3 de dezembro de 2015

Session 3 | Um Natal diferente

session3-christmas-natal-sugestões

É Dezembro... mês de festas... do Natal, do fim de ano... it's the most wonderful time of the year!!! E é também altura de um novo e fascinante Session 3... ah pois é, não pode faltar!!!
Este novo Session 3 vai incidir sobre a temática do Natal, mas de uma forma um pouco diferente... Vamos tentar dar-vos ideias de como se pode festejar esta quadra sem os suspeitos do costume, que prendas dar, que roupa usar, etc... nada disso!! Estão curiosas, não estão? Então vou passar a explicar:

- Eu vou dar ideias de como ter um Natal mais solidário e consciente em termos sociais e humanos;

- A Stephanie's Daily Beauty vai sugerir alguns sítios onde podemos passar a quadra natalícia, se ainda não se decidiram onde passar o Natal este é o blog a visitar;

- A Far Off Places vai dar ideias de como usar material que temos por casa ao abandono e transformá-lo em bonitos embrulhos de Natal.



Espero que gostem e não se esqueçam de visitar todos os blogs!


Existem algumas sugestões de Natal um pouco aleatórias que gostava de partilhar com vocês. Não sabia bem em que contexto as apresentar, mas acho que no âmbito deste Session 3 ficam perfeitas. São conselhos com coisas diferentes para fazer neste Natal. Não são os conselhos habituais para esta época, mas são coisas igualmente importantes e que devíamos prestar atenção no Natal e, idealmente, todo o ano. São sugestões a pensar nas pessoas e no lado mais humano desta época. Aqui ficam as minhas sugestões de coisas a fazer neste Natal:

- Ajuda uma instituição ou associação solidária: não devia haver uma época específica para ter este tipo de atitude. Mas é facto que no Natal, com o final do ano a chegar, ficamos mais pensativos e deixamo-nos levar por um sentimento mais forte de carinho e entreajuda. Assim sendo, aproveitem para ajudar quem mais precisa. Muitos de nós têm a felicidade de ter um Natal cheio de alegria e fartura. Mas outros não. Existem imensas instituições que podem ajudar, desde sem-abrigo, refugiados, animais, crianças... É só escolherem aquela com que mais se identificam. 


- Visita um familiar ou amigo que já não vejas há muito tempo: quantas vezes não pensamos "oh pá, já não vejo aquela pessoa há tanto tempo, que saudades... mas enfim, fica para outra altura". Errado. Não pode ficar para outra altura. Se sentem a falta de alguém, aproveitem esta época para estar com essa pessoa. Vou parecer um pouco trágica demais, mas por vezes deixamos andar até ser demasiado tarde. No nosso dia-a-dia sobra muito pouco tempo para dedicar aos nossos mais queridos, vamos aproveitar esta altura do Natal para lhes dar alguma atenção.


- Faz compras conscientes: eu gosto imenso de presentear os meus amigos e familiares. Gosto do processo de idealizar os presentes e de oferecer algo com todo o carinho. Mas muitas pessoas esquecem-se disso. Só consideram o lado material e consumista, sem se preocuparem no gesto em si. Não interessa se o presente é caro ou barato, se é de marca ou não... O que verdadeiramente importa é que a pessoa que o vai receber gosta e que vocês o deram com vontade. Ponderem bem as vossas compras, pensem bem e não cometam excessos desnecessários. Pensar bem no presento certo leva tempo, mas vale a pena :)

- Compra os teus presentes de Natal a particulares/artesanato/pequenos negócios: se têm acompanhado o blog ultimamente, já devem ter reparado que tenho feito algumas sugestões para prendas de Natal originais. E todas elas têm sido a pessoas com os seus pequenos negócios e nada em grandes superfícies. Não estou a dizer que tenha de ser sempre assim, mas comprar desta forma traz algumas vantagens. Uma delas é a possibilidade de comprarmos algo único, original e personalizado. Muitos destes pequenos negócios fazem produtos exclusivos e muitos deles por encomenda, onde podemos personalizar a nosso gosto. Algo que muito raramente vemos nas lojas de maiores dimensões. Assim podemos sempre oferecer algo diferente do habitual. Por outro lado, ao comprarmos a estas pessoas, estamos a ajudar ao crescimento do seu negócio e algumas vezes a potencial o comércio local. Para mim isso é muito importante. 


- Tira um tempo para ti: uma coisa que me chateia imenso nesta época do Natal é a azafama com que as pessoas andam. Correria em busca das últimas compras, o stress de ter tudo pronto... No meio de tudo isto, acabamos por ficar irritados e nervosos, o que não é isso que se quer nesta altura. O Natal é uma altura de festa e celebração, mas também deveria ser de calma e de reflexão. Vamos tentar tratar de tudo a tempo e horas, de forma a sobrar um tempo livre para usufruirmos verdadeiramente do espírito de natal, com tranquilidade e harmonia.



Um Feliz Natal!

3 comentários:

  1. Que bom post! Todos os anos me envolvo numa campanha de solidariedade ao organizar o Natal in skené, isso não falha :) mas confesso que as prendas...ok, às vezes é mesmo uma dor de cabeça! Temos mesmo que ir com mais calma e cabeça :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana :) Depois tens de me mostrar a tua campanha da in skené. Quem sabe se não poderei ajudar com algo :)

      Eliminar
    2. I will :D estamos só a preparar o evento e depois vamos divulgar :)

      Eliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014