18 de setembro de 2016

HAIR | O papel do champô no tratamento anti-queda


Para a maioria das pessoas, a transição do Verão para o Outono é sempre uma altura problemática para o cabelo, pois é a altura em que este cai com mais frequência. A intensidade da queda varia um pouco de pessoa para pessoa. Algumas pessoas nem sentem a necessidade de mudar a sua rotina capilar, ou porque têm muito cabelo e não sentem muita diferença. Ou porque não lhes cai assim taaanto cabelo. No entanto, para outras pessoas, esta altura pode ser crítica. Principalmente para pessoas que já não têm muito cabelo e, ainda por cima, lhes cai imenso. *points to self*
Assim sendo, há que alterar as rotinas e atacar o problema com novos produtos.

Nestas alturas, a maioria das pessoas pensa "vou comprar um champô anti-queda e fica resolvido". Mas será que é suficiente? Provavelmente não. Se vocês querem combater a queda de cabelo, dificilmente irão consegui-lo apenas com um champô. Por norma, o champô é usado como complemento do tratamento anti-queda. O  champô actua no couro cabeludo e no folículo piloso e pode actuar de diferentes formas, como por exemplo.

Equilibrar o couro cabeludo, reduzindo a oleosidade que conduz ao enfraquecimento do cabelo;
Estimular o crescimento de cabelo novo, por exemplo através da activação da microcirculação;
Aumentar a espessura do fio de cabelo, dando a ilusão de um maior volume.

Para combater mais eficazmente a queda de cabelo, o champô deve ser combinado com um suplemento alimentar ou outro tipo de medicação oral. Pode ainda ser usado um spray de aplicação tópica. Com isto não estou a dizer que não devem usar o champô, atenção. Se têm queda de cabelo, cabelos finos ou quebradiços, devem apostar num champô destes. Mas se a vossa queda é intensa devem, se possível, apostar num tratamento mais completo. Aqui têm alguns exemplos de champôs que já experimentei. Os meus preferidos são o Serioxyl da L'oreal Professionnel (6) e o Kérium da La Roche-Posay (2).


Image Map

Cliquem na imagem para saber mais sobre cada um destes champôs.

Se quiserem saber mais alguma informação sobre um destes champôs ou se precisarem de alguma ajuda com escolha de suplementos alimentares para a queda de cabelo, basta perguntaram. O próximo champô que irei experimentar será o Seskavel da Sesderma. Estou bastante curiosa para ver como se vai comportar. Também estava a pensar fazer uma publicação mais detalhada sobre o meu caso de alopécia e do tratamento actual que estou a fazer para a queda do cabelo. Acham que seria interessante?

12 comentários:

  1. é uma bopa altura para começar a fazer tratamento para a queda...eu costumo usar produtos da vichy...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que produtos costumas usar da Vichy, Isa? :) Gosto sempre de saber o que resulta com as outras pessoas.

      Eliminar
  2. Eu acho que seria bastante interessante. A mim cai-me cabelo o ano inteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu percebo-te. A mim também me cai praticamente o ano inteiro, mas nesta altura do Outono é mesmo muito mau. Já te aconselhaste com um dermatologista, para perceber o motivo?

      Eliminar
  3. Eu uso precisamente esse density advanced da l'oreal e noto uma diferença enorme! Adoro!
    Beijinhos *
    Uma Chávena de Charme | YouTube | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Density Advanced é muito porreiro também. Em certos aspectos é semelhante ao Serioxyl da mesma marca! No meu caso, o Serioxyl ainda resulta melhor para dar maior espessura e volume ao cabelo ;)

      Eliminar
  4. será um problema que terei para a eternidade :/ odeio isto há alturas que só me apetece por um gorro com tal queda que tenho por vezes.
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te perfeitamente :/ mas com o tempo fui dando menos importância a isto. Claro que deixa sempre desconforto e alguma tristeza, mas temos de pensar que existem coisas piores. Se tivermos possibilidade, é tentar usar produtos que nos ajudem os mais possível. Nada de gorros menina Diana, és linda assim como és <3 :)

      Eliminar
  5. Adorava saber mais sobre o tema. Nesta altura do ano, é mesmo complicado.
    Ainda não notei grandes diferenças com nenhum champô que experimentei... mas tenho muito curiosidade sobre os suplementos alimentares.

    -Flávia
    Welcome to 104

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar escrever mais publicações sobre o assunto :) provavelmente não sentiste nenhuma diferença com os champôs que experimentaste precisamente pelo motivo que eu disse. Estes são mais usados como complemento ao tratamento. Eu tenho mesmo muita dificuldade em dizer que um champô me fez crescer cabelo novo. Arrisco dizer que nenhum deles faz isso. Se faz, não é significativo, não se nota. O que eu noto é que me ajuda a que o cabelo não fique tão oleoso e também dão maior densidade. É por aí que escolho os champôs :)

      Eliminar
  6. Olá Catarina,
    como te disse, viria cá fazer uma visitinha e fiquei apaixonada pelo blog de modo que já está num dos meus separadores favoritos. Aproveitei este post para questionar:
    1) se irás fazer um semelhante agora para 2017 com as novidades e se, escolhendo sempre não remover o design do teu lindíssimo blog (deve ser de Catarinas adorar esta cor) se poderias acrescentar às fotos das embalagens, os rotulos com os ingredientes descriminados. Para a maioria das pessoas poderá não ter muita utilidade, concordo, mas para população alvo que faz cronograma capilar ou colorações é um aspecto importante, já que necessitamos de saber se a composição destes champôs têm determinados produtos não aconselhados.
    E mais uma vez, MUITO obrigada pela preocupação por este tema. Se há um aspecto que vejo agora mais transversal a bloggers, vloggers e youtubers de hair care e beauty, é não defenderem e apostarem neste tema como tu fazes.

    Muitos muitos parabéns e já sabes que ganhaste uma seguidora ;)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! Muito obrigada por vires até ao Mint e pelas tuas palavras <3 Tenho planeado fazer um post sobre mitos relacionados com a queda de cabelo e estava a pensar mostrar também os produtos que estou a usar actualmente. Vou tentar arranjar tempo para escrever tudo isso, prometo! :)

      Eliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014