7 de setembro de 2015

Events | The sweet summer holidays: Roteiro gastronómico pelo Porto

Nestas minhas curtas férias de Verão, optei por ficar uma semana pelo Porto. Como não tive muito tempo de férias, preferi não ir para lado nenhum e aproveitar para conhecer sítios novos da minha cidade. Nomeadamente, sítios de comes e bebes, dado que sou uma rapariga que aprecia uns belos petiscos! Assim sendo, organizei uma espécie de roteiro gastronómico pela cidade do Porto. Não só fui conhecer locais novos, como também fui rever alguns sítios que já conhecia e que na minha opinião são um must go. 

No primeiro dia deste roteiro, decidi petiscar pela cidade. Ou seja, não comer um almoço completo, mas experimentar um pouco aqui e acolá. E neste dia, o meu roteiro começou pela já mítica Casa Guedes. Ora bem, se és do Porto e ainda não foste ao Guedes, tens graves problemas e deves resolve-los rapidamente. E como? Indo lá comer a bela da sande de pernil com queijo da serra. Meus amigos, é Deus no Céu e a sande do Guedes na Terra. Aquele pernil saboroso com o queijinho da serra derretido... Ai ai, muito bom mesmo. Há quem também seja fã da sande de presunto com queijo da serra, mas eu cá não abandono o pernil por nada. Caso estejam perdidos, podem encontrar a Casa Guedes na Praça dos Poveiros, perto do Coliseu.

casa-guedes-porto-sande-pernil-queijo-serra-zomato

Ainda na Praça dos Poveiros, fica a República dos Cachorros, onde fui de seguida. Nunca tinha lá ido, mas os entendidos disseram-me que as batatas fritas do República são excelentes. E eu confirmo! Fininhas e estaladiças. Mas sendo uma casa de cachorros, aquilo que se pede é um bom cachorro. À semelhança dos cachorros da Cervejaria Gazela, este foi servido estilo entrada, partido aos bocadinhos. E é também feito com salsicha fresca. Na minha opinião, estava mesmo muito bom e não ficaram nada atrás dos da Gazela. E com uma vantagem: os funcionários são muito simpáticos e o atendimento é impecável.

Depois do cachorro, passei para o frango (sim, o almoço ainda não terminou) e o BaixóPito foi o lugar que se seguiu. De acordo com o que tinha lido numa notícia, este é um espaço que abriu recentemente na Rua da Picaria e, tal como o próprio nome indica, só serve frango. O espaço está muito bem decorado e com bom gosto, com um ar rústico e dentro da temática do restaurante. O staff era bem simpático também. No entanto, a comida ficou um pouco a desejar. É certo que só me fiquei pelas entradas, porque tal como referi, o objectivo do primeiro dia do meu roteiro era petiscar em diferentes sítios. E por muito que eu goste de comer, já não aguentava um menu completo de frango. Então pedi umas asinhas de frango e um mini burger. Não é que estivessem maus, porque não estavam. Mas também não foi nada de extraordinário. E para um lugar que se intitula "Chicken House", acho que deviam apostar em maior variedade, com o belo do frango cozinhado de formas diversificadas e diferentes do habitual. Além disso, acho que também poderiam numa variedade maior de entradas. Resumindo: não me convenceu.

baixo-pito-frango-porto-picaria-zomato

Por fim, desci até aos Lóios e a famosa Santini foi o lugar escolhido para a sobremesa. Estava mesmo muito curiosa para saber se os benditos gelados valiam realmente a fama (e o preço) que têm. Não são gelados baratos, mas também não ficam muito além de outras gelatarias do género. Comparei com outras gelatarias como a Farggi, e para o mesmo tipo de gelado (por exemplo copo pequeno, dois sabores), a Santini ficava apenas cerca de 30 cêntimos mais cara, se não estou em erro. Escolhi dois sabores, ananás e maracujá. Ambos estavam divinos, mas o de ananás foi o meu preferido. Mesmo muito bom!  

santini-gelados-porto-baixa

E assim foi o meu primeiro dia de comes e bebes pela Baixa do Porto. Mas não ficamos por aqui, não senhora. Dois dias depois voltei à Baixa, mas desta vez para jantar. E o local escolhido foi a Real Hamburgueria Portuguesa, na Rua da Torrinha. Já imensa gente me tinha falado maravilhas desta hamburgueria e eu andava sempre a adiar a minha ida lá. Mas estava de férias e não haviam desculpas! O espaço é agradável e muito castiço. Uma das coisas que adorei foi o facto de termos uma lâmpada vermelha por cima da nossa mesa, que acendíamos sempre que queríamos fazer um pedido ou perguntar alguma coisa, de forma a chamar a empregada de mesa. Muito original! Como entrada, pedi umas tostas com manteiga de alho e coentros. A manteiga era óptima, conseguia jantar só aquilo se não houvesse mais nada. Para o refeição principal escolhi o hambúrguer "Careto", que tem agrião, queijo de cabra, cogumelos, cebola e carne bovina. Que delícia! Estava com medo que fosse demasiado enjoativo e pesado, por causa do queijo de cabra. Mas os sabores estavam bem equilibrados entre si. E as batatinhas fritas com a maionese de alho? Excelentes! Para somar mais uns pontos, o atendimento foi fantástico com funcionários mesmo simpáticos.

real-hamburgueria-portuguesa-porto-hamburgueres-zomato

Não comi a sobremesa da Real Hamburgueria, porque optei por comer mais um gelado, mas desta vez fui à gelataria Sincelo. Esta fica na Rua de Ceuta e não é propriamente uma novidade na cidade do Porto. Tem já 35 anos de existência mas sofreu uma grande remodelação e está mais apelativa, com um espaço muito mais airoso. No entanto, ainda mantém o toque vintage que a caracterizava. Pedi um gelado com duas bolas, uma de doce de leite e outra de café. Gosto bastante destes dois sabores juntos, o contraste do amargo do café com o doce de leite. Este último sabor era mesmo muito bom e bem doce como se quer! Na minha opinião, não ficou nada atrás do gelado da Santini e custou menos 45 cêntimos.

Peço desculpa pela ausência de fotos mais deliciosas, bem sei que este post pede isso. Mas tive alguns percalços com a minha máquina fotográfica nesses dias. Ainda assim, não queria deixar de partilhar estas experiências com vocês! E terminado este roteiro, eu já devia ter ido ali ao laboratório fazer umas análises ao sangue, não vá ter diabetes ou o colesterol a disparar! Espero que tenham gostado e se andarem pelo Porto, experimentem estes locais. Não se vão arrepender!

7 comentários:

  1. ainda só fui à real hamburgueria e é tão boooom! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Marta! Adorei :)
      Agora aventura-te nos restantes sítios :p

      Eliminar
  2. Ai minha nossa senhora, que crime de post! Eu sou uma vergonha, nunca fui à Guedes! Tenho que resolver isso!

    Mais uma aficionada da Real hamburgueria :p adooooooro, adoro adoro. Quando quero um hamburguer bom, é lá que vou. E agora estou com a traça, vou ter que ir lá esta semana! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resolve essa vida que acho que não te vais arrepender :p
      Adorei mesmo o hambúrguer! E mostrei a foto à minha mãe e agora ela também quer lá ir... Mais uma desculpa para voltar! Eheh

      Eliminar
  3. Vou passar o mês de Novembro no Porto a estagiar e acho que este roteiro me vai dar imenso jeito,:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ai que fome!!!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014