12 de junho de 2016

EVENTS | Bloggers Camp 2016: O (re) encontro


No fim-de-semana passado fui até Lisboa para segunda edição do Bloggers Camp! À semelhança do que aconteceu no ano anterior, tive a Jiji como minha travel buddy e lá fomos nós num dos primeiro comboios da manhã. Depois de uma bela soneca para repor as energias, chegamos à Gare do Oriente e rapidamente nos pusemos no Cais do Sodré. Muito perto daí ficava o hostel onde decorreu o encontro, o Lisb'on Hostel.

Chegamos bastante cedo ao hostel e encontramos as organizadoras, a Ana, a Cat e a Cat. Tão bom revê-las! Como ainda tínhamos tempo, aproveitamos para dar uma volta pelo hostel para conhecer os espaços. As divisões comuns eram bastante amplas, com uma decoração muito bonita e original. Cada recanto tinha detalhes lindíssimos, uma grande parte deles alusivos a Lisboa e a Portugal.





No exterior, tínhamos à nossa disposição um terraço com uma vista fantástica sobre o Tejo. E tínhamos ainda um jardim, com um mural colorido feito com graffitti. Enfim, todas as condições reunidas para o belo do convívio! Falando em convívio, entretanto foram chegando uma data de pessoas e fomos conversando com este e aquele. Quando finalmente chegou toda a gente, as organizadores distribuíram os badges e os goodies, sobre os quais vou falar noutras publicações.




Depois fomos para a sala de convívio e começamos a primeira actividade, que consistiu numa pequena apresentação de cada um de nós aos restantes participantes. Nervoso miudinho à parte, foi muito bom conhecer aqueles bloggers que já andava mortinha por conhecer e ainda ser surpreendida por uma data de novos blogues. Ah, e também foi muito bom reencontrar as caras conhecidas da edição anterior. Sinto que o Blogger Camp já tem a sua pequena família e que eu faço parte dela.

A hora do almoço chegou num instante e a fome já apertava. Valeu-nos a Natura Light e as suas deliciosas saladas. Comi uma de frango e uma do bosque, que me souberam pela vida! Estas foram acompanhadas por um sumo natural e fruta para a sobremesa.



Já de barriga cheia, regressamos à sala de convívio para os ateliers de consultadoria e design. Enquanto esperávamos pela nossa vez, tivemos mais uma oportunidade para conversar uns com os outros e para nos conhecermos melhor, o que foi óptimo. Afinal de contas, o melhor que levamos deste tipo de encontros são as pessoas e há que aproveitar todos os momentos para nos conhecermos melhor.  Não me inscrevi no atelier de design, porque foi a Ana que criou a imagem do meu blogue que, modéstia à parte, está lindão. Mas a Cat deu-me umas dicas preciosas para melhorar o meu blogue, no seu atelier de consultadoria.



De seguida, assistimos ao workshop da Sara Cabido, sobre como usar o blogue para potenciar a nossa carreira. Apesar de já ter umas noções de como posso fazer isso com o meu blogue (sim, é possível!), achei a palestra interessante e gostei de conhecer o percurso da Sara enquanto blogger. Para terem uma ideia, a Sara tira fotografias maravilhosas e o facto de as publicar no seu blogue valeu-lhe uma boa oferta de emprego. Quem as viu gostou e fez-lhe uma proposta de trabalho como fotografa e gestora de redes sociais. Awesome! 

Depois disso, a Joana Magalhães falou-nos sobre questões legais do uso de conteúdos do nosso blogue, focado nas fotografias e outras imagens. A Joana é advogada e explicou-nos a importância de nos precavermos enquanto bloggers, porque não estamos livres de usarem as nossas imagens sem nos pedirem. E, por outro lado, alertou-nos para a situação de usarmos imagens de outras pessoas sem qualquer autorização. Muitas pessoas fazem isto inconscientemente e sem noção das consequências, que podem ser graves e envolver processos na justiça. Foi um workshop precioso se queremos levar a sério o nosso blogue.

Pelo meio ainda tivemos direito a um lanche com a Fruut e a mais uns dedinhos de conversa, antes do atelier de fotografia com a Cat. Para mim, este atelier foi um mimo porque raramente encontro alguém que me tire fotografias. A nossa sessão foi muito divertida e levei para casa uma data de retratos bonitos. Yey!

Dinner timeeeee! E qual não é o nosso espanto quando chegamos à sala de refeições e encontramos carradas de pizzas com um aspecto maravilhoso. E não era só aspecto não, pois as pizzas da Don Vito estavam divinas. Foi cá uma barrigada de pizzas!


À noite, alguns de nós foram até ao Bairro Alto, onde bebemos umas morangoskas bem fresquinhas e divertimo-nos imenso na pista de dança do bar. Eu, que nem sou nada desse tipo de programas, diverti-me à grande. Digamos que a boa companhia e a música para aparvalhar (Hey Macarena!) tornam tudo muito melhor.

Alvoraaaaadaaa! Segundo dia do Bloggers Camp, vamos a isso! A primeira actividade deste dia foi totalmente surpresa e revelou-se uma das melhores actividades do encontro. Basicamente, dividimo-nos em equipas e fizemos uma actividade de team building. Em que consistia? Andar pela cidade a trocar objectos, tão simples quanto isso. Começamos com um nariz da Operação Nariz Vermelho (para a qual contribuímos com uma parte da nossa inscrição no BC) e abordamos as primeiras pessoas, para trocar o nariz por qualquer outra coisa. Canetas, chapéus, cremes, sacos, lenços... Vale tudo. Quando mais trocas, melhor. Foi mesmo muito divertido, pois falamos com imensos turistas e toda a gente alinhava na nossa brincadeira. Só mostra que devemos perder as vergonhas e, se realmente queremos algo, nós conseguimos!



Após uma longa caminhada pelo Chiado, regressamos ao jardim do nosso hostel, para almoçar e descansar um pouco. Para repor as energias, nada melhor do que um belo hambúrguer da Hamburgueria do Bairro. Já tinha cá uma saudade deste hambúrgueres! Desta vez comi um Caco, que tem nada mais nada menos do que 160 gr de carne, rúcula, queijo brie, tomate frito e manteiga de alho. Gostava de ter uma foto para vos mostrar, mas enfim, ele desapareceu bem antes de eu me lembrar disso!



Almoço terminado, fomos para o workshop que eu mais esperava: fotografia de produto e flat lays, com a Diana Borges. E este workshop não desiludiu nadinha! Aprendi vários truques para fotografar produtos, de forma a que a fotografia fique mais bonita e apelativa. Tivemos uma parte prática, na qual pudemos por em prática os que acabamos de ouvir, em particular as flat lays. Cada grupo tinha ao seu dispor vários produtos de maquilhagem e acessórios, com os quais deu asas à originalidade e criou as suas fotografias de produto. Durante o exercício, a Diana deu-nos dicas muito úteis e que fizeram toda a diferença no resultado final.


Terminado o workshop de fotografia, chegou a altura de queimar os últimos cartuchos. Fomos até ao jardim, apanhamos um pouco de sol, conversamos e tiramos a nossa habitual fotografia de grupo. Este fim-de-semana voou e, quando demos por ela, já era hora de regressar a casa. Após toda esta descrição detalhada do encontro, vamos à parte mais emotiva da coisa. Vá, preparem os lenços!

No ano passado, estive na primeira edição do Bloggers Camp. O encontro foi uma novidade total para mim e posso dizer-vos que me deu uma quantidade enorme de inspiração para mudar o meu blogue. E se ele está como o vêem hoje, posso garantir-vos que foi graças ao encontro de 2015. Saí de lá cheia de ideias e muito feliz por ter conhecido pessoas incríveis. Este ano não senti aquele "factor novidade", o que acho que é normal. Mas a essência continuava lá. A partilha de conhecimento e as pessoas. Soube mesmo bem rever toda a malta do ano passado e adorei conhecer pessoas novas. Na bagagem levei comigo mais uma lufada de ar fresco.

Um obrigada mesmo muito especial às meninas organizadoras, de quem eu gosto muito e sinto imenso orgulho por terem criado o Bloggers Camp, algo único em Portugal. Vemo-nos para o ano!




10 comentários:

  1. Oh que coisa boa <3 miúda, que façamos esta viagem por muitos anos, porque é um fim-de-semana do qual eu já não quero abdicar meeeeesmo! <3

    ResponderEliminar
  2. parece ter sido um evento e tanto, tenho pena de não ter ido :)
    adorava ter assistido aos workshops !

    ResponderEliminar
  3. para o ano estou eu aí com vocês ser tudo correr bem :)
    boa iniciativa!
    beijinho ^^

    ResponderEliminar
  4. eu já adorava o teu blog, mas depois de te conhecer no BC e conhecer a pessoa incrível que és por detrás de todo este trabalho ainda adoro mais! Para o ano estamos todos juntos novamente :P

    Glamour in a Bottle

    ResponderEliminar
  5. Opá, ler o teu post fez-me ficar com uma lagriminha no canto do olho! Já fazes parte da família BC e esperamos poder continuar a contar com a tua presença nas próximas edições! Prometemos que ainda temos muito a dar nestas blogger-andanças :p Um grande beijinho muito especial para ti, minha querida homónima <3 *

    ResponderEliminar
  6. Ah, recordar esse fim-de-semana... Foi tudo tão bom :) As tuas fotografias estão lindas! Adorei aquela com o senhor francês ahah! Tão engraçados que eles eram!

    ResponderEliminar
  7. Como sempre, as tuas palavras sobre o Bloggers Camp são puro amor. Obrigada por este post, por teres estado presente e, acima de tudo, por teres acreditado em nós e no BC desde o início sem sequer hesitar. :)*

    Joan of July

    ResponderEliminar
  8. Para além de perceber, por este texto, que o BC foi uma experiência maravilhosa para ti, devo dizer que as tuas fotografias estão cada vez melhores e mais giras! :)

    ResponderEliminar
  9. Parece ter sido um excelente fim de semana, já tinha ouvido falar na iniciativa o ano passado, mas ao fim de semana nunca estou por Lisboa é pena. Gostei muito das fotos! kiss^^

    Giveaway a decorrer! Participem!
    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Deve realmente ser um par de momentos bem passados com muita aprendizagem. Para nós que somos dois acaba por ser mais dispendioso e difícil arranjar horário que dê para irmos, mas temos bastante curiosidade!

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014