23 de agosto de 2016

Mint talks #14: Olha o passatempo!


Se vieste até aqui a pensar que ias encontrar um passatempo, peço imensa desculpa por desiludir. Não é nada disso. Mas já que estás aqui, bebe mais um copo e fica a ler o resto da publicação. Talvez te diga respeito. Ora bem, passatempos... Muitas bloggers organizam-nos, com as mais diversas finalidades. Porque têm parcerias com marcas. Porque querem angariar seguidores. Porque gostam dos seus leitores. Porque gostam de organizar passatempos. Ou uma mistura destas hipóteses todas. Eu por mim falo, eu gosto de organizar passatempos. Até posso dizer-vos que tenho dois assim alinhavados para sair. Mas existem alturas em que fico a pensar duas vezes se avanço ou não com eles. E porquê? Porque existem pessoas chatas, inconvenientes e, sobretudo, mal-educadas.


Organizar um passatempo dá trabalho. Dá bastante trabalho até. Contabilizar as entradas, verificar se todos cumprem com as regras e até mesmo ter de reportar as estatísticas à marca. Não é fácil. No entanto, eu já ganhei alguns passatempos e sabe mesmo bem ganhar aquele produto que tanto queremos. Porque não proporcionar o mesmo aos outros, se temos essa hipótese? Só que depois temos pessoas que se sentem no direito de controlar o que não lhes diz respeito. Por exemplo, já tive um caso de uma participante que queria que eu alterasse as regras do passatempo, porque ela queria partilhar o passatempo todos os dias e eu só permitia uma partilha. E queria que eu mudasse essa regra. Recebi dezenas de mensagens a pedir para poder partilhar todos os dias. Se ela quiser até pode partilhar a cada minuto, mas não conta mais por isso, porque a regra é uma vez e ponto. Respeitem as regras. E sobretudo respeitem quem está a organizar tudo. Sejam as bloggers, as marcas ou ambas. São a pessoas que estão a ter algum trabalho para proporcionar algo para vocês. Não queiram tudo como vocês querem.


Por outro lado, tentem não difamar quem não conhecem sobre o que não sabem. Se dizemos que vamos lançar o resultado de um passatempo no dia X e este não sai, já somos as más da fita, mentirosas de um raio. "Não divulgou o resultado, aposto que nos enganou, foi tudo para ganhar likes na página!".


Sabem que possivelmente o resultado não saiu porque estudamos ou trabalhamos. Se calhar também somos mães e temos filhos que nos roubam o nosso tempo e atenção. Por isso pensem um bocadinho antes de dizerem. Tenham calma ok? É só um passatempo, não é o fim do mundo. E, tal como disse, o mais provável é ter sido um imprevisto. Podem sempre perguntar quando este sai, mas não sejam inconvenientes e pouco pacientes, como muitas vezes acontece.


Por fim, cada um é livre de participar nos passatempos que quiser. Vinte, trinta ou quarenta por dia. Graças ao Senhor que vivemos em democracia. Mas por vezes é um exagero. E é bem frustrante ver que o único interesse que têm no nosso blogue é ganhar os passatempos. Por isso é que eu organizo menos. Acabam por dar uma falsa ideia de quem são realmente os meus leitores. Ganham o passatempo, tiram o like e até qualquer dia. Não acho bonito.


Enfim, foi um desabafo. Claro que vou continuar a organizar passatempos de vez em quando. Mas gostava que estas atitudes mudassem um pouco! Ganhem juízo, gente.

19 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo. É algo que me irrita profundamente, o põe e tira like só porque acabou o passatempo! Há que ter uma noção de que isso não é correcto...

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, infelizmente o que mais há por aí é gente sem noção :/

      Eliminar
  2. Ahhhh Catarina acordou com os pés fora da cama, e muito bem! :p Entendo-te perfeitamente - felizmente, não por experiência própria, porque a minha grande experiência com passatempos até é através da Coolares por isso normalmente só me calhava a parte do envio, mas caramba...é com cada história! Há malta que quer dado e arregaçado. Honestamente não entendo o drama -.-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu consigo entender que os passatempos possam dar a algumas pessoas algo que elas nunca conseguiriam ter. Mas há com cada exagero desnecessário!

      Eliminar
  3. Cat, eu sei que sou a blogger mais desligada do planeta mas tive de vir aqui comentar, porque gosto muito do teu Mint.

    Por tuuuudo o que referiste, cada vez gosto menos de (ver) passatempos. Acho-os injustos e frustrantes, e às vezes conseguem transformar uma ideia espetacular de retribuir carinho em vazio.
    Por isso, fá-los só quando achares que vale a pena o empenho e não caias em frustrações destas, pf, porque o teu blog é bem mais que isso :)

    Mega beijinho*
    Parmim

    ResponderEliminar
  4. apenas não concordo que os filhos nos roubam a atenção. os filhos são o melhor da vida e por isso devemos aproveitar o máximo que conseguirmos de tempo com eles.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse roubar, mas é no bom sentido, claro :) Que uma grande parte do tempo das mães é dedicado aos seus filhotes!

      Eliminar
  5. Nunca organizei passatempos, mas já vi acontecerem muitas das situações que referiste com outros blogs e até fiquei parva. Há quem não se saiba comportar.

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se são assim online, nem quero saber como são ao vivo :P medo destas pessoas!

      Eliminar
  6. Amen sistah!

    Sinto isso ao ponto de ter reduzido os passatempos para 2 a 3 por ano.

    Por acaso estou numa das épocas para passatempo, mas primeiro estou a preparar os fãs e a dar pequenos "avisos".

    Logo veremos como corre :)

    Beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa também tem que ignorar um pouco estas coisas, senão nunca faz nada. E é como eu disse, eu gosto de organizar passatempo e não nos devemos privar do que gostamos :) por isso força nisso! Temos é de ter paciência :p

      Eliminar
  7. Este post merece ser partilhado vezes sem conta para ver se as pessoas aprendem! Eu, por norma, admito que não gosto muito de passatempos por isso mesmo, para além de aparecerem sempre as 'caça-passatempos' que não seguem ninguém e nenhum blog, sem ser os passatempos que postamos... Dá cá uma neura!.. Mas depois também nos sentimos bem em partilhar felicidade e dar artigos bonitos. É um dilema, um drama, uma loucura e uma felicidade tudo misturado :P

    Glamour in a Bottle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caça-passatempos é a definição perfeita para essas pessoas :P

      Eliminar
  8. Como compreendo tudo o que dizes!

    Acho que por isso é que já não faço um passatempo há quase um ano, às vezes é mesmo cansativo ter esse trabalho todo, porque também já me aconteceu ter que ir atrás das marcas [como quando fiz um ano de blog e queria ter um passatempo por semana nesse mês] e depois ver que a maioria das pessoas só querem mesmo saber do prêmio e depois vão logo embora.
    Mas depois também já pensei no outro lado, como gosto de receber quando participo em blogs que gosto imagino que os meus leitores também gostem, e eu também gosto de lhes agradecer, enfim.

    Como te percebo...

    Meio Cheio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que apesar de tudo, devemos sempre fazer aquilo que gostamos. Neste caso, organizar os passatempos, independentemente do resto :) temos é de ter alguma paciência e contar com estas situações. E pensar que vamos ter sempre os nossos leitores fiéis, que estão sempre cá, com ou sem passatempos :)

      Eliminar
  9. Oh, se dá trabalho, principalmente com muitas entradas, e eu ainda só organizei um passatempo / giveaway sozinha, outros foram com mais bloggers.
    Mas é muito bom poder fazer uma oferta a quem nos acompanha (ou não, e só aparece mesmo pelo passatempo).

    Isso de se pedir para alterar as regras é absurdo, incrível, mesmo!
    Um beijinho,
    --
    Sofia | Monochromatic Wave


    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014