22 de novembro de 2015

SciSkin | Antioxidantes: O que são e como actuam?

sciskin-pele-antioxidantes-prevenção-envelhecimento

Aposto que a palavra antioxidantes não vos é estranha. Estamos fartos de ouvi-la na televisão, principalmente em publicidade sobre alimentos e bebidas.  Mas afinal, o que são estes antioxidantes e porque devemos consumi-los? Ora bem, as nossas células têm o seu trabalho habitual no nosso metabolismo, no qual podem surgir alguns subprodutos. Esses subprodutos podem ser radicais livres. Os radicais formam-se devido a reacções de oxidação, nas quais uma determinada molécula perde um electrão, dando origem a uma espécie instável e altamente reactiva.

antioxidantes-radicais-livres-oxidação-metabolismo

A formação de radicais livres pode ser agravada por acção de fontes externas no nosso organismo, como por exemplo pela poluição, tabaco, radiações e até mesmo a nossa dieta. Os radicais livres são espécies que não descansam enquanto não recuperam o seu electrão. Assim sendo, vão reagir facilmente com outras moléculas para se tornarem novamente mais estáveis. Basicamente, atacam tudo, através de reacções de oxidação, e estas reacções causam sérios danos nas nossas células, podendo mesmo levar à morte das células. E é aqui que entram os benditos antioxidantes.
Tal como a própria palavra indica, os antioxidantes vão prevenir as oxidações causadas pelos bad boys radicais livres. São moléculas que fornecem aos radicais livres o electrão que lhes falta, neutralizando-os.

antioxidantes-radicais-livres-oxidação-envelhecimento-prevençãoA formação de radicais livres e consequente oxidação dos nossos tecidos acontece um pouco por todos os órgãos e leva ao envelhecimento celular. Como é óbvio, a nossa pele, sendo o maior órgão que temos, não é excepção. Nesse caso particular, este tipo de reacções do metabolismo celular faz com a nossa pele perca elasticidade e a sua aparência jovem, conduzindo ao seu envelhecimento. No entanto, podemos dar uma ajudinha de forma a prevenir o envelhecimento da nossa pele. Com os antioxidantes, precisamente.
Os antioxidantes podem ser produzidos pelo nosso organismo, mas também podem ser obtidos externamente. Uma hipótese é através da nossa alimentação, com por exemplo com alimentos ricos em vitaminas C e E, bioflavenóides e polifenóis. Outra é através de aplicação directa, com o uso de produtos ricos em antioxidantes. E aí não nos faltam opções. Séruns, cremes, máscaras... Aqui temos alguns exemplos: 

1.  Gama Polyphenol C15 da Caudalie cujos antioxidantes são extraídos da uva. Já usei o creme de olhos desta gama e é fantástico;
2. Lush e as suas máscaras Catastrophe Cosmetic de mirtilo e a de  Cramberry, que ando super curiosa para experimentar;
3. Creme de rosto Déridium da Lierac, com propriedades antioxidantes e indicado para as primeiras rugas;
4. A Vichy também nos traz um creme de rosto anti-imperfeições, que contém na sua fórmula vitamina C e tendo por isso uma acção antioxidante;
5. A Nuxe é perita em produtos anti-idade ricos em ingredientes naturais, como é o caso deste Crème Prodigieuse.

Apesar de estes produtos poderem ser uma boa ajuda no combate ao envelhecimento da nossa pele, por acção dos seu antioxidantes, o fundamental é manter uma alimentação rica neste tipo de constituintes. E claro, evitar comportamentos prejudiciais, como o consumo exagerado de álcool e fumar! 

E vocês, costumam ter este tipo de cuidados?

8 comentários:

  1. Excelente post! Já conhecia mais ou menos o funcionamento disto, mas confesso que nunca prestei muita atenção relativamente ao que fazer para combater estes efeitos - yup, a alimentação é mesmo chave, e acho que basta nos descuidarmos um bocadinho para percebermos que faz diferença! Gosto muito quando dás numa de cientista eheh :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! A mim também dá imenso gozo escrever este tipo de posts, como deves imaginar :)

      Eliminar
  2. Não costumo mesmo ter o menor dos cuidados. Mas gostei bastante de saber a explicação. Espero que seja desta vez que me meteste juizo na cabeça ahah
    _Ela.

    ResponderEliminar
  3. Ahahah
    Como química que sou, adoro sempre ler textos em que se explicam as coisas com uma linguagem mutio prática, como fizeste aqui.
    "Química para totós", no bom sentido da coisa. *Gostei claaro.

    Parmim

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014