17 de outubro de 2016

EVENTS | Portuguese Jewellery Guide


No passado dia 30 de Setembro participei no Portuguese Jewellery Guide, um evento organizado pela AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal) que teve como objectivo dar a conhecer o que de melhor se faz na joalharia Portuguesa. Neste evento participaram algumas bloggers e este foi realizado no âmbito da Porto Jóia 2016. Foi um dia com uma agenda bastante preenchida, que começou por uma visita à Topázio e ao atelier da Mimata, seguido de um almoço delicioso no Flow. Por fim, durante a tarde, fomos até a Exponor visitar a Porto Jóia. 

Logo pela manhã fomos até à Topázio, uma marca com mais de 140 anos de existência e reconhecida pelos seus trabalhos em prata, nomeadamente os seus icónicos faqueiros. Tivemos a oportunidade de conhecer a fábrica e aprender um pouco mais sobre o processo de produção das jóias e outras peças decorativas.





Apesar da Topázio ter uma dimensão considerável no mercado, é uma empresa bem familiar e com produção artesanal. Confesso-vos que conhecer a fábrica da Topázio foi a minha parte favorita do dia. Adorei perceber um pouco melhor como se produzem as jóias e todas as restantes peças de decoração. E por falar em decoração, visitar a Topázio deixou-me com um enorme sentimento de nostalgia. Ver todas aquelas peças de decoração, em particular as de servir à mesa, fez-me pensar noutras gerações, nas quais se valorizava imenso essas peças. Antigamente, as pessoas investiam em peças únicas e mais valiosas, que passavam com orgulho, de geração em geração. Acho que com o tempo essa tradição de perdeu um pouco, mas são marcas como a Topázio que não a deixam morrer. É uma marca versátil e que tem evoluído ao longo dos anos, não só com peças clássicas, mas também com colecções modernas e acessíveis.







Agradeço imenso à Carla Costa, directora de marketing da Topázio, por nos proporcionar esta visita espectacular. Foi um gosto enorme e espero voltar!

Depois regressamos à baixa do Porto, mais precisamente à Rua de Cedofeita, para visitar o atelier da Mimata. Um local totalmente diferente do anterior, mais pequeno e intimista. As jóias da Mimata são criadas pela Joana Mieiro e são inspiradas nas estrelas. São peças com uma base simples e clássica, mas ao mesmo tempo sofisticadas. Não fazia ideia da existência da Mimata e gostei imenso de a conhecer. 








Depois de uma manhã em cheio e já cheias de fome, rumamos ao restaurante Flow para um almoço que prometia ser delicioso. E assim foi! O espaço é lindíssimo e faz lembrar um ryad Marroquino, com o seu pátio interior e as janelas ovais. Fomos surpreendidas com uma entrada temática, com ouro comestível.Comi também um risotto de gambas e um cheesecake de maracujá, mas a fome era tanta que me esqueci de os fotografar com a máquina fotográfica. Ups!





A refeição estava óptima e o ambiente bem animado, mas já estávamos atrasadas para o nosso próximo destino: Exponor. Fomos para o primeiro dia da Porto Jóia, onde pudemos conhecer as grandes novidades e tendências do mundo da joalharia.







Nesta visita à Porto Jóia, destaca-se o lançamento da campanha Portuguese Jewellery - Shaped with Love, protagonizada pela actriz Milla Jovovich. Esta campanha foi organizada pela AORP e tem como objectivo divulgar internacionalmente a joalharia Portuguesa. O sector da joalharia esteve em baixa durante algum tempo, mas agora está a erguer-se novamente e quer dar a conhecer a nossa joalharia um pouco por todo o Mundo.

Tivemos ainda a oportunidade de conhecer os novos talentos da joalharia nacional, os Portuguese  Jewellery Newborn. Destes novos talentos, gostei especialmente da originalidade da Bellisgirl, Ana João Jewellery, Sopro e Iglezia

Destaco ainda a visita ao stand da Mel Jewel, que eu estava curiosa para conhecer e me deixou encantada. Peças simples e delicadas, perfeitas para usar no dia-a-dia. Estou mortinha que lancem a loja online (Pai Natal, fica atento a isto, sim?). Por fim, fomos também conhecer a nova colecção da Eugénio Campos. Resumidamente, a sua nova colecção é um back to basics, com o regresso da marca à sua essência.

Resta-me agradecer à AORP por esta oportunidade incrível de aprender mais sobre a joalharia Portuguesa. Muito obrigada!

6 comentários:

  1. Que visita TOP! Ir à fábrica da Topázio deve ter sido qualquer coisa...a minha costela de família de joalheiros delira com estas coisas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bom! Vi lá cada coisa mais linda <3 e adorei ver todo o processo de fabrico, ver de preto os artesãos a criar as jóias. Muito giro mesmo :)

      Eliminar
  2. Que peças tão giras!

    Beijinhos ♥
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. É tão bom ver a qualidade do que se faz nesta área por terras lusas! Se há coisa que eu tenho vindo a apreciar cada vez mais é apostar em acessórios de qualidade, preterir a bijuteria que depressa fica inutilizável e preferir investir em peças bonitas de materiais mais nobres que sei que vou poder usar por muito tempo.
    Gostei especialmente das peças da Mimata, têm um quê de clássico e irreverente ao mesmo tempo!

    Beijinhos,
    --
    Sofia | Monochromatic Wave

    ResponderEliminar
  4. Adorei :D e gostei especialmente do ultimo anel!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014