3 de agosto de 2015

Session 3 | Sugestões para as férias de Verão

Acreditamos que a maioria das pessoas já tenha as suas férias definidas neste momento, ou até já esteja a gozar as suas férias (seus sortudos!). No entanto, para aqueles que ainda estão indecisos e não sabem como aproveitar estes dias maravilhosos de Agosto, decidimos dar algumas sugestões de locais a visitar no nosso país. E há locais para todos os gostos! 

- A Girl in Mint Green: vai sugerir três destinos onde já esteve e que adora, sendo um na cidade, outro na praia e outro na montanha/campo;

- Far Off Places: para aqueles que não são muito fãs de estar a torrar ao sol, neste blog vão poder encontrar sugestões de sítios culturais como museus;

- Stephanie's Daily Beauty: como sabem ela tem dois cães e a maioria das vezes é um grande desafio viajar com eles. Quem tem animais certamente que se revê nesta situação. Ela vai falar sobre dois locais onde foi passear e sobres os detalhes de viajar com os seus cães.

Tal como mencionado acima, escolhi 3 locais Portugueses, em ambientes distintos, para tentar agradar a todos. Uma cidade, para os mais citadinos; uma praia para aqueles que acham que férias é sinónimo de banhos de sol e de mar; e por fim escolhi uma zona de montanha, para aqueles que preferem trocar a cidade e a praia pelo sossego do campo. Já estive nesses 3 locais e para mim são sempre escolhas seguras para passar uns dias a passear/descansar.

CIDADE: Porto
Cidade-Porto-Gaia-Ponte-Douro-Rio

É a minha cidade. Nasci, cresci e vivo aqui no Porto. Vá pronto, em Gaia, mas isso são pormenores. Se há cidade no país que aconselho a visitar é o meu Porto. Muito mais agora, que a cidade sofreu uma grande reabilitação e está muito mais dinâmica. A chegada de um grande número de turistas tem estimulado muito a população do Porto a lançar novos negócios, a crescer. A cidade está cheia de bons restaurantes com petiscos típicos, gelatarias deliciosas e cafézinhos acolhedores. E há tanto para ver e fazer no Porto! Uma voltinha pela Ribeira e um passeio de barco no Douro. Uma subida à Torre dos Clérigos e uma sesta nos Jardins do Palácio de Cristal. Umas compras na Rua de Santa Catarina e uma bela francesinha para o jantar. Também podem (e devem) atravessar a ponte D. Luís e dar um saltinho a Gaia para conhecer algumas caves de Vinho do Porto. Estas são apenas pequenas coisas que podem fazer no Porto. Se quiserem mais dicas, não se acanhem!


PRAIA: Praia da Galé (Fontaínhas do Mar)
Praia-fontainhas-alentejo-costa-melides-grandola

Na maravilhosa costa Alentejana fica a Praia da Galé, mais precisamente nas Fontaínhas do Mar. Não confudir com a famosa praia com o mesmo nome, no Algarve. Esta que vos falo situa-se na vila de Melides, que pertence ao concelho de Grândola. Já estive lá três vezes, duas com família e uma terceira com amigos, e é um dos sítios que mais gostei para férias na praia. Esta fica numa zona de falésia e tem um bom areal onde há espaço para toda a gente. Detesto aquelas praias onde temos de estar com o nariz na toalha do vizinho. O mar não é tão "parado" como por exemplo no Algarve, pois tem fases com alguma agitação. Mas não é tão agressivo como cá no Norte. Não tem muitas rochas e na maré baixa temos bastante pé. No cimo da falésia existe o Parque de Campismo da Galé, onde fiquei nas três vezes que lá fui. É um parque muito organizado e com tudo o que é preciso: piscina, restaurante, supermercado, gelataria, padaria, quiosque... Além disso se não gostarem de acampar a sério (em tenda portanto), têm também uns bungalows muito simpáticos em madeira. Recomendo é que levem carro, porque o parque fica num sítio um pouco isolado e longe da "civilização".


MONTANHA: Gerês
Gerês-serra-montanha-férias

Por fim, temos o lindíssimo Gerês como sugestão para férias na montanha/campo. Esta foto não ilustra nem de perto nem de longe a beleza daquele sítio. Apercebi-me que não tenho fotos nenhumas decentes de lá, o que significa que tenho de lá voltar em breve! Quando vou ao Gerês gosto bastante de fazer caminhadas pela reserva natural e o mergulho nas quedas de água da Portela do Homem é obrigatório. Existem também muitas actividades na natureza que podem experimentar, como por exemplo passeios a cavalo, BTT, kyak e slide/rapel. Na última vez que lá estive andei de mota de água na barragem da Caniçada e foi mesmo divertido. Nessa barragem podem também ir à praia fluvial. Relativamente ao alojamento, recomendo o Parque de Campismo de Cerdeira ou ainda a Pousada da Juventude. Já fiquei nos dois locais e gostei bastante de ambos. 

Estas são as minhas sugestões para umas férias de Verão no nosso Portugal. Não se esqueçam de passar pelo Far Off Places e pelo Stephanie's Daily Beauty para ficarem a saber as suas sugestões.

Boas férias e até ao próximo Session 3!

8 comentários:

  1. Ai Porto e Gerês <3

    Não conheço essa zona do Alentejo, mas escolheste bem a foto, fiquei curiosa! A visitar! :)

    ResponderEliminar
  2. O nosso Norte é do carago! :D
    Essa zona do Alentejo fica um bocado abaixo de Tróia... Aliás, da praia ainda consegues ver a Serra da Arrábida lá ao looonge :) Acho essa falésia linda e a praia é mesmo boa, sem aquela confusão toda dos "Algarves".

    ResponderEliminar
  3. Qualquer praia na costa alentejana é melhor do que as formigas do Algarve *cof* Viva o meu belo alentejo!
    Tenho mesmo de ir ao Norte, pá! Já ando há imenso tempo a pensar em conhecer o Gerês, quero ver se o moço aceita ir no próximo ano

    ResponderEliminar
  4. Concordo! Adoro o Alentejo :)
    Vê se o convences e vais ver que não te arrependes. Se precisares de dicas diz!

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Gerês acho que vou recorrer a ti depois

    ResponderEliminar
  6. Nós somos muito parecidas!! Eu escolheria esses 3 locais como os meus favoritos e já os visitei todos! Eheh acho piada que já passaste férias no parque de campismo da Galé, eu também lá fiquei e adorei! (mas foi sem os cães) É engraçado, talvez já nos cruzamos sem nos conhecermos :)

    ResponderEliminar
  7. Também estiveste no campismo da Galé? Que giro :D não é propriamente um destino famoso. Eu também nos acho bastante parecidas. Quando estivemos juntas em Coimbra parecia que já te conhecia há imenso tempo :)

    ResponderEliminar
  8. Antes de ter os cães, eu e o meu namorado fizemos um road trip da costa portuguesa, desde da Figueira da Foz até o Algarve, com a tenda na mala do carro e o mapa de Portugal, e esse foi um dos parques de campismo em que ficamos :)...quase que desistimos, porque o caminho para lá estava em obras, então era só terra batida e buracões! Mas o parque era 5 estrelas e a praia era tão linda (ficamos a ver o por do sol! mesmo lindo!) :D....Eu também tive essa impressão em Coimbra! Beijinhos**

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014