicação) que tinham ficado lindas com este céu que mostram. As fotografias estão mesmo giras e eu gosto sempre de ver a ferrugem porque acho que conta um pouco da história dos sítios.

    ResponderEliminar
  5. Oooook, tenho de ir até aí!

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho interessante haver a oscilação entre fotografias de detalhes e de vista global, ficamos com uma boa representação do espaço. Por esse país fora acho que também há uma série de estações ferroviárias abandonadas que devem ser giras de fotografar. Fica a ideia :)

    ResponderEliminar
  7. Essas fotos estão muito bonitas. Por vezes também tenho vontade de explorar mas tenho sempre medo de o fazer sozinha não vá acontecer alguma situação semelhante...

    ResponderEliminar
  8. Ena, vocês tiveram sorte com o tempo! Essa luz funciona mesmo bem com a ferrugem, parece que a torna mais dourada. :) Gosto bastante de algumas das tuas perspectivas. Parabéns pelo trabalho. :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante do resultado, e do teu blog! Não conhecia mas tornei-me seguidora :))

    Beijinho ♥

    The Simply Ana

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada! Também espero manter-me neste projeto durante muito tempo, adoro o conceito. ;)

    ResponderEliminar
  11. É bastante interessante ver as duas interpretações e "visões" do mesmo sítio. Já tinha visto no blog da Jiji e é muito giro ver agora aqui. Adoro este vosso projeto :)
    Beijinho

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  12. "Perigo" é o nosso nome do meio ahahah :p gosto tanto da luz nas tuas fotos! Tivemos mesmo sorte com o dia, impecável para ficar com umas cores mesmo vivas :D está a ser tão bom ganhar este hábito mensal de sair para fotografar! :D

    Jiji

    ResponderEliminar
  13. Acho as zonas industriais abandonadas tão interessantes para fotografar! Talvez porque gosto de ver máquinas antigas, objetos antigos... Na terra da minha avó existe aos montes.
    Pessoalmente gosto muito das fotos, há pequenos pormenores que adorei. Obrigada pela tua mensagem de boas vindas minha linda, acredita que fico feliz :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que escolheram uma fabrica para trazer diversidade ao off sight e deixa me que te diga que as fotos ficaram fantásticas! A primeira então, com um contraste de cores vivas tão bonito. Ahhh e os grafittis <3

    ResponderEliminar
  15. Que sítio incrível, Cat!! Adoro construções desse género abandonadas! Já tive a sorte de fotografar uma fábrica abandonada e acho simplesmente fascinante. Tenho que ir aos Silos da Cimpor um dia. :D
    E belas fotos também, adorei os pormenores que mostram a actual fragilidade das estruturas ao abandono.
    Muito bom!

    Joan of July

    ResponderEliminar
  16. Adorei as fotos,belos ângulos e pormenores Parabéns.
    Estou seguindo este vosso projecto, que estou fascinada.
    Beijinho e bom fim de semana.

    Susana

    ResponderEliminar
  17. Adorei o blog as fotos e o vosso projeto.
    Não conhecia o blog, mas adorei conhecer:)
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014