6 de agosto de 2016

6 on 6 | Agosto 2016: Viagens

VIAGENS

Quando decidimos que este ia ser o tema do mês de Agosto, comecei por ficar um bocadinho em pânico. Afinal de contas, a primeira coisa que uma pessoa pensa quando se fala em viagens é em ir de férias para qualquer lado. De preferência, que envolva uma viagem de avião para qualquer outro país que não o nosso. E nada disto aconteceu durante as minhas curtas férias de Verão, pois tirei apenas uma semana de férias e tive de ficar aqui pelo Porto. No entanto, depois de meditar um pouco sobre o assunto, percebi que existem diversos tipos de viagens que podemos fazer, sem sair de onde estamos. Para além da escolha do tema, optamos ainda por fotografar só com o telemóvel, o que tornou este 6 on 6 mais desafiante. 

Quando estive a viver na Holanda, durante o meu ERASMUS, tentei conhecer o máximo daquele país. E apercebi-me de uma coisa: não fazia o mesmo cá em Portugal. Porque raio tinha tanta vontade de conhecer sítios na Holanda e não fazia o mesmo em Portugal? Então regressei com um espírito diferente e comecei a valorizar as viagens cá em Portugal, incluindo aquelas dentro da minha própria cidade, o Porto.


Durante um dos meus passeios pela cidade, descobri estes souvenirs de ímanes do Porto. Bem sei que são coisas para turistas relembrarem a sua viagem, mas fiquei cheia de vontade de comprar uma data deles! 

Dado que neste desafio tínhamos como objectivo fotografar apenas com o telemóvel, tentei usar ao máximo as diversas funcionalidades do meu. Nas minhas mini-férias, fui pela primeira vez ao The Yeatman, em Gaia, que tem uma vista absolutamente fabulosa sobre o Porto. Não podia deixar a registar para vos mostrar! Aproveitei para usar o modo panorâmico para conseguirem ter uma melhor noção da grandiosidade desta vista. Linda, certo?


No nosso dia-a-dia também podemos fazer diversas viagens. Se bem que quando estamos envolvidos nas nossas rotinas acabamos por não lhes dar grande importância. Mas algumas delas podem ser bem especiais. Quando estava a fotografar um eléctrico, lembrei-me de uma história de quando andava na faculdade. Um dia estava atrasada para uma aula. Costumava ir a pé dos Aliados até à Praça dos Leões. Quem conhece o Porto sabe que esse caminho pode ser uma subida bem cansativa, principalmente num dia quente de Setembro e... trajada. Então optei por apanhar o autocarro. No entanto, este nunca mais chegava e eu já estava bastante atrasada para a aula. Mas eis que vejo um eléctrico a passar, que ia precisamente para onde eu queria. Sem hesitar, entrei no eléctrico e rezei para não me atrasar muito pois era uma aula mesmo importante. Quando finalmente relaxei porque percebi que afinal devia chegar a tempo, apercebi-me também que era a primeira vez que andava num eléctrico no Porto! Uma viagem que à primeira vista parecia vulgar, tornou-se diferente e especial.



Durante este mês fiz também uma viagem no tempo, na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. Todos os anos vou a esta feira medieval e nunca me canso. Este ano foi retratado o reinado de D. Dinis e como sempre esteve tudo perfeito. Boas demonstrações, bons figurinos e, claro está, boa comida! 



Nas minhas mini-férias também fiz algumas viagens no tempo, mas desta vez dentro do Porto, com os seus mercados de velharias. Encontram-se coisas mesmo incríveis e é mesmo engraçado visitar estes mercados com os nossos país ou avós. Não nos cansamos de ouvi-los dizer "Eiii, olha para isto! Lembraste destes telefones? Tínhamos um assim quando éramos pequenos!". Esta máquina de escrever chamou a minha atenção, por ser tão bonita e estar em excelente estado. 


Uma outra coisa que me consegue fazer viajar são os livros. Se eu gostar realmente de um livro, vivi-o tão intensamente que parece que fui teletransportada para acção. Sinto mesmo que faço parte da história. É uma boa forma de viajar (e de sonhar) sem sair do sítio. Esta foto foi tirada num alfarrabista da Rua das Flores, que além de livros incríveis, tem peças vintage fantásticas. Mais uma viagem no tempo, portanto. 


Espero que tenham gostado destas minhas viagens. Vá, agora continuem a vossa viagem e passem pelos blogues das restantes meninas, para conhecerem os seus destinos!







19 comentários:

  1. Tens toda a razão, por vezes só queremos viajar para fora do país e esquecemo-nos que ir para fora cá dentro também é viajar. Gosto muito das tuas fotos e identifiquei muitos pontos do teu texto em comum com o meu. Well done! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia! Pois foi, tivemos alguns pontos em comum! Foi um belo desafio, o deste mês :) venha o próximo!

      Eliminar
  2. Moça. ADOREI as fotos TODAS! Damn, girl, que trabalho bem feito :D

    Senti o mesmo pânico que tu ahah mas lá acabei por sair do Porto, o que me ajudou. E é como dizes, é aquela ânsia de conhecer que só vem de vez em quando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaninha! :D Opa nós ficamos sempre enrascadas mas depois damos sempre a volta por cima :p

      Eliminar
  3. Adorei o facto de não te teres limitado à interpretação imediata de viagens. Porque a verdade é essa: até sentados em casa a ver um filme ou ler um livro podemos viajar. E tens razão, passamos a vida a querer conhecer tudo lá fora e por vezes esquecemo-nos do que temos mesmo à porta de casa! Adorei as fotografias e, tal como disse à Jiji, não parecem nada saídas de um telemóvel! Aquela vista do Porto <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :D Ajudou um pouco ter um telemóvel com uma boa câmara. Mas claro que, para mim, o mais importante continua a ser a interpretação que cada uma faz do tema.
      Sobre a vista do Porto, aqui em Gaia consegues ter uns locais bem fixes para fotografar o Porto.

      Eliminar
  4. Fotografias lindas, com telemóvel ou não, estás de parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Bem adorei as fotos! Vim cá parar ao teu blog, ao saltar de um para outro e outro.. e estou rendida a ler posts atrás de posts!

    Ah e sou do Porto e já comprei daqueles imans! Adoro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D
      E fizeste tu muito bem! Eu é que não tenho um bom sítio onde os por (o meu frigorífico é embutido, não dá), senão há tinha comprado! :p

      Eliminar
  6. Ahhh descobri duas coisas altamente no teu post! Fizeste Erasmus na Holanda e nunca me contaste?? Como não passamos um bom tempo a falar sobre isto? :D
    E... o porto tem eléctricos dos antigos. What?? Nunca vi nenhum. Não pode continuar, tenho de ir ao porto e sim, vais ser a minha guia dona Catarina.

    A panorâmica da segunda foto foi muito bem conseguida! Levaste nos a uma viagem no porto muito bem passada, com muita diversidade, adorei cat!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta! Já abordei o meu ERASMUS aqui no blogue mas se calhar não apanhaste esses posts. Temos de falar sobre isso então! :D
      Agora já tens mais uma desculpa para vir ao Porto: ver os eléctricos a passar :p

      Eliminar
  7. Adorei tanto as tuas fotos, como as tuas palavras, Cat. Acreditas que também nunca andei no eléctrico no Porto? Pelo menos que me lembre. Tenho que mudar isso asap!

    A tua foto tirada durante a feira medieval está brutal! Fui lá este fim de semana também. :D

    E concordo muito contigo quando dizes que se pode viajar através dos livros. Aliás, é a minha forma favorita de viajar no dia a dia. :)

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cat <3 Quando vieres cá podemos combinar uma voltinha de eléctrico! Era bem divertido :p

      Eliminar
  8. Apesar de ter estudado no Porto 4 anos, só para aí no 3º ano é que me apercebi que nunca tinha turistado no Porto e só depois de o ter feito é que me apercebi do que estava a perder :D

    ResponderEliminar
  9. Adorei este registo! Identifiquei-me muito com as diferentes interpretações que fazes do tema. Para mim, ler um livro ou ver um filme mais especial é mesmo viajar. Também viajo no tempo quando vejo uma fotografia mais antiga ou recordo certos momentos... É bem bonita essa noção de viagem, não é?

    Gosto imenso da panorâmica, tenho de experimentar esse modo no meu telemóvel! E sim, andar a explorar o nosso país e a nossa cidade é algo que por vezes nos esquecemos de fazer, mas é tão bom! Quando era mais pequena, as minhas férias eram sempre passadas a percorrer Portugal, e conheço imensos sítios, mas confesso que ainda me faltam outros tantos. Temos um país tão bonito...

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014