6 de setembro de 2015

Mint talks #8: Entrar na Faculdade

faculdade-estudante-ensino-superior-acesso-curso-bioquímica-fcup-universidade-porto

Apesar de já não ser estudante, nunca esqueço o dia de hoje: o dia em que saem os resultados do acesso ao Ensino Superior. Talvez porque, voltando até 2007, foi um dos dias que marcou a minha vida. Sempre fui optimista e fiz muito pouco dramatismo em torno da minha entrada na Faculdade. E nunca temi muito as minhas escolhas, apesar de ter andado a saltitar entre hipóteses. Até ao 11º ano, jurava a pés juntos que iria ser Engenheira Civil. Mas lá para o final do 12º ano, não sei que raio de reviravolta aconteceu, eu queria mesmo era ir para Bioengenharia. Ou então Bioquímica. Para o primeiro a média foi curta e entrei em Bioquímica. Lembro-me daquela noite como se fosse hoje. O frenesim. Os telefonemas entre amigos. Os risos. Os parabéns. Apesar de não ter entrado na minha primeira opção, estava muito feliz. Parecia que estava a adivinhar que entrar em Bioquímica e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ia trazer-me milhares de coisas boas. Sim, acabei por ficar no curso e este deu-me muito. E não, não estou só a falar da formação e do conhecimento. Estou também a falar das pessoas maravilhosas que conheci lá e que se tornaram amigos para toda a vida. Dos valores que me foram transmitidos. E da pessoa diferente que fez de mim. Uma pessoa independente, desenrascada e com as ideias no lugar. Entrei com algumas dúvidas, saí cheia de certezas. Cresci.
Para quem entra hoje na Universidade, só tenho um conselho: aproveitem muito. Foquem-se nos vossos estudos e pensem no vosso futuro, mas não se esqueçam de aproveitar mais do que isso. Conheçam pessoas novas, criem laços e façam mais coisas do que apenas ir às aulas. Terminarem o vosso curso com sucesso é importante, mas é igualmente importante o que trazem para além do canudo. Certifiquem-se que trazem pessoas e momentos no vosso coração.
E para quem não recebeu boas notícias hoje: não temam porque não é o fim do Mundo. A vida dá mesmo muitas voltas e há outras formas de conseguirem seguir os vossos sonhos. Mais cedo ou mais tarde, vocês chegam lá, acreditem. Pode nem parecer que estão a ir no caminho certo, mas não parem. E tal como eu, quem sabe se não será nessa outra opção que vão descobrir algo que vos faça felizes


2 comentários:

  1. É muito engraçado ver as diferentes tradições num mesmo país. No caso, o traje e respectivos adereços...
    É na faculdade que percebemos que às vezes o que nos dizem é completamente verdade, mesmo de entre tantas e tantas mentiras... Há que acreditar que os momentos de faculdade são do melhor que vamos viver! Porque são mesmo!!


    - Ela e Ele, do blogue de casal Ela e Ele, Ele e Ela.
    Blogue | Facebook Oficial | Insta Casal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Quem sair da faculdade sem momentos para recordar, certamente que não viveu esse tempo como deve ser ;)

      Eliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014