15 de setembro de 2015

Hair | Rotina de preparação para o Outono


Já todos sabem que o Outono é aquela época do ano na qual a queda de cabelo é mais intensa. Até a costumam comparar com a queda das folhas das árvores. Para mim, que tenho alopécia, esta fase é a mais terrível para o meu cabelo. Costuma cair-me mesmo muito cabelo e como já tenho pequenas falhas, estas notam-se ainda mais. O cabelo perde densidade, fica fino e muito quebradiço. 
Dado que é inevitável passar por essa fase, tento pelo menos prevenir da melhor forma. Por norma, já começo com alguma queda em Agosto, pelo que costuma ser nesse mês que começo a atacar o problema. Já tentei várias coisas diferentes, mas este ano estou bastante satisfeita com a minha nova estratégia. Assim sendo, venho partilhá-la com vocês.

No início de Julho, comecei a usar um champô da gama profissional da L'oreal, o Serioxyl GlucoBoost. A minha mãe tinha começado a usar um mês antes e realmente o cabelo dela estava com muito melhor aspecto. Mais volumoso e brilhante. Resolvi experimentar e também estou bastante satisfeita. O cabelo fica mais denso, com mais volume e com um aspecto bem mais saudável. E tenho também a sensação que os meus fios capilares ficaram bem mais espessos. Este champô vem integrado num kit com 3 produtos: champô, amaciador e espuma. No entanto, não fiquei muito fã do amaciador e da espuma, pelo que agora vou comprar apenas o champô porque acho que é o essencial e que verdadeiramente resulta.

l'oreal-profissionel-serioxyl-glucoboost-cabelo-queda

Sensivelmente na mesma altura em que comecei com o champô da L'oreal, comecei a aplicar no couro cabeludo o Folcare, uma solução cutânea de minoxidil a 5% (ou 50 mg/ml). O minoxidil actua na raiz do cabelo, estimulando-a e normalizando o ciclo do folículo, prolongando a fase de crescimento. Existem diferentes tipos de soluções de minoxidil, mas segundo um farmacêutico com quem falei, os resultados variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas dão-se melhor com determinada marca, outras com uma diferente. No meu caso, eu já tinha usado minoxidil antes, mas de outras marcas. No entanto, notei que com o Folcare a acção é mais intensa porque vejo que me cresce mais cabelo, comparativamente com o minoxidil que usava antes.

folcare-minoxidil-50-queda-cabelo

Uma coisa importante que verifiquei nesta rotina foi que, com a utilização deste champô da L'oreal e do Folcare, a minha queda de cabelo começou mais tarde do que o habitual! Tal como disse acima, começo já com alguma queda no mês de Agosto, que agrava no mês de Setembro. No entanto, este ano não tive queda nenhuma em Agosto. Só aquela considerada normal. Fiquei mesmo contente!
Por fim, no início do mês de Agosto, comecei a tomar o Ecophane em pó, um suplemento alimentar para promover o crescimento capilar. Até aqui nada de novo, foi o mesmo que fiz no ano anterior. Na minha opinião, o Ecophane é fabuloso e resulta bastante bem comigo. Podem reler a minha opinião sobre ele neste post.

ecophane-po-cabelo-queda-tratamento

Estes produtos ainda estão a ser a minha rotina actual e, se tudo correr bem, vou continuar com eles durante os próximos tempos. Como disse, fiquei muito contente por ver que consegui adiar um pouco o meu período de queda. Mas quero ver como me aguento a enfrentar o Outono que se aproxima... Vai ser um ultimate test para estes 3 companheiros de luta.


C'mon Autumn, show us what you got!


19 comentários:

  1. Excelente post! Sou menina para experimentar esse champô, o meu cabelo esta ano está numa de me abandonar mais do que é costume :\ onde o compras? Farmácia? Cabeleireiro? Lojas de cosmética?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este champô só está à venda em cabeleireiros. Tenta ver se no teu têm e se não conseguires arranjar diz-me que eu peço no meu ;) Custa 18.50€. É um bocado caro, mas acho que compensa!

      Eliminar
  2. O Ecophane que tomas tem algum produto de origem animal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Mariana, é unicamente vegetal. Podes ler o seguinte na sua descrição: "É um hidrolisado protéico de trigo e sésamo, de origem vegetal rico em aminoácidos sulfurados, oligoelementos e vitaminas, que permite fortalecer o cabelo e unhas."

      Eliminar
  3. Pela minha experiência e de amigos, o Ecophane pó resulta melhor do que em cápsulas. O dermatologista de um colega também o disse.
    Como utilizas o minoxidil? Todos os dias? 30 gotas?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo não funciona gota a gota, é como um spray. O que costumo fazer é o seguinte: eu normalmente lavo o cabelo dia sim, dia não e de manhã. Na véspera de lavar o cabelo, à noite, aplico o Folcare e fica a actuar durante a noite. De manhã, lavo o cabelo e antes de secar aplico novamente. No dia seguinte não lavo o cabelo, mas há noite ponho Folcare, porque na manhã que se segue já volto a lavar o cabelo.

      Eliminar
    2. Ahhh e é importante dizer que a forma como eu uso não é a que recomenda a bula, eu é que optei por fazer desta forma.

      Eliminar
    3. É uma forma interessante de utilizar e que deve resultar dado esta molécula, nos casos mais graves, ser recomendada utilizar dia e noite, com um espaço de 12h.
      Já o Folstim, que refiri no comentário abaixo, é aconselhado à noite. De acordo com o meu dermatologista, por causa de renovação celular. Aborrecido para o cabelo secar (não uso secador), sobretudo quando chego tarde (atualmente, alguns grupos de ensino, têm hora de início das aulas mas não de saída da escola. Mais parece fictícia a dos horários).
      Pessoalmente, prefiro as fórmulas que não são em spray dado serem mais fáceis de aplicar no couro cabeludo. Creio que é cerca de 1 ml. Se experimentares com um conta-gotas, verás a diferença.
      Agora vou ver se encontro o teu champô!
      Bjs

      http://sonhosdesencontrados.wordpress.com

      Eliminar
    4. Sim, existe uma renovação celular superior durante a noite. Concordo contigo, a aplicação em spray não é a melhor, principalmente porque é menos direccionada. Pode borrifar para lados que não queremos, por assim dizer. Com conta gotas é mais precisa a aplicação.
      Procura o champô num cabeleireiro que venda produtos da L'oreal Profissionnel. Esta gama só se vende em cabeleireiros. ;)

      Eliminar
  4. Uma sugestão menos agressiva que o minoxidil é o tónico capilar Folstim man ou woman da Melora. Adquire-se na farmácia, parafarmácias ou online (Sweetcare, Skin). Em casos graves, como tratamento de choque, aplica-se dia sim, dia não. Depois, ou nos outros casos, 2 a três vezes por semana. Muito bom não só na queda como no tratamento dos cabelos finos debilitados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sugestão Paulo :) mais um produto a testar!

      Eliminar
  5. Tal como as folhas caem das árvores no outono, também o nosso cabelo precisa de ser renovado. É importante tratar bem do cabelo a qualquer altura do ano, mas nesta em específico, há que ter uma maior precaução. Por isso mesmo a tua partilha é excelente! :)

    - Ela e Ele, do blogue de casal Ela e Ele, Ele e Ela.
    Blogue | Facebook | Insta Casal

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Comprei o ecophane pó mas estou com dificuldades em beber, já tentei com água, leite e iogurte... Alguma dica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu bebo com água e não me custa nada... Não sei se com sumo será possível. Sei que o que recomendam na embalagem é água ou iogurte. Talvez com sumo se consiga algo ;)

      Eliminar
  7. Bom dia. Desde já os meus parabéns pela abordagem do tema.
    Gostaria de saber se o Folcare foi aconselhado por um médico da especialidade, pois comecei a ler um pouco sobre o produto e seus potenciais efeitos secundários.
    Mais uma vez parabéns pelo blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) sim, foi aconselhado por um profissional, mais precisamente por um dermatologista. Não directamente a mim, mas a outra pessoa que conheço e também tem alopécia. Então resolvi arriscar também. Mais tarde, soube através de uma dermatologista que o Folcare é dos produtos de Minoxidil que tem maior aceitação pelas doentes do sexo feminino, porque é um produto que não deixa o cabelo tão pegajoso como outros produtos do mesmo tipo ;) Espero ter ajudado.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014